Aplicativos para celular, pesquisa revela a preferência dos brasileiros.

Aplicativos para celular preferencia dos brasileiros

 

Quem imagina que ganhar dinheiro com aplicativos é fácil… Bem, acertou, é verdade. Mas é verdade também que o mercado brasileiro tem se mostrado exigente quando o assunto é baixar apps pagos: 85% dos usuários brasileiros só faz download de aplicativos gratuitos, de acordo com a pesquisa “O Perfil dos Aplicativos no Brasil”, encomendada pelo PayPal à BigData Corp. e divulgada em setembro. O estudo mostrou ainda que o público é bem mais detalhista do que se pensava, até porque, quando paga, só faz avaliações realmente positivas quando considera o produto muito, mas muito bom. Ou seja, o serviço é bem mais difícil de ser monetizado do que em outros países, o que demanda novos modelos de negócios e formas alternativas para conseguir receita.

Aplicativos para celular, jogos respondem por 18% de tudo o que é baixado pela internet

É justamente nesse ponto que entra a importância de mapear esse que é um dos segmentos mais férteis do mercado de internet e smartphones, mostrando o real interesse dos usuários em um universo onde não param de surgir desenvolvedores e startups. A pesquisa mostrou, por exemplo, que a informação por meio de apps não é um forte dos brasileiros: os de revistas e notícias são os menos cotados para download.

Na ordem crescente chegam os aplicativos de ferramentas de produtividade, com 7% dos downloads, os educacionais (9%) e, líderes absolutos de preferência, os jogos, que respondem “simplesmente” por 18% de tudo o que é baixado pela internet e nada menos que 40% dos apps com mais de 10 milhões de acessos – mas gratuitos, diga-se de passagem.

Popularidade está ligada à frequência de atualizações

Sim, porque os dados divulgados mostram ainda que nenhum aplicativo pago tem mais de 10 milhões de downloads no mercado brasileiro – o que mostra que é preciso criar novas formas de monetização. Entre os que ultrapassaram essa marca, é possível notar uma relação direta com a quantidade de atualizações, que em média são feitas pelo menos uma vez a cada três meses nesse grupo. Ou seja, quanto mais atualizações, mais sucesso os aplicativos têm entre os usuários, só que em apenas 11,70% dos casos elas são feitas mensalmente.

Aplicativos para celular – Subway Surfers chega à casa do 1 bilhão de downloads

É o caso do Subway Surfers, da Liloo and Sybo, um dos jogos free-to-play mais acessados do mundo e que já está sendo considerado um verdadeiro fenômeno, atingindo a marca de 1 bilhão de downloads contando todas as plataformas em que está disponível - Play StoreApp Store e Loja do Windows. O timing perfeito dos desenvolvedores, que desde o lançamento  em 2012 propicia todos os meses uma visita a um destino famoso através de eventos e temáticas ligados ao esporte, faz com que o jogo já seja o quarto mais baixado de todos os tempos.

Aplicativos para celular - subway surfer

É o caso do Subway Surfers, da Liloo and Sybo, um dos jogos free-to-play mais acessados do mundo e que já está sendo considerado um verdadeiro fenômeno, atingindo a marca de 1 bilhão de downloads contando todas as plataformas em que está disponível – Play Store, App Store e Loja do Windows. O timing perfeito dos desenvolvedores, que desde o lançamento  em 2012 propicia todos os meses uma visita a um destino famoso através de eventos e temáticas ligados ao esporte, faz com que o jogo já seja o quarto mais baixado de todos os tempos.

Para quem ainda não conhece, a cada nova atualização mensal você encontra mais opções para fugir do policial que quer prendê-lo por estar pichando os vagões dos metrôs das cidades mais famosas do mundo, e vai ganhando mais força e opções como upgrade de pranchas e power-ups para uma fuga mais veloz.

Engajamento também é maior nos aplicativos gratuitos

De acordo com os reviews a pesquisa mostrou ainda que o nível de engajamento dos usuários é muito maior nos aplicativos gratuitos, responsáveis por avaliações bem mais generosas do que as recebidas pelos pagos. Dentre eles, os líderes de engajamento são os aplicativos de comunicação (troca de mensagens e redes sociais), os de jogos e de fotografia.

No total a pesquisa, que foi realizada entre janeiro e agosto de 2015, analisou o desempenho de cerca de 3 milhões de aplicativos.