Além de oferecer proteção, os antivírus para celular aceleram o desempenho

Desde quando o expoente máximo da tecnologia era ter um computador com acesso à Internet em casa, ouvimos dizer que é fundamental nos proteger de ataques virtuais instalando um bom antivírus. Se o smartphone nada mais é que um computador, só que muito mais evoluído e que cabe na palma da mão, por que não ter com ele o mesmo zelo que temos pelos desktops?

Os celulares já estão sujeitos aos mesmos tipos de malwares que um computador pessoal. Entre eles, estão o já conhecido Cavalo de Troia, que instala uma variedade de ameaças no sistema, os adwares, programas que exibem uma quantidade exagerada de anúncios e os spywares, verdadeiros espiões que captam as informações do usuário no smartphone. 50% deles têm o objetivo de roubar dinheiro, segundo a consultoria especializada em segurança G Data.

Ainda de acordo com a empresa, a cada 18 segundos um novo programa malicioso para celular é desenvolvido no mundo. Isso quer dizer que a possibilidade de ser atacado por um destes é grande, principalmente se o usuário não tiver uma atitude segura com seu dispositivo.

antivírus para celular malwares de smartphones

 

Como evitar passar por situações de perigo

Instalar apps das lojas oficiais

As plataformas contam com recursos de segurança que verificam a procedência do aplicativo e impedem que um app malicioso chegue ao usuário. Como o sistema não é à prova de falhas, é sempre bom dar uma olhada nas resenhas, nas classificações e nos comentários do aplicativo que deseja baixar.

aplicativos oficiais app store e google play

Verificar as permissões

Na hora da instalação, o app deve exibir a lista de permissões necessárias para o funcionamento. Desconfie se a resenha apresentar um recurso e a autorização não parecer compatível com as informações prometidas.

Navegar com cuidado

Muitos links podem direcionar para sites mal intencionados, spam e até mesmo iniciar o download de vírus sem que o usuário perceba. Por isso, é necessário ficar atento a URL que recebe e verificar se o site parece confiável antes de prosseguir com a navegação, principalmente se for o primeiro acesso.

site confiável

Seguro para celular

Mais do que proteger o celular por dentro, é importante ficar tranquilo quanto ao aparelho. Para isso, o seguro para smartphone é essencial, pois permite que você navegue tranquilamente no carro, ônibus, metrô ou qualquer outro lugar sem se preocupar com o mundo ao redor.

APROVEITE: FAÇA A COTAÇÃO DE SEGURO CELULAR  E PROTEJA SEU SMARTPHONE!

Conferir a bateria

Se a bateria de uma hora para outra começar a se esgotar rapidamente, pode ser um sinal de que o dispositivo está infectado. Os vírus também demandam uso da memória e de processador para o funcionamento, o que, junto com os demais apps em uso, podem ser precedentes para procurar a tomada mais próxima.

A Apple, no entanto, afirma que tem absoluto controle sobre os softwares que são distribuídos para seus dispositivos e, por este motivo, dispensa aplicativos que combatem os malwares. Na loja de apps Apple Store, não é mais possível encontrar antivírus, pois as empresas que contavam com esta tecnologia para o iOS acabaram sendo retiradas pela maçã, o que reforça a veracidade da história.

antiírus para celular apple segurança

Proteção redobrada

Se a Apple garante a segurança de seus usuários em todos os níveis, o mesmo não se pode dizer da sua concorrente, a plataforma Android, já que dezenas de antivírus para celular estão disponíveis. No entanto, proteção extra nunca é demais, e é por isso que os melhores antivírus para o seu smartphone foram selecionados a seguir.

PS SAFE TOTAL ANDROID

O aplicativo de segurança tem duas funções principais: proteger e otimizar o smartphone. O assistente pessoal Kiper trabalha 24 horas por dia para detectar ameaças, garantir o funcionamento ágil do celular e evitar incômodos como ligações indesejadas e spams. Além disso, o app conta com o modo antifurto, capaz de localizar e notificar a troca de chip do celular e ainda bloquear e apagar o conteúdo remotamente.  Com interface simples e intuitiva, o aplicativo funciona totalmente em português e pode ser usado até mesmo em versões mais antigas do Android, para usuários que não trocam de celular com frequência.

antivírus para celular psafe antivirus

AVAST MOBILE SECURITY & ANTIVIRUS

O programa que já era conhecido para computadores também tem uma versão exclusiva para smartphone. O antivírus funciona na nuvem e usa uma base de dados para procurar ameaças no smartphone, o que é uma vantagem, já que o usuário não precisa se preocupar com atualizações o tempo todo para identificar novos tipos de vírus, seja nos serviços disponíveis online ou em pastas e arquivos do sistema.  As demais funções incluem o modo antifurto, o bloqueio de apps e o controle de tráfego, que indicam os dados que entram e saem do smartphone, ajudando a monitorar o pacote de dados e aplicativos que consomem muita banda.

antivírus para celular avast mobile security

360 MOBILE SECURITY

O antivírus para celular gratuito conta com ferramentas de otimização do sistema, como liberação de espaço na memória RAM, limpeza no armazenamento e eliminação de apps em segundo plano. Periodicamente, o app fornece dicas para o usuário que ajudam a melhorar o desempenho do smartphone. Em termos de segurança, assim como o Avast, seu banco de dados fica armazenado na nuvem, o que permite identificar e acabar rapidamente com novas ameaças.

antivírus para celular 360 security

DU SPEED BOOSTER

Mais um app que reúne duas funções essenciais de uma só vez: proteção do dispositivo e otimização da performance. Para a primeira tarefa, uma varredura completa do sistema leva menos de um minuto, e o app também é capaz de verificar as permissões de cada aplicação instalada, garantindo que as ameaças sejam removidas ou notificadas. Além disso, ele realiza a limpeza do cache interno e externo, e promete aumentar em 60% a velocidade do smartphone. Para os jogadores, o sistema inteligente elimina lags, deixando o dispositivo focado na execução do game.

antivírus para celular du speed booster

DR. WEB ANTIVÍRUS

Este app pode prevenir, encontrar e se livrar de inúmeras pragas virtuais, pois verifica o sistema em tempo real. Também há a possibilidade de realizar uma varredura personalizada em pastas ou apps selecionados pelo usuário. Os danos encontrados são movidos para a quarentena, e, se necessário, podem ser recuperados. A aplicação também garante que o usuário tenha um celular cômodo, pois é capaz de evitar o recebimento de ligações e mensagens de números que estejam na lista de proibidos. A versão para teste é gratuita por 14 dias.

antivírus para celular dr web antivirus