1200x350

Entenda o contexto e o que vem por aí quando o assunto é uma internet mais rápida e acessível para todos

Com a promessa de ser até 100 vezes mais rápida que sua antecessora, a rede 5G também permitirá maior quantidade de dispositivos conectados simultaneamente. Além disso, ela irá revolucionar a forma com que nos relacionamos com os objetos e com as outras tecnologias.

Tão poderosa que possui até a capacidade de abalar relações diplomáticas, o 5G ainda vai dar muito o que falar. Entenda quais as suas vantagens, as disputas entre potências econômicas e qual a previsão de chegada por aqui.

 

 As vantagens da tecnologia 5G

2_apoio

A evolução das nossas redes acompanha as necessidades de cada geração. Enquanto a 2G foi desenvolvida para a voz, a 3G foi pensada para dados e a 4G para um fluxo maior de informações, como streaming e a transferência de arquivos.

No caso da tecnologia 5G, o desafio ficou por conta de aumentar a capacidade de conexão para dispositivos simultâneos, já que a cada dia possuímos mais aparelhos com acesso a internet.

Esse aumento resolve problemas que ocorrem em grandes aglomerações, como shows e viradas de ano. Todos poderão se conectar sem maiores transtornos, o que não acontece atualmente.

 

Ela também promete ser de 50 a 100 vezes mais rápida que sua antecessora, além de consumir 90% menos energia, o que aumentará a vida útil e diminuirá o tamanho das baterias, trazendo benefícios ao meio ambiente.

 

1_apoio

A latência, tempo de resposta entre um comando e uma ação, será reduzida drasticamente, de 30ms para 5ms. Esse aspecto será extremamente vantajoso para carros autônomos e robôs em geral.

A internet das coisas é o termo que define a conexão entre objetos físicos, tanto entre eles como entre usuários humanos. Parece ficção científica, mas com a tecnologia 5G ela será finalmente possível.

A tecnologia viabilizará sistemas integrados de iluminação pública e privada, dispositivos de monitoramento e segurança, evoluções na área de sensores, caixas de lojas e supermercados.

Para a saúde, a modernização e agilidade será utilizada em detectar doenças, realizar transplantes e tratamentos de forma mais inteligente.

Em sua casa, será possível até mesmo configurar refrigeradores para avisar quando determinado item estiver acabando, regular a temperatura do ambiente e definir quais luzes deverão estar acesas ou apagadas.

 A disputa entre as potências

3_apoio

Lançada oficialmente em abril de 2019, a internet de tecnologia 5G já é utilizada por quase um milhão de pessoas na Coréia do Sul, país sempre pioneiro quando o assunto é tecnologia. Por questões de limitações de infra estrutura, a potência da rede ainda não foi inteiramente conquistada e alguns usuários reclamaram da velocidade fornecida.

Enquanto isso, EUA e China parecem cada vez mais distantes de entrar em uma consenso sobre a implementação da tecnologia.

Com acusações de espionagem por parte do presidente Donald Trump, a Huawei (empresa chinesa que domina a tecnologia 5G) foi impedida de dar prosseguimento às instalações das torres que forneceriam a rede ao país.

A União Europeia, maior parceira comercial dos EUA, também foi recomendada a fazer o mesmo. Ignorando a pressão, a Espanha instalou a rede em aproximadamente 15 cidades, incluindo Madri e Barcelona.

 

A tecnologia 5G no Brasil

A tecnologia 5G no Brasil já está se tornando realidade aos poucos.

No edital do leilão, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que a tecnologia 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.