Saiba como tirar o máximo de proveito da câmera do seu smartphone e garanta imagens incríveis que vão deixar seus amigos impressionados

As festas de fim de ano são um momento especial para reunir a família e os amigos. Não importa onde você esteja, essa é uma época para garantir boas risadas e lembranças que vão perdurar para sempre na sua memória.

Muitas dessas lembranças serão registradas não apenas na memória, mas nas fotos que você pode tirar.

Hoje os smartphones praticamente substituíram de uma vez por todas as câmeras compactas. Sendo assim, nada melhor do que dominar algumas técnicas para garantir que as fotos da festa fiquem perfeitas.

Obviamente, quanto melhor for a qualidade da câmera do seu smartphone, mais nítidas as imagens vão ficar.

Porém, alguns conselhos se aplicam também àqueles celulares com câmeras mais simples. Você já ouviu dizer que quem faz uma boa foto é o fotógrafo e não o aparelho?

Pois essa é a mais pura verdade e seguindo essas dicas simples a qualidade das suas imagens vai crescer bastante.

1 – Fotografia é luz. Pense na luz

foto da câmera de smartphone

Um erro muito comum que vemos em fotografias é o de posicionar as pessoas diante de fontes cuja luminosidade é maior.

Em outras palavras, para não aparecer olhando para a luz (ou para o sol), muitos se posicionam na frente deles e o resultado final não é nada animador. As pessoas, em primeiro plano, ficam escuras e o fundo fica esbranquiçado.

Você pode resolver esse problema de uma maneira bem simples. Tenha em mente que a fonte principal de luz não precisa aparecer na foto.

Se for a luz do sol, por exemplo, dê um jeito para que o sol possa iluminar a pessoa que será retratada e não que ele fique ao fundo. Só resolvendo esse problema você já vai garantir fotos muitos melhores.

2 – Conheça a sua câmera

Muitos celulares hoje contam com recursos que permitem ao usuário tirar fotos no modo manual. Nesse modo, é possível brincar com itens com velocidade do obturador, abertura, balanço de branco entre outras ferramentas.

Mexa à vontade nessas configurações e faça testes para ver como ficam as fotos nas mais diferentes condições.

Por exemplo, fotos tiradas em ambientes com pouca luminosidade ficam melhores se você aumentar o tempo de exposição. Isso significa que o obturador ficará aberto por mais tempo, entrando mais luz.

Por outro lado, qualquer tremida sua deixará as fotos ruins. Portanto, um tripé pode ser de grande ajuda nessas horas.

3 – Evite usar o zoom

Muitas pessoas contam hoje com celulares que contam com recursos de zoom nas imagens. Por mais que ele facilite a sua vida, isso não significa que imagens com zoom tenham uma boa qualidade final.

Em outras palavras, o zoom é como se você estive fazendo um recorte na imagem principal, o que deixa tudo mais granulado.

Por isso, se tiver a oportunidade, chegue o mais perto possível do objeto a ser fotografado ao invés de recorrer ao zoom.

Isso vai garantir fotos com cores mais naturais e com melhor resolução. Alguns itens, infelizmente, não foram mesmo feitos para serem fotografados com um celular, como uma foto perfeita da Lua, por exemplo.

4 – Use e abuse dos modos HDR

efeito HDR

Os celulares mais recentes disponíveis nas lojas brasileiras contam com recursos de HDR nas câmeras. Essa é uma sigla para High Dynamic Range.

Quando ativado, esse modo captura três imagens com um único toque no disparador. Uma imagem subexposta, uma imagem superexposta e outra com exposição normal.

Depois que a foto foi tirada, o software se encarrega de fazer uma mescla das três imagens. Assim, você consegue níveis de detalhes mais precisos, mesmo que algum dos objetos esteja desfocado.

Por outro lado, os modos de HDR são mais difíceis de serem utilizados em fotos em movimento. Assim, tenha em mente que você vai precisar ter a mão firme quando for fotografar com esse recurso ativado.

5 – Teste aplicativos de câmera diferente

Por mais que você se esforce e siga todas as dicas possíveis para uma boa fotografia, pode ser que ainda assim os resultados obtidos não sejam do seu agrado. Não fique triste se isso acontecer.

Mesmo os fotógrafos profissionais, que usam câmeras mais caras, recorrem depois aos softwares de edição de imagem para fazer os ajustes necessários.

No mundo dos smartphones não é diferente. Você pode aplicar filtros, mexer nos índices de cor, contraste e brilho ou optar por transformar por completo as fotos, aplicando máscaras e stickers.

O número de softwares disponíveis para essa finalidade é enorme e aqui vamos elencar alguns deles com características mais profissionais.

Um dos mais populares é o VSCO, disponível para Android e iOS. Teste também o Camera FV-5 e o Camera+. Por fim, não deixe de recorrer ao Photoshop e até mesmo ao Instagram para editar suas imagens.

6 – Fuja do óbvio

camera de celular

A última dica é mais subjetiva, mas é algo que vai fazer a diferença à medida que o tempo passa e você faz mais testes.

Fuja das poses mais óbvias. Se você via tirar uma foto de um casal, procure ângulos alternativos que possam dar um novo significado às fotos. Uma imagem de alguém perdido em frente a um monumento enorme não diz muita coisa.

Porém, você pode se aproximar e colocar o rosto da pessoa em primeiro plano enquanto mostra o monumento ao fundo de uma forma mais sutil.

O aspecto da fotografia será muito mais profissional e com certeza suas novas imagens farão muito sucesso nas redes sociais.

E aí, aprendeu a transformar seu celular em uma super câmera? Que tal deixá-lo protegido também. É fácil, você pode fazer um seguro para o seu smartphone e sempre aproveitar todos os seus recursos com tranquilidade, porque estará assegurado contra roubo e danos. Fique tranquilo agora mesmo!