4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Confira 09 mitos sobre smartphone que todo mundo acredita!

Conheça algumas lendas relacionadas aos smartphones que muita gente não tem certeza se são verdadeiras ou falsas

O mundo dos smartphones é curioso: em pouco mais de uma década eles transformaram completamente as nossas vidas e evoluíram, mas ainda há muita gente que acredita em conceitos que ficaram no passado.

As funções dos celulares estão cada vez mais eficientes, de forma que muita coisa que foi verdade, hoje não é mais.

Chegou a hora de darmos um passeio por uma seleção de mitos e verdades que estão relacionadas aos celulares. Será que você sabe tudo sobre o seu companheiro de bolso?

1 – É preciso zerar a bateria antes de carregar o celular?

Mito. No passado, quando as baterias eram feitas de níquel-cádmio, isso até era verdade. Elas tinham uma espécie de “memória” e acabavam viciando mais rápido se fossem carregadas quando a carga estava na metade.

No entanto, hoje as baterias de celular são feitas de íons de lítio e com elas isso não acontece. Portanto, você pode colocar o seu smartphone para carregar quando bem entender que não há risco de a bateria ficar viciada.

bateria-de-smartphone-funcoes-do-celular

2 – Smartphones Android pegam mais vírus?

Verdade, mas não é bem assim. O que acontece é que existem muito mais smartphones rodando o sistema operacional Android no mercado e as pessoas mal-intencionadas preferem sempre disseminar malwares e spywares nos sistemas mais populares.

O mesmo acontece no Windows nos PCs, por exemplo. No entanto, isso não significa que o iOS é imune a vírus. Aliás, sistema nenhum é infalível. O que acontece de fato é que há menos ameaças porque há menos usuários, mas os vírus existem nas duas plataformas.

3 – Quanto mais megapixels, melhor é a câmera?

Mito. O número de megapixels indica apenas quantos pixels uma foto terá. Um megapixel é igual a um milhão de pixels. Porém, de nada adianta ter tantos pixels compondo uma foto se a qualidade da luz é ruim. Aliás, em se tratando de fotografia, luz é tudo.

Portanto, é preciso levar em consideração outros fatores, como a abertura da câmera ou a qualidade do sensor utilizado. O software de processamento das imagens também dá uma força. Por isso, avalie o conjunto e não apenas o número de megapixels.

4 – Uma película impede que a tela quebre ou risque?

Mito. O que uma película faz é diminuir as chances de que isso aconteça, mas não significa que o seu celular se torne inquebrável da noite para o dia. Todos os smartphones estão sujeitos a quebrar mesmo que caiam de uma altura baixa.

Tudo vai depender do ângulo da batida. Uma queda de quina, por exemplo, tem maiores chances de danificar a tela do seu aparelho do que se ele cair com a parte de trás virada para baixo. Vale a pena a proteção extra sim, mas ela não faz milagres.

5 – Só devemos usar o carregador original do aparelho?

Verdade. Porém, você pode usar também os carregadores certificados pela fabricante, ainda que eles não sejam da mesma marca. Os carregadores que acompanham o produto passaram por testes de resistência e são feitos para suportar exatamente as necessidades do aparelho.

Quando você usa o carregador de outro celular pode ser que o aparelho acabe recebendo mais energia do que deveria – ou menos. Essa variação na recarga pode resultar em instabilidades e problemas na bateria do produto. Portanto, prefira sempre o produto original.

Você também pode gostar de: 05 aplicativos que vão melhorar sua vida!

6 – Fechar aplicativos deixa o iPhone mais rápido?

Mito. A própria Apple se encarregou em desmentir um dos mitos mais tradicionais relacionados às funções dos celulares. Fechar os apps que estão em segundo plano não vai trazer nenhum benefício em termos de desempenho, infelizmente.

O mesmo acontece no Android. A medida não serve nem mesmo para economizar bateria. No entanto, muitas ainda têm essa crença pois no passado isso era mesmo verdade. Hoje, porém, os sistemas fazem esse gerenciamento de forma mais inteligente.

7 – Quanto mais núcleos um processador tiver, melhor ele será?

Mito. A quantidade de núcleos de um processador não é um fator determinante para mensurar o desempenho. Assim, um smartphone com CPU de oito núcleos não será, necessariamente, melhor do que uma versão com CPU de quatro núcleos.

Essa característica ajuda, mas é preciso levar em consideração outros componentes como memória RAM, bateria e sistema operacional, além da geração do processador e o clock de operação. O ideal é sempre buscar o equilíbrio e não apenas o número mais alto.

Você também pode gostar de: Como funciona o processador do celular!

8 – Fazer root no celular é ilegal?

Mito. Do ponto de vista legal, não há nada de errado em fazer isso. No entanto, você precisa observar o que o fabricante informa no manual de instruções e, frequentemente, fazer root no celular faz com que você perca o direito à garantia.

funcoes-do-celular

O que o root faz é liberar o acesso dos usuários comuns a opções de configuração de sistema e funções dos celulares que, em tese, somente os desenvolvedores poderiam ter acesso. Não é recomendado que consumidores leigos façam isso em seus celulares.

9 – Seguro para celular é só para aparelho caro?

Mito. Você pode contratar um seguro para celular para qualquer aparelho, independentemente do preço que ele tenha custado. Os valores das mensalidades são acessíveis para todos os modelos, mas a proteção é exatamente a mesma.

Para resgatar a apólice do seu seguro em caso de roubo, você precisa apresentar um boletim de ocorrência e a nota fiscal do aparelho, entre outros documentos que podem ser solicitados pela seguradora. Mas trata-se de uma opção disponível para qualquer celular.

E você, acreditava em algum desses mitos? Deixe nos comentários o que você achou!

1 Comentário

  1. ZILDO CARVALHO CANTO

    MUITOS DESSES MIM DEIXAVA COM A CABEÇA A MIL, MIM DAVA O MAIOR MEDO.
    AGRADEÇO A TODOS DESSE BLOG.
    FIQUEM COM DEUS.

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.