Seja para ouvir música, assistir uma série ou até mesmo uma partida de jogo online, seguindo as dicas que listamos aqui você nunca mais vai reclamar do seu fone.

1_330x185

Já foi o tempo que o fone de ouvido servia apenas para escutar músicas. Nos dias atuais eles ganham cada vez mais espaço na nossa vida quando facilitam a rotina na hora de atender um telefonema, assistir séries na Netflix ou stories do Instagram, ouvir mensagens de áudio e escutar os podcasts do Spotify.

Com tanta variedade de uso desse acessório, vem também muita variedade de marcas, modelos e preços – coisa que pode nos deixar com muitas dúvidas na hora da compra ou às vezes fazer com que a gente compre o primeiro modelo que ver pela frente, sem pensar se ele realmente vai atender às nossas necessidades ou se ele é mesmo de qualidade.

Para que você comece a entender a diferença e importância de escolher o modelo correto, separamos aqui as diferentes categorias de fone de ouvido:

  • earbuds: o tipo mais comum de fone, que acompanha celulares e fica na entrada do canal auditivo. Ele pode ter alças para orelha ou não;
  • intra-auriculares: são aqueles que se encaixam no canal auditivo por meio de borrachas;
  • supra-auriculares: possuem arco sobre a cabeça e almofadas que se apoiam na orelha (existem modelos que envolvem parte da orelha e outros que se apoiam totalmente sobre ela);
  • circoauriculares: também usam arcos sobre a cabeça, mas são capazes de envolver as orelhas por completo (geralmente os headsets usados pelos gamers são esse modelo).

Agora que você já sabe quais são os modelos do mercado, podemos ir para o que realmente importa: saber qual é o modelo ideal para cada pessoa.

Pessoas que gostam de colocar o fone e se isolar do mundo.

1_isolar

Tem pessoas que gostam de colocar o fone no ouvido e não escutar mais nada do lado externo, seja para se concentrar no que precisa fazer ou só para curtir um momento a sós com a música mesmo.

Para essas pessoas os modelos de fone mais indicados são o do tipo intra-auriculares e circoauriculares, porque eles isolam melhor o som externo sem que a pessoa precise aumentar o volume para abafar os ruídos externos.

Pessoas que amam correr e praticar exercícios.

1_esporte

Pessoas muito ativas, que não conseguem sair para correr ou ir na academia sem um fone de ouvido, sempre passam raiva com o fone que fica caindo da orelha toda hora.

Por isso, o modelo mais indicado para esse grupo são os fones esportivos, na sua maioria no modelo de earbuds, mas com uma alça que os prende atrás da orelha, evitando o incômodo de precisar ficar ajeitando os fones toda hora. Outro modelo que pode ser bacana para você, adepto da geração saúde, é o intra-auricular, que se fixa no canal auditivo – e você pode encontrar opções resistentes ao suor.

 

Outra dica bacana para os atletas de plantão é investir nos modelos Bluetooth, que permitem praticar exercícios sem se enroscar no fio.

 

Pessoas que gostam de trabalhar ouvindo música.

1_trabalho

Uma das situações mais comuns nos escritórios são pessoas trabalhando com fone de ouvido, seja para escutar uma música enquanto finaliza uma apresentação, ou um podcast para se inspirar.

O problema é que no trabalho a gente não pode se isolar completamente dos ruídos exteriores porque precisamos ficar atentos aos telefonemas e as conversas ao nosso redor. Nesse caso os modelos ideais são os earbuds ou os supra-auriculares que não envolvem muito a orelha.

Pessoas que gostam de conforto e som de qualidade.

1_conforto

Quem é heavy user de fones de ouvido sabe que alguns modelos podem causar dor nas orelhas, seja porque elas ficaram muito tempo pressionadas ou porque o encaixe força muito o canal auditivo.

Nesse caso, recomendados os fones circoauriculares, que costumam ser os mais confortáveis de todos por terem modelos acolchoados, e os earbuds também – exceto modelos esportivos, que ficam presos na orelha.