Saiba por quais motivos você deve instalar um aplicativo antivírus no seu smartphone e evite que suas informações confidenciais sejam comprometidas
Embora a ideia de usar um antivírus no PC esteja hoje consolidada, curiosamente ainda muitas pessoas acreditam que usar um antivírus no celular é algo desnecessário. De fato, em alguns sistemas operacionais a chance de ser infectado é menor, mas ela existe.
É por essa razão que você precisa compreender que usar um antivírus no smartphone não é algo que diz respeito apenas àqueles que fazem downloads diretamente no aparelho.
Nesse artigo, falaremos sobre a importância dessa ferramenta, explicando o funcionamento dela em detalhes.
Você verá que na maioria dos casos vale sim a pena instalar um app como esse no seu aparelho.
Afinal, além de existirem boas opções gratuitas, um pouco de proteção extra nunca é demais, não é mesmo?
Como funciona um antivírus?
Pense em uma grande biblioteca. É mais ou menos esse o princípio de um antivírus. Ele funciona como se fosse uma grande lista de malwares e vírus, sempre com os seus respectivos “remédios”.
O que o aplicativo faz é uma varredura no arquivo em questão, tentando encontrar alguma coisa que seja similar ao que ele tem na biblioteca.
Em caso de positivo, um alerta é emitido informando que há alguma coisa suspeita. Caso contrário, tudo segue normal.
Por conta dessa característica, os aplicativos antivírus precisam estar constantemente atualizados.
Todos os dias novos vírus são colocados na rede e todos os dias as equipes de desenvolvimento dos antivírus estão adicionando novos itens à biblioteca.
Ou seja, se você decidiu colocar um antivírus no seu smartphone, de nada adianta deixá-lo desativado ou não baixar todas as atualizações que forem requisitadas.
Ainda assim, tenha em mente que nenhum app é perfeito e os cuidados extras devem continuar.
Evite baixar conteúdos de fontes que não sejam originais, como a própria Play Store, e em hipótese alguma clique em links que pareçam suspeitos, sejam eles recebidos via e-mail ou mensageiros. Boa parte da prevenção de malwares depende do seu comportamento.
Veja também - Aplicativo de segurança: Você conhece os melhores?
Vale a pena instalar um antivírus no celular?
Sim, vale a pena, especialmente se você tiver um aparelho que roda o sistema operacional Android.
Para entender porque os celulares com o SO da Google são menos seguros, é preciso entender a lógica de mercado por trás da mente dos cibercriminosos.
Durante muitos anos, o Windows foi sinônimo de sistema operacional “inseguro” por conta dos muitos vírus existentes para a plataforma.
Porém, o que acontece na verdade é que por ser o SO mais popular, todos os criminosos investiam em malwares apenas para essa plataforma.
Hoje, o Windows é, ao lado do Android, o sistema operacional mais utilizado no mundo. Por essa razão, aumentou também o interesse dos bandidos no SO do Google.
Fazemos tudo pelo smartphone, logo as chances de que nossos dados pessoais estejam lá são maiores.
É por essa razão que você deveria considerar a instalação de um antivírus no celular.
O motivo é que sempre haverá alguém à espreita, na espera que você cometa uma falha qualquer, querendo roubar os seus dados. Em um mundo online, estar 100% seguro é impossível.
Veja também – 5 melhores antivírus para celular
Por que o Android é um sistema mais inseguro?
Além do fato de ele ser mais popular, como mencionamos acima, podemos atribuir essa maior insegurança às características do sistema propostas pelo Google.
O Android é um SO mais aberto, ou seja, há menos restrições para os desenvolvedores.
Se por um lado isso gera mais possibilidades de modificações, por outro a porta de entrada para as pessoas mal-intencionadas também se mostra “mais aberta”.
Sendo assim, não há como fugir: se você usa Android, nós recomendamos a instalação de um app antivírus.
É preciso usar antivírus no iOS?
As chances de que você pegue um vírus no iOS são muito menores do que no Android.
Porém, a resposta para a pergunta se você deve ou não usar um antivírus no seu iPhone é “depende”. Antes de tudo, precisamos analisar o seu perfil de usuário.
Se você baixa conteúdos apenas na App Store e não tem o celular roteado, por exemplo, são pequenas as chances de que o seu aparelho seja contaminado.
As probabilidades caem para próximo de zero se você evitar ainda links e páginas suspeitas.
Porém, se os três itens acima não forem cumpridos, você corre riscos sim de pegar algum vírus ou malware.
É um mito acreditar que o iPhone está imune a vírus. O que acontece é que, por ele possuir um sistema mais fechado, há menos vírus desenvolvidos para o iOS.
Veja também - Celular Hackeado: Saiba O que Fazer
Segurança e proteção nunca são demais
Proteger os seus dados com um antivírus no celular é importante, mas e quando se trata do aparelho como um todo, você já tomou alguma medida com relação a isso?
Uma das melhores maneiras de garantir uma proteção extra é por meio de um seguro para celular.
Com valores de mensalidade acessíveis, você garante proteção contra roubos, furtos ou mesmo quedas acidentais.
Nesses casos, basta registrar um boletim de ocorrência junto à polícia e depois entrar em contato com a seguradora para resgatar a sua apólice.
Você recebe o valor segurado do seu aparelho e economiza uma boa quantia na hora de comprar outro smartphone.
Os seguros se aplicam tanto aos modelos mais caros quanto àqueles celulares mais simples. O importante é garantir a proteção.
comentários