Ao contrário do que parece, os smartphones que usamos hoje não foram os que dominaram o mundo. Descubra quais são os celulares mais vendidos de toda era digital.
Amados desde que foram lançados, celulares e smartphones são rodeados de cuidados pelos usuários. De película para a tela à capa de proteção, essa relação amorosa já tem pelo menos duas décadas de história para contar.
Um bom termômetro para medir este nível de amor pelo dispositivo pode ser indicado por uma breve lista dos mais vendidos no mundo nos últimos anos. Mesmo com a popularização dos celulares e a disponibilidade de modelos no mercado, o usuário mostrou preferência por alguns aparelhos que venderam milhões de unidades e os colocaram no topo do ranking, entre os mundialmente favoritos, até mesmo antes de o iPhone chegar às lojas.
10. iPhone 4S
A quarta geração de smartphones da gigante Apple foi o iPhone mais vendido de todos os tempos, além de ocupar a 10ª posição no pódio. Com 69,5 milhões de unidades comercializadas, principalmente em data próxima de seu lançamento, no final de 2011, os usuários tiveram acesso à assistente virtual Siri, que facilitou as tarefas, agora executadas por voz, além da nuvem iCloud, para armazenamento de dados e otimização do dispositivo.
Reunidas todas as gerações de iPhones da companhia, já são mais de 500 milhões de unidades nas mãos dos aficionados por tecnologia.
9. Nokia 6010/6020/6030
Por muitos anos, a empresa mais querida pelos proprietários de celulares foi a Nokia, principalmente antes do surgimento dos modelos do tipo smartphone. Nos Estados Unidos, os modelos da série 6000 foram muito bem recebidos pelo público devido a sua resistência e durabilidade, e, mundialmente, atingiu 75 milhões de unidades vendidas. Seguindo a tendência da época, esses celulares de 2004 podiam enviar SMS e MMS e permitiam chats online.
8. Nokia 1208/1209
O primeiro celular a atingir os 9 dígitos de unidades vendidas. Com 100 milhões de dispositivos nos bolsos dos usuários, mais um modelo da Nokia garantiu o favoritismo no ano de 2007. Sem WiFi, sem Bluetooth e com memória de apenas 4 MB, nesta época o usuário prezava pelo bom funcionamento das funções disponíveis, pelo tempo de duração do produto e pelo preço acessível, o que tornou este dispositivo tão querido.
7. Nokia 3310
Considerado um dos modelos mais resistentes que já existiu, a linha surgiu no ano 2000, e foi responsável por vender 126 milhões de unidades em todo o mundo. O favoritismo foi tamanho que em 2010 a Nokia decidiu lançar o dispositivo mais uma vez, mas, agora, todo repaginado, com câmera e uma versão adaptado do Windows Fone para rodar em sua pequena tela de 3 polegadas.
6. Nokia 1600/1650/1661
Na sequência, a bem-sucedida Nokia emplaca mais um celular no ranking dos mais queridos. Os modelos desta série somados venderam 130 milhões de unidades desde 2005. Desenvolvido justamente para usuários que estavam atrás de bons planos pré-pagos, os preferidos da época, o modelo simples ajudava na adaptação da tecnologia.
5. Motorola RAZR V3
Com este modelo de 2004, pela primeira vez a Motorola chega ao topo dos favoritos. É estimado que o RAZR V3 atingiu 130 milhões de dispositivos comercializados devido ao seu design revolucionário, fino e com flip, e teclado feito a laser, elegante de se usar. Foi por diversas vezes apontado como um dos melhores dispositivos de todos os tempos.
4. Nokia 2600/2610/2626/2630
Mais um na faixa dos 130 milhões vendidos, este modelo de 2004 tinha preço mais baixo que os demais dispositivos disponíveis para venda, fator que influenciou usuários de planos pré-pagos. O que manteve o baixo custo foi a inexistência de câmera ou Bluetooth, recursos que estavam começando a se popularizar.
3. Nokia 1200
Em 2007, o favorito era este celular que permitia inserir 200 nomes na agenda telefônica e compatível com três jogos diferentes. Com 150 milhões de vendas, este dispositivo simples não chegava nem de perto da tecnologia do primeiro iPhone, lançado no mesmo ano, mas, ainda sim, conquistou os fãs da praticidade e funcionalidade.
2. Nokia 1110
Sucesso no Brasil, este conhecido celular pode ter sido o primeiro dispositivo de muita gente, e, por isso é tão amado. Com 150 milhões de unidades vendidas, tela ainda monocromática, famoso “jogo da cobrinha” Snake e custando em torno de US$ 100, os usuários o transformaram no segundo mais popular de todos os tempos.
1. Nokia 3120
O mais vendido, e, portanto, o mais amado de todos é Nokia, como a maioria da lista dos celulares mais vendidos. O modelo 3120 já tinha tela colorida e câmera com flash, mas ainda era muito simples. A possibilidade de ouvir música no player do celular fez com que os usuários estivessem frequentemente com fones de ouvidos quando próximos a este modelo vendedor de 160 milhões de unidades, de 2004.
Os celulares mais amados de todos os tempos refletem as tendências de comportamento de uma geração que começou desconectada, mas que agora são nativos digitais. Quando a tecnologia ainda era novidade, a principal característica que fazia com que um usuário preferisse um celular em relação ao outro era a durabilidade do dispositivo. Como os dispositivos eram muito similares e a evolução ainda era lenta, as grandes mudanças demoraram um pouco para chegar. É por isso também que os celulares pré era do iPhone estão entre os mais vendidos: os usuários não descartavam o aparelho por uma tecnologia recém-chegada que ainda não estivesse estabilizada e fosse confiável; esse comportamento só passou a ser aceitável quando as novas características se mostraram permanentes e de boa qualidade, mesmo que a duração do dispositivo fosse comprometida.
E você, você teve algum desses celulares listados ou ainda tem guardado?
comentários