Saiba o que é preciso levar em consideração antes de escolher o modelo ideal.

Você é do tipo que é capaz de dar meia-volta no caminho para o trabalho quando percebe que esqueceu o celular em casa? Não se preocupe, você não está sozinho.

Ficar sem o celular ou sair de casa sem o carregador de celular é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas.

Como os smartphones se tornaram os eletrônicos mais importantes de nossas vidas, é natural que alguns se desesperem quando veem que não tem internet.

É por essa razão que, seja rico ou seja pobre, o número de pessoas que andam com um carregador externo só aumenta.

Se você é mais do que está pensando em comprar um carregador, já sabe quais são os itens que é preciso levar em consideração na hora de escolher o seu?

Nesse artigo, elencamos os aspectos que você deve observar antes de comprar um carregador para o seu aparelho.

Fique de olho na capacidade nominal de carga

O primeiro aspecto a observar na compra de um carregador é a capacidade nominal de carga que ele é capaz de reter.

Há modelos muito simples, com apenas 2.000 mAh assim como há aparelhos que chegam aos 12.000 mAh. Quanto mais, melhor.

É importante observar esse número pois um smartphone, em média, tem capacidade de carga de 3.000 mAh.

Portanto, carregador de celular com 12.000 mAh pode ser capaz de dar até quatro cargas no smartphone enquanto um de 2.000 mAh não consegue nem uma carga inteira.

carregador-de-celular-portatil

Veja também – Os melhores carregadores portáteis do mercado

Preste atenção na velocidade de carregamento

Outro item de extrema importância a ser observado é a velocidade de carregamento. Basicamente, os modelos de carregador se subdividem em duas versões: os com saída de 1A e os com saída de 2A. Se for possível, opte pelo segundo.

Essa indicação diz respeito à velocidade de transferência de carga, em ampères. Mesmo que o seu smartphone não tenha carregamento rápido, ainda assim vale a pena optar por um modelo que permita encher a bateria do seu celular mais rápido.

Note ainda que, normalmente, a recarga de celular via carregador portátil demora um pouco mais do que se comparada à recarga diretamente na rede elétrica.

Os carregadores de celular de parede, que acompanham os produtos, costumam transferir energia a 5A.

Observe o número de pontos de recarga

Outro detalhe que pode fazer a diferença é observar o número de saídas que o carregador possui.

Há modelos que contam com até quatro saídas, o que significa a possibilidade de carregar quatro aparelhos ao mesmo tempo.

Se você está pensando em um carregador de celular apenas para o seu smartphone, um modelo com duas saídas é suficiente.

No entanto, se você anda com um tablet ou está comprando um carregador que possa servir para toda a família, vale a pena procurar um modelo mais robusto.

seguro-para-celular

Fique atento à segurança do produto

A facilidade em se criar carregadores para celular fez com que centenas de empresas decidissem lançar os seus modelos.

No entanto, especialmente no caso dos modelos importados, nem todos observam as regras de segurança e podem colocar em risco a integridade do seu celular.

Sendo assim, observe nas especificações técnicas do carregador se ele conta com um dos seguintes mecanismos: gel híbrido, circuitos de proteção e termômetro. Todos eles são fundamentais para garantir que não haja sobrecarga de energia ou superaquecimento.

Veja também – Carregador portátil: 4 dicas para você se livrar das tomadas

Não dispense o selo da Anatel

Quando falamos de carregadores vendidos oficialmente no Brasil, então precisamos observar mais um detalhe: a presença do selo da Anatel. É ele que certifica que o carregador cumpriu todos os pré-requisitos de segurança e está apto para funcionar com os celulares brasileiros.

Para que uma empresa possa homologar um carregador de celular, ela precisa recolher taxas e submeter o produto a testes bastante rígidos.

Por essa razão, optar por modelos que tenham investido nesse tipo de certificação pode garantir um produto com maior durabilidade.

Não deixe de conferir - 9 acessórios para Smartphone que estão bombando!

O mesmo vale para o cabo: opte por um produto original

Por fim, depois de escolher um bom carregador, preste atenção também ao cabo USB que será utilizado.

Se você não tiver mais o cabo original do seu celular, opte por comprar um substituto que seja homologado pela fabricante do seu celular.

De nada adianta ter um celular e um carregador de boa qualidade se o elo entre eles é um cabo que pode comprometer o funcionamento de ambos. Lembre-se: é a sua segurança e a durabilidade do seu smartphone que estão em jogo.

carregador-de-celular-entenda

Não esqueça a proteção do seu smartphone

Muitos usuários costumam associar a necessidade de contratação de um seguro para celular apenas a modelos caros e cobiçados pelos ladrões.

No entanto, os bandidos não fazem mais distinção de qual aparelho roubar e você pode acabar ficando sem o seu.

É por essa razão que, mesmo que você seja mais um proprietário de um celular que custe menos do que R$ 1 mil, ainda assim é necessário investir em proteção.

Isso porque esses aparelhos baratos são mais fáceis de serem revendidos por aqueles que os roubam.

Os valores de mensalidade de um seguro para celular costumam ser ainda mais acessíveis quando se trata de aparelhos mais simples e, por essa razão, não vale a pena abrir mão dessa segurança só porque você acredita que o seu aparelho tem pouco valor.