Utilize o app mais conhecido do mundo quando o assunto é transporte público e viaje pela sua cidade sem medo

Não basta apenas usar o celular como ferramenta de comunicação. Hoje, a grande quantidade de aplicativos existentes para eles faz com que eles se transformem em verdadeiros computadores de bolso, facilitando a nossa vida em diversas tarefas.

Para muitos, inclusive, os celulares são hoje a principal porta de entrada na internet e fazem as vezes de ferramenta de trabalho.

Por isso, nada melhor que tirar proveito do companheiro que está sempre no seu bolso para poder se locomover pela cidade. Essa é a proposta do app Moovit, considerado o aplicativo mais popular do mundo quando o assunto é transporte público.

Ele funciona nas principais cidades do mundo e permite que você fique de olho em horários e itinerários de trens, ônibus ou metrôs.

O Moovit já está tão famoso que até está aparecendo em filmes!

Faça o dowload do app Moovit para Android

Faça  download do app Moovit para iOS

Como funciona o Moovit?

O Moovit é um aplicativo bastante semelhante ao Google Maps. A diferença aqui é que o foco dele reside no transporte público. O serviço está disponível em países como o Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, México e Portugal.

Há diversas opções de configurações e alternativas de uso, de forma que depois que você se acostumar com ele, certamente vai passar a utilizá-lo direto.

Depois de fazer o download e instalar o aplicativo, autorize primeiramente o app a ter acesso à sua localização. Você tem ainda as opções de cadastrar o endereço da sua casa e do seu trabalho, dessa forma fica mais fácil traçar rotas a partir desses dois pontos.

moovit imagem

Com uma interface interativa, o Moovit se encaixa perfeitamente na vida de quem precisa se movimentar pela cidade.

 

Em seguida, você verá pelo menos três alternativas:

Planeje uma viagem – essa é a alternativa mais tradicional. Aqui você insere o endereço para onde planeja ir e o sistema se encarrega de traçar a rota mais prática até o destino final. Isso inclui os trechos que você terá que andar a pé bem como as linhas de ônibus, inclusive com horários.

Estações ao redor – se você já sabe para onde ir, mas está apenas em busca da estação mais próxima do ponto em que você está, vale a pena lançar mão do recurso “Estações ao redor”.

Essa ferramenta mostra no mapa da região quais são os pontos mais próximos para você tomar um ônibus ou um metrô.

Encontre uma linha – esse é outro recurso muito útil para você se programar na hora de se locomover pela cidade. No “Encontre uma linha”, você tem acesso à lista de linhas disponíveis em uma determinada região e pode checar quais são os horários que cada um dos ônibus passam. Isso evita que você fique muito tempo à toa no ponto de ônibus, por exemplo.

Várias alternativas de rota

Em muitos casos você verá que existe mais de uma alternativa de rota. Isso acontece porque o app lista, quando possível pelo menos três opções para que você possa chegar a um determinado destino.

Além dos números das linhas de ônibus, o app dá uma estimativa do tempo que você vai demorar para chegar ao seu destino, levando em consideração as condições do trânsito naquele momento.

Conhecendo a sua cidade

Talvez usar o transporte público seja a melhor opção

O Moovit te oferece diversas alternativas para se locomover pela cidade.

Muitas pessoas que estão acostumadas a andar de carro pela cidade na maioria das vezes não se dão conta de qual seria a diferença de fazer o mesmo trajeto usando o transporte público.

Além de ser uma maneira inteligente de evitar o trânsito nas grandes cidades, em muitos casos usar uma linha de ônibus pode fazer com que você ganhe tempo durante o trajeto.

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, trafegar de carro pelo centro da cidade ou pela região da Avenida Paulista pode significar que você vai ficar alguns minutos a mais no trânsito.

Já os ônibus têm o benefício de poderem utilizar o corredor exclusivo em algumas linhas, o que pode resultar em um tempo menor para cumprir o percurso.

Mais segurança

Esperar pelo transporte em um ponto de ônibus é algo comum para quem vive nas grandes cidades. Porém, é justamente nesse tempo ocioso que costumamos sacar o celular do bolso e, essa utilização do aparelho em um local público, faz com que muitos sejam vítimas de ladrões. Eles ficam atentos a oportunidades como essas na expectativa de conseguir um momento de sua distração.

Por isso, ao utilizar um app como o Moovit, você tem a oportunidade de programar melhor o seu trajeto e, com isso, ficar menos tempo exposto aos perigos no ponto de ônibus.

É claro que, ainda assim, pode acontecer uma infelicidade em alguma ocasião. Para se prevenir dessas circunstâncias, garanta contratação de um seguro para smartphone e caminhe mais tranquilo por aí.

Tempo real e cobertura em mais de 1,4 mil cidades

Os recursos do Moovit estão disponíveis em mais de 1,4 mil cidades. Para saber se a sua está na lista, basta baixar o aplicativo e tentar localizar algum endereço. Se o app retornar as linhas existentes é sinal que a sua região está coberta pelo Moovit.

Outro recurso extra muito interessante está disponível em algumas poucas cidades. Trata-se da função “Tempo real”, que permite que você acompanhe de dentro do ônibus o trajeto que está percorrendo.

A vantagem, nesse caso, é que o app avisa qual é o ponto em que você precisa descer. Ou seja, você nunca mais vai se perder na cidade.