Saiba como contornar a situação caso o botão do iPhone deixe de funcionar por algum motivo

Desde que o iPhone faz sucesso no mundo, um dos itens que mais apresenta problemas no aparelho é o botão Home.

Embora a Apple tenha trabalhado ao longo dos anos em uma série de medidas para prevenir que isso aconteça, o fato de ele ser “mecânico” sempre foi um dos itens que mais acusou desgaste.

A situação melhorou um pouco a partir do iPhone 6S, quando a empresa inclui um recurso háptico capaz de simular um clique mesmo que o produto, fisicamente, não faça isso.

Botão home Iphone

Aprenda como usar seu iPhone mesmo com o botão home quebrado.

 

Os problemas diminuíram, mas isso não significa que eles tenham acabado.

Após o lançamento da geração 6S, em 2015, e da geração 7, em 2016, o famoso problema do botão para iPhone ainda é um dos itens que mais gera reclamações por parte dos consumidores.

Seguindo uma tendência que começou a dar as caras em 2017, é bem provável que a próxima geração do iPhone – o iPhone 7S – seja o primeiro a vir sem o botão Home, deixando mais espaço na parte frontal para que os usuários possam aproveitar a tela.

Aparelhos como o Samsung Galaxy S8, o Samsung Galaxy S8+ e o LG G6 já seguem essa novidade.

Mas e se der problema, o que eu posso fazer?

botão iPhone

Drible a falta do botão home do seu iPhone.

Se o problema for inevitável e você já estiver com um aparelho quebrado em mãos, há alguns recursos que você pode utilizar para driblar a falta do botão Home.

Ciente do problema, a Apple tratou de incluir uma função no sistema operacional que permite que o usuário simule o botão Home por meio de um botão virtual.

Outro mecanismo interessante é o fato de que o sistema percebe se há alguma coisa de errado com o botão e é capaz de emitir um alerta, pedindo que você tenha um pouco mais de cuidado ou, se possível, já procure uma assistência técnica para antever a necessidade de algum reparo.

Claro, tudo isso não resolve o problema do botão do iPhone quebrado, mas ajuda a contornar por um tempo.

Como ativar o botão Home virtual

Como já mencionamos, na falta de um botão físico, é possível ativar um botão Home virtual no seu smartphone, de forma que você não seja privado de usar seu aparelho, ao menos nas funções mais importantes.

Para isso, basta seguir o nosso passo a passo e ativar um recurso presente no próprio iOS

Primeiramente, acesse Configurações e, lá dentro, procure pela opção Geral.

Em seguida, vá no menu e encontre a opção Acessibilidade e habilite o recurso AssistiveTouch. Simples, não é mesmo?

Isso vai criar um botão virtual na sua tela, que pode ser acessado ainda quando você clicar três vezes no botão Home físico (mas somente caso ele ainda esteja funcionando, ok)?

Outra alternativa é habilitar o recurso utilizando a Assistente Pessoal Siri. Com ela ativa, tudo o que você precisa fazer é dizer “Ligue o AssistiveTouch”.

Em questão de segundos você será direcionado para a tela de habilitação da ferramenta e poderá seguir o mesmo procedimento, agora mantendo um botão virtual na sua tela.

Para muitos, nem chega a ser um problema

botão virtual iphone

Muitas pessoas já utilizam o botão home virtual no iPhone.

Obviamente, todo mundo quer que o seu celular funcione perfeitamente, sem nenhum tipo de problema, certo?

Porém, graças a esse recurso que cria um botão virtual na tela, é grande o número de pessoas que utiliza o aparelho praticamente sem encostar no botão Home, ativando por padrão o botão virtual na tela.

A medida, dizem os defensores da prática, evita que o botão fique “gasto” sem necessidade.

Porém, não é preciso chegar a esse extremo. De acordo com os relatos que pudemos observar em fóruns e sites especializados, a parcela de aparelhos que acaba tendo este problema é pequena.

Além disso, quando há um problema de grandes proporções, a Apple intervém e faz um recall das unidades atingidas.

Foi o caso do iPhone 5, por exemplo, que teve alguns de seus lotes com problemas no botão Home.

Após a constatação que, de fato, era um defeito causado por erro na montagem do produto, a empresa disponibilizou a troca para os seus usuários sem custo, mesmo de aparelhos que estava fora do período de garantia.

Tanta preocupação é justificável?

Não é preciso chegar nesse nível de preocupação a ponto de deixar de usar o produto em sua totalidade com medo que ele estrague.

Os maiores problemas com o botão do iPhone já são coisa do passado e nas novas gerações essa caraterística tem sido bem menos frequente.

Entretanto, a imagem que se fez desse problema ainda permanece na lembrança de muitos usuários, de forma que o medo ainda não se dissipou por completo.

Para quem quer mesmo proteger o seu celular contra outros problemas, uma boa dica é fazer um seguro para iPhone.

O celular está hoje entre os mais caros vendidos no Brasil e não convém facilitar, uma vez que você vai andar com ele por aí no seu bolso.

Em caso de furto ou roubo do aparelho, você terá a total cobertura para que seja possível receber um novo aparelho – ou o equivalente em dinheiro.

A melhor maneira de proteger de verdade um item do seu patrimônio é deixando-o segurado, para que eventuais infortúnios não venham a comprometer o seu orçamento na hora que você menos espera.

Os valores são acessíveis e há diversas opções de planos. Vale a pena conferir.