Saiba qual é o significado dessa sigla e qual é a importância desse código para proteger o seu celular

Você sabe para que serve o código IMEI? Se a sua resposta a essa pergunta foi um sonoro “não”, saiba que é fundamental entender o que é e para que serve esse número de registro.

Ele funciona como uma espécie de RG do seu aparelho e pode ser extremamente útil para evitar que você compre, por exemplo, um celular roubado.

Com o número de furtos de celulares crescendo no Brasil, fica complicado hoje em dia comprar um aparelho usado sem checar a sua procedência.

Além disso, ao contratar um seguro para celular, o código IMEI será necessário para que você possa bloquear o seu aparelho imediatamente após o roubo. A seguir, saiba o que é o código IMEI e a maneira correta de encontrá-lo, para você ativar o seu seguro facilmente.

O que é o código IMEI?

Todos os aparelhos de celular têm um código de quinze dígitos contra roubos chamado IMEI (sigla em inglês para International Mobile Equipment Identify).

Essa importante identificação do aparelho pode ser encontrada na nota fiscal, na caixa do aparelho, sob a bateria ou nas configurações internas. Esse número é único e intransferível, ou seja, nenhum outro celular no mundo terá um IMEI igual ao seu.

O IMEI é intransferível porque o código permite que as operadoras saibam exatamente qual aparelho está usando um determinado SIM card em uma rede.

Assim como você tem um número de CPF e RG, ambos únicos, e um carro tem o número do chassi, também exclusivo, o mesmo acontece com os smartphones.

Como identificar o IMEI do seu aparelho?

Você pode precisar do código IMEI em caso de furto, perda e também para ativar seu seguro celular. Como mencionamos antes, o IMEI de um celular pode ser facilmente encontrado na embalagem do smartphone, na nota fiscal ou no próprio aparelho.

Porém, se você não tem mais a caixa ou a nota fiscal do celular, não se preocupe. Existe uma outra maneira de conferir qual é o código, disponível em smartphones e celulares de todas as marcas, independente do sistema operacional.

O passo a passo para descobrir o código IMEI diretamente no celular é simples. Confira:

  1. Acesse o aplicativo de telefone, como se fosse fazer uma ligação, e digite a sequência seguinte: *#06#.
  2. Clique no botão Ligar;
  3. Pronto! O número do IMEI irá aparecer automaticamente na tela.

Nossa recomendação é que você anote o número em um papel e guarde-o em um local seguro. Afinal, você deverá informar esse código ao contratar um seguro e em outras situações, que podem acontecer de forma inesperada.

 

Como bloquear um IMEI?

Caso o seu celular tenha sido roubado e você tenha certeza de que não vai mais conseguir encontrá-lo, é possível efetuar o bloqueio do IMEI.

O método de bloqueio fará com que, dentro de no máximo 48 horas, o celular simplesmente deixe de ser reconhecido por qualquer uma das redes nacionais ou internacionais. Desta forma, um celular que eventualmente for furtado não poderá mais ser utilizado.

Antes de efetuar o bloqueio, procure uma delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência. Em muitos estados, é possível fazer esse procedimento pela internet.

Aproveite para bloquear números indesejados facilmente.

Com isso em mãos, é hora de entrar em contato com a sua operadora. Após o recebimento de uma cópia do B.O, a operadora efetua o funcionamento do IMEI, impossibilitando completamente o funcionamento do aparelho.

Como é formado o número do IMEI?

Assim como os códigos de barras dos boletos bancários, o código IMEI é formado por quatro grupos numéricos, com quinze dígitos no total. Eles podem ser expressos da seguinte maneira: 000000-00-000000-0.

Ou seja, são quinze dígitos divididos em quatro grupos, sendo seis no primeiro, dois no segundo, seis no terceiro e um no quarto grupo, respectivamente.

Esse código fica armazenado em um banco de dados internacional chamado EIR (Equipment Register Identity), que em tradução direta significa “Registro de Identidade de Equipamentos”.

Cada aparelho fabricado no mundo, independente do país de origem ou da fabricante ganha um número de série antes mesmo de sair da fábrica.

O código IMEI ainda é confiável?

Sim! Embora não possamos afirmar que bloquear um IMEI seja um processo infalível e torne qualquer celular inutilizável, na grande maioria dos casos o processo funciona, o que dificulta a venda do celular roubado por infratores. Essa medida acaba por desestimular os roubos.

Existem técnicos especializados capazes de modificar um IMEI e reabilitar aparelhos. No entanto, não é o que acontece na grande maioria das vezes.

Para não correr risco de comprar um celular roubado, uma medida eficiente é pedir a nota fiscal sempre que você for comprar um aparelho usado. O aparelho descrito na nota deve ser exatamente o mesmo que você está comprando.

Como em geral aparelhos com nota fiscal não são roubados, torna-se mais difícil para os criminosos levarem algum tipo de vantagem com o seu aparelho em mãos.

Vai fazer um seguro? Tenha o IMEI em mãos

Quando você contrata um seguro para celular, um dos documentos exigidos para validar a sua apólice é a nota fiscal do produto, além do código IMEI. Portanto, esse já é um motivo mais do que suficiente para que você evite comprar aparelhos que não cumpram esses dois requisitos: nota fiscal e IMEI sem pendências.

Como inserir o código IMEI para ativar o seguro celular

Depois de contratar o seguro, você deverá ativá-lo com o código IMEI. Para isso, após ser direcionado para a seção Meus Seguros, escolha o aparelho que deverá ser coberto pelo seguro e informe corretamente o IMEI.

Nesse momento, cheque se você está informando o código correto. Para facilitar, lembre-se que o IMEI é composto por quinze dígitos, divididos em quatro grupos numéricos.

Além do método explicado no início do artigo, você também pode encontrar o código nas configurações de seu smartphone:

  • Celulares com sistema iOS: Vá até as configurações e clique em Geral. Em seguida, acesse a opção Sobre e role até chegar ao código IMEI do aparelho.
  • Celulares com sistema Android: Vá até as configurações do sistema e clique em  Sobre o telefone. Em seguida, acesse a opção Status e desça a tela até chegar ao código IMEI.

Agora que você já sabe a importância do IMEI para a sua segurança, veja também se é possível rastrear o celular pelo IMEI.

Seguro celular para qualquer emergência

Caso você se torne mais uma vítima de roubo de celulares no país, entre em contato com a sua seguradora o mais rápido possível. E fique tranquilo, porque a BemMaisSeguro realiza o bloqueio do IMEI para você. Assim você não precisa entrar em contato com a operadora para que seu aparelho roubado deixe de funcionar.

Ao acionar o seguro por roubo, alguns documentos serão solicitados, como o Boletim de Ocorrência e a Nota Fiscal. Após a conferência e pagamento de franquia, o segurado recebe um novo aparelho.

A BemMaisSeguro te ajuda a cuidar do seu smartphone sem burocracia e oferece proteção total em caso de roubo. De forma segura, prática e totalmente digital, conte com a melhor cobertura do mercado, pelo menor preço.