4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Carregar o celular no carro no carro estraga a bateria?

Carregar o celular no carro não estraga, desde que as peças sejam de qualidade e o uso seja consciente

O medo de ficar sem bateria no smartphone acompanha os motoristas em suas viagens, seja no deslocamento do dia a dia ou em trajetos mais longos. A solução encontrada foi aproveitar um velho item que tem estado subutilizado nos automóveis para efetuar o carregamento: o antigo acendedor de cigarros, que foram trocados por tomadas de 12 Volts.

Com o uso de adaptadores USB, a maioria das tomadas de 12 Volts de potência transforma-se em uma verdadeira tomada para inserir o cabo que conecta o celular à uma fonte de energia e executa o carregamento da bateria. Entretanto, no processo, surgem alguns questionamentos sobre a segurança e a eficiência do método, que nem sempre é tão promissor como parece. Conheça a seguir alguns cuidados na hora de carregar o celular no carro:

carregar o cwelular no carro via usb

Onde comprar um adaptador para carregar o celular no carro

Em vários dos cruzamentos das grandes cidades é possível encontrar vendedores de produtos com estes adaptadores, com entradas USB e que se conectam a fonte de 12 Volts do veículo. Os preços são acessíveis, pois os aparelhos não passam por um esquema de controle de qualidade, e podem ter procedência duvidosa.

O motorista que quiser adquirir um adaptador para carregar o celular deve realizar a compra em lojas de produtos automotivos de acordo com o modelo indicado pela montadora, e, além disso, exigir a nota fiscal. Nestes locais os padrões de qualidade são mais rígidos e, em caso de defeito, é possível reivindicar a situação graças ao comprovante de compras. O custo varia entre R$ 30 e R$ 70.

carregador dr celular para realizar no carro

Não sobrecarregue o veículo

É muito mais prudente efetuar o carregamento do celular se esta for a única tarefa extra que estiver sendo realizada no momento. Carregar o smartphone durante a noite, com chuva, por exemplo, não é indicado. Usado de uma vez só com o ar-condicionado, o desembaçador, os faróis e os limpadores, as chances de acontecer uma sobrecarga do sistema elétrico são maiores, o que pode causar danos ao veículo e ocasionar na substituição de peças, atividade que os motoristas preferem evitar.

faróis ligados enquanto carrega o celular

Aquecimento excessivo

O motorista pode até queimar o dedo ao usar este acessório no veículo! Como a tomada não foi feita para passar muito tempo em funcionamento, ela pode superaquecer. Aliado ao aquecimento do celular, que já esquenta normalmente enquanto carrega, os dispositivos podem atingir altas temperaturas no interior do veículo, principalmente sob o sol forte. É preciso ficar atento para que os equipamentos não causem deformações às peças compostas de plástico.

carro no sol enquanto carrega o celular no carro

Cuidado com líquidos e sujeira

Como o adaptador costuma ficar localizado no console do carro, bem próximo de porta-copos e nichos para objetos, é importante ficar atento para evitar o contato entre estes itens. Derrubar líquidos sobre a tomada pode causar complicações elétricas, e o acúmulo de sujeira, papeis de bala ou recibos de pedágio podem interferir no funcionamento da entrada na hora de plugar o smartphone.

Assim como carregar o celular na tomada de casa, após o preenchimento da bateria, não há necessidade de manter o dispositivo conectado à fonte de energia. Isso não trará prejuízo, mas retirá-lo imediatamente após a conclusão do processo evita o aquecimento e a sobrecarga, já que outras funções podem ser executadas na sequência.

carregar o celular no carro próximo ao porta-copos

Outras opções para carregar o celular no carro

As baterias dos smartphones têm capacidade para durar bem mais hoje do que há vinte anos, quando ainda não era comum ver o dispositivo nas mãos dos motoristas. No entanto, a quantidade de vezes em que é utilizado no trânsito faz com que ela acabe rapidamente, principalmente devido ao uso do GPS, que mantém a tela ativa durante todo o percurso, ou à chegada de notificações, quando habilitadas.

Se o motorista precisar fazer uma viagem longa, ele pode se planejar para sair de casa com a bateria nos 100%. Efetuar o carregamento durante a noite é uma boa opção, ou então, se tiver pressa para sair, deixar o smartphone carregando no modo avião permite que a bateria seja preenchida mais rapidamente.

Também existem carregadores móveis de bateria, que podem ser adquiridos em lojas de informática e tecnologia. Os pequenos dispositivos cabem na palma da mão e prometem dar autonomia para o celular em qualquer ocasião, sem precisar de outra fonte de energia. Para isso, é só deixá-lo carregado para que a carga seja transferida ao smartphone quando for preciso, via cabo USB.

powerbank para carregar o celular no carro

Além destes, o jeito mais tecnológico de dar aquela força para o smartphone é adquirir uma capinha que, ao mesmo tempo em que protege, recarrega o dispositivo. Elas não estão disponíveis para todos os modelos de celular, nem são tão baratos quanto os cases simples, mas a capa carregadora não vai deixar a bateria minguar na hora que o motorista mais precisar.

Estar com o celular sempre disponível para executar qualquer função só é possível se a bateria estiver em dia. Para que ela não chegue ao temido 1%, mesmo enquanto está dirigindo, o motorista tem várias possibilidades seguras e eficazes para garantir a carga do smartphone, desde que mantenha sempre os olhos na estrada e garanta, acima de tudo, sua própria segurança.

capa para celular que carrega bateria

 

Carregar o celular no carro não estraga o aparelho. Muito pelo contrário, ajuda a não ficar sem bateria na hora que você mais precisa. Contudo, o uso do aparelho enquanto dirige deve ser consciente. E ah, não esqueça do seu seguro para celular. Com ele, você tem mais confiança e mais tranquilidade. Faça a melhor escolha, seja Bem Mais Seguro!

3 Comentárioss

  1. Atayde

    POSSO USAR O GPS DO CELULAR COM O CELULAR CARREGANDO NO CARRO?

  2. Cariny

    Devo plugar o carregador com o carro ligado ou desligado?
    Nas instruções do meu diz : Nunca conecte ou desconecte o seu carregador com o veículo ligado. Alguns veículos só carregam com a chave na posição ON.
    Não entendi. Comprei um da marca Luxcar.

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.