4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Celular Inteligente: Saiba quais componentes transformam seu smartphone em uma máquina

Entenda como os diversos componentes são capazes de deixar o seu celular inteligente

Quem viveu o início da década de 90 deve se lembrar de como eram os celulares naquela época. Com tela de poucas cores e funções limitadas, os aparelhos aos poucos se tornaram cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, a ponto de hoje existir mais linhas de celulares ativas do que habitantes no país.

Para que isso fosse possível a tecnologia precisou evoluir consideravelmente. Ainda assim, com tanto celular inteligente no mercado, são poucas pessoas que sabem exatamente quais componentes do smartphone são fundamentais para que o celular inteligente seja exatamente do jeito que a gente conhece. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre alguns dos componentes que dão vida aos aparelhos inteligentes.

celular-inteligente

A tecnologia dos celulares evoluiu consideravelmente.

Processador: o cérebro de tudo

Sozinho ele não seria capaz de fazer um celular funcionar, mas um dos componentes de smartphone mais importantes de um aparelho é o seu processador. Assim como em um computador, esse dispositivo é capaz de fazer cálculos matemáticos e acessar itens de memória em questão de segundos de forma a executar o sistema operacional instalado bem como gerenciar os demais componentes do produto.

Há várias formas de mensurar o potencial de um processador. A quantidade de núcleos pode ser um indicativo. Em teoria, quanto mais núcleos, melhor deve ser a sua capacidade de processamento. Na prática, não podemos levar essa notação ao pé da letra, já que outros fatores também podem ter influência nisso. A velocidade do processador, o chamado clock, pode fazer com que um modelo dual-core seja mais rápido do que um quad-core, por exemplo.

A arquitetura de um processador também é outro ponto que tem influência significativa no resultado final. Quanto menos nanômetros o processador tiver, menor será a o consumo de energia e melhor será o seu desempenho se comparado a um modelo similar com igual quantidade de núcleos.

smartphone inteligente

Um dos componentes de smartphone mais importantes de um aparelho é o seu processador.

Memória RAM

Essa é outro dos componentes de smartphone que merecem a sua atenção. A memória RAM funciona como uma auxiliar no processamento das tarefas, sendo responsável por ler e armazenar dados que não precisam ser salvos, mas devem estar disponíveis durante a execução de uma tarefa. Cada aplicativo em execução consome um pouco dessa memória para que possa executar as suas funcionalidades.

Dessa forma, quanto mais memória RAM um celular tiver, menores serão as chances de ele engasgar enquanto um aplicativo estiver rodando. Atualmente, celulares com menos de 1 GB de RAM são considerados quase que obsoletos. Aparelhos que tenham entre 2 GB e 3 GB são os ideais. Alguns modelos mais recentes chegam a ter 6 GB de RAM – é mais memória do que muito PC por aí.

Memória flash: a capacidade de armazenamento

Se o processador executa as tarefas e a memória auxilia para que os processos aconteçam, a memória flash é o local onde ficam salvos o sistema operacional, os aplicativos e também as fotos e vídeos que você armazena em seu celular. Novamente, aqui vale a regra de quanto mais, melhor. Aparelhos com 8 GB de armazenamento são considerados quase ultrapassados hoje em dia.

O ideal é escolher modelos cuja capacidade de armazenamento seja igual ou maior do que 16 GB. Esse espaço pode chegar até aos 256 GB de armazenamento, como é o caso do smartphone ASUS Zenfone 3 Deluxe. Além disso, muitos aparelhos têm suporte a cartões micro SD, que desempenham a mesma função, ampliando a capacidade e armazenamento do celular.

Bateria: energia para todas as tarefas

A energia que faz com que todos os outros componentes funcionem perfeitamente é provida pelas baterias de lítio-íon. A capacidade delas é medida em mAh e, em teoria, quanto maior o número de mAh, maior será o tempo de duração do aparelho ligado. Contudo, muitos outros fatores têm influência nesse resultado final.

A resolução da tela, por exemplo, quanto mais alta for, mais energia gastará. O mesmo se aplica ao brilho da tela (quanto mais intenso, maior é o gasto) a ao volume do áudio (quanto mais alto, maior o gasto). Por fim, a arquitetura do processador e a quantidade de tarefas que estão sendo executadas de forma simultânea também serão determinantes para influenciar nos índices de consumo.

celular inteligente

As baterias também são inteligentes, com duração diferenciada dos celulares antigos.

Sistema operacional: a interface das peças de smartphone

Não menos importante, para que o seu celular inteligente seja de fato inteligente ele precisa contar com um sistema operacional que seja capaz de extrair o que há de melhor em componente. Assim, sistemas como Android, iOS ou Windows Phone ficam encarregados de otimizar as funções de forma que todas as peças de smartphone trabalhem em conjunto e em sintonia.

Quando você clica sobre um ícone de câmera na tela do celular, é o sistema que se encarrega de enviar uma ordem ao processador para executar a tarefa. Esse processo conta com o suporte da memória RAM para armazenar os dados em tempo real enquanto a sua foto não é capturada. Depois que o processo é concluído, ela é salva na memória flash, para que fique disponível permanentemente por ali.

A função dos sistemas operacionais é traduzir essas tarefas em uma linguagem eficiente e visualmente simples para o maior número de pessoas. Quanto mais os sistemas evoluem, mais fáceis eles ficam de serem utilizados e, consequentemente, menos energia eles requerem para executar as mesmas tarefas. Essa é prova definitiva que não é apenas um item que faz a diferença no final das contas, mas sim o conjunto e o bom desempenho de todos eles.

Você também pode gostar de: 5 dicas para ganhar espaço na memória do smartphone
Agora que você já sabe como seu celular inteligente funciona e conhece seus componentes, sabe também a importância de deixá-lo seguro. Conheça o seguro para celular contra roubo e furto, e fique protegido.

 

1 Comentário

  1. Samuel Silas

    Boa noite, encontrei um curso sobre conserto de celular, parece ser muito bom, será que compensa fazer este curso?
    http://www.consertocelularcurso.com.br

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.