Sistema operacional mobile da Microsoft deve chegar ao fim do ano sem nenhuma representatividade no mercado
Ter um celular com Windows foi um sonho de muita gente há cerca de três anos. Entretanto, já faz tempo que a Microsoft deixou de abastecer o mercado com novos aparelhos.
Nem mesmo a mudança de Windows Phone para Windows 10 Mobile agradou os desenvolvedores.
O que esperar então do Windows Phone para os próximos meses? Infelizmente, as perspectivas não são nada animadoras.
Nesse artigo, vamos falar sobre o sumiço do sistema operacional do mercado e quais são os planos da Microsoft para se manter presente nos celulares.
O fim de uma era
Março de 2016. Foi nessa data que a Microsoft lançou seus dois últimos modelos de smartphone com o sistema operacional Windows Phone, o Lumia 650 e o Lumia 950 XL. Desde então, mais de dois anos se passaram e nenhum novo aparelho chegou ao mercado.
A empresa, que detinha uma participação mundial de mercado de cerca de 4%, hoje tem menos do que 0,3%.
Sem novos aparelhos não há novos usuários. E sem novos usuários os desenvolvedores também não se interessam em criar aplicativos.
A loja do Windows Phone praticamente deixou de receber novos apps e mesmo os que lá estão, aos poucos começaram a ficar de lado nas atualizações.
Alguns desenvolvedores optaram por retirar os aplicativos e encerrar os serviços: não vale mais a pena para eles.
Windows Phone x Windows 10 Mobile
Quando a Microsoft decidiu colocar em segundo plano o Windows Phone, a ideia é que ele fosse substituído pelo Windows 10 Mobile.
A proposta é que o sistema funcionasse como um híbrido, rodando tanto no celular com Windows quanto no PC os mesmos apps.
A ideia deu certo, mas não nos smartphones. Foi no mercado de tablets e de notebooks híbridos – aqueles modelos 2 em 1 que podem ser usados como notebook ou tablet – que eles encontraram um caminho de sucesso.
Porém, sem novos modelos de celulares para demonstrar a tecnologia, a chegada do Windows 10 Mobile aos smartphones ficou apenas promessa.
Alguns fabricantes, como o a HP e a Alcatel, que tinham um bom número de aparelhos com o SO, também deixaram a ideia de lado.
Microsoft migrou para o Android e o iOS
Embora a Microsoft aparentemente não tenha mais planos de revitalizar o Windows Phone, isso não significa que ela não esteja interessada no mercado de celulares.
A maior prova disso é que ela mudou o foco e decidiu apostar mais em aplicativos e serviços.
Desde que deixou o Windows Phone de lado, a empresa lançou a sua popular suíte de aplicativos Office em versão renovada para as duas plataformas – e deixou de lado o seu próprio sistema.
Naquele momento, os investidores e desenvolvedores tiveram uma certeza: não há mais futuro para o Windows Phone.
Por outro lado, a própria empresa tem recomendado que os seus usuários migrem para essas plataformas.
Até mesmo os principais executivos da companhia deixaram de lado os aparelhos com Windows Phone para adotar iPhones ou modelos com Android.
Não deixe de ver – 09 mitos sobre smartphone que todo mundo acredita!
Base de fãs não deixa Windows Phone morrer
São poucos, mas eles são barulhentos e fazem a sua voz ser ouvida pela internet. A base de fãs que o Windows Phone conquistou é composta por usuários que são bastante ativos em fóruns de discussão e em sites de tecnologia.
Por conta disso, praticamente todas as semanas o assunto volta à tona com alguns “rumores” que são conta que os celulares com Windows podem voltar a qualquer momento.
Existem vídeos e imagens de alguns projetos que foram deixados de lado, como o Surface Phone.
A ideia é que esse modelo tivesse sido lançado no segundo semestre de 2016, mas isso nunca aconteceu.
Porém, imagens das várias fases de desenvolvimento do projeto caíram na rede – e ainda continuam aparecendo – deixando os fãs na dúvida: será que eles estão voltando?
Infelizmente, ao que tudo indica, a resposta é “não”. O Windows Phone não deve ter novos smartphones lançados em 2018 e a Microsoft não tem planos de lançar atualizações para o sistema operacional.
Veja também – Jogos para celular: Os melhores para o seu windows phone.
Ainda há Windows Phone nas lojas
Se você procurar, certamente vai encontrar muitas lojas brasileiras que ainda vendem celulares com Windows Phone.
Não se engane: não são modelos novos que chegaram ao mercado agora, mas sim aparelhos de remessas antigas que ainda estão estocados.
Para as funções mais simples, esses celulares funcionam bem. Porém, não imagine que virão atualizações ou novidades de software, porque elas não virão.
Além disso, tenha em mente que muitos apps já não funcionam mais na plataforma – e você pode ficar na mão. Por outro lado, ainda há muitos bons jogos que podem ser o suficiente para garantir a sua diversão.
No entanto, se você optar por esse caminho, saiba que para os bandidos o seu celular com Windows Phone é como qualquer outro e isso não exime você dos riscos de ser roubado.
Caso uma situação como essa ocorra, é melhor garantir uma proteção extra para não ter prejuízo.
A melhor maneira de se fazer isso é contratando um seguro para celular. Os preços de mensalidades são bastante acessíveis, especialmente para aparelhos em faixas mais baixas de preço, como é o caso dos atuais modelos com Windows Phone.
A contratação do seguro pode ser feita de maneira rápida e prática e todo o processo acontece via internet.
Assim, caso você seja vítima e se torne mais um número nessa infeliz estatística, ao menos poderá recuperar seu dinheiro de volta junto à seguradora.
comentários