4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Coração do celular: Entenda como funciona um processador

Saiba o que é e para que serve um dos componentes mais importantes de um smartphone

Talvez você nunca o tenha visto em imagens, mas ele está presente em seu celular e, sem ele o seu smartphone não funcionaria.

Estamos falando do processador, um dos principais componentes de um aparelho e que pode ser considerado o coração do sistema.

Entender como ele funciona é fundamental também na hora de escolher o seu smartphone.

As nomenclaturas e as especificações de um processador de celular podem não ser tão simples para aqueles que não estão muito familiarizados com o tema.

É preciso ficar de olho no fabricante, na quantidade de núcleos, na geração, na velocidade do clock e em uma série de outros itens técnicos.

Nesse artigo, explicamos de forma sucinta como funciona o processador de um celular e por que você deve prestar atenção a esse item antes de comprar um novo produto.

Como um processador funciona?

processador de celular

Entender como funciona um processador de celular antes de comprar é fundamental.

Quanto melhor for o processador do seu aparelho, maior será velocidade de execução dos jogos e das tarefas que o sistema operacional precisa realizar.

Assim como o coração, o processador não faz esse trabalho sozinho. Ele utiliza os recursos do sistema operacional, das memórias e da GPU para suprir todas as suas necessidades.

Para entender como um processador especificamente funciona, primeiramente é preciso compreender o que significam outros quatro elementos que estão associados a ele.

Vamos entender primeiro o que é velocidade de clock, chipset, o que são os núcleos e para que serve uma GPU.

Velocidade de clock

A comparação que podemos fazer, nesse caso, é com o motor de um carro. A velocidade de clock indica quantos “giros” um processador pode fazer a cada segundo.

Assim, a analogia é válida não em termos de qual velocidade ele pode alcançar, mas sim qual é o esforço que será necessário para que ele atinja tal desempenho.

Vamos pegar um exemplo de um carro 1.0 e um carro 2.0.

Ambos têm plenas condições de chegar a uma velocidade de 110 km/h, por exemplo.

Porém, o modelo 1.0 vai sofrer mais para chegar nesse número enquanto o carro 2.0 vai fazer o seu trabalho de forma mais tranquila.

Nesse caso, entra em cena outro fator: a quantidade de núcleos.

Núcleos de um processador

núcleos de processador

Aprenda o que são os núcleos de um processador. Foto: Intel

Os núcleos de um processador de celular, também conhecidos por core, são o cérebro da operação. Quanto maior for o número de núcleos, mas rápido o processador fará a análise da informação e passará os dados adiante, se comunicando com outros componentes. Hoje no mercado temos processadores que vão de dois núcleos até dez.

Porém, é preciso que exista um equilíbrio entre a quantidade de núcleos e a velocidade de clock. Se tudo estiver no máximo, por exemplo, o consumo de bateria será muito alto e você provavelmente ficaria na mão em poucas horas. O segredo consiste em encontrar o meio termo que faça com que todas essas partes funcionem em harmonia.

Chipset

No item anterior falamos de como os núcleos processam as informações para enviá-las para outros componentes do aparelho, não é mesmo?

Esse processo de comunicação com as outras partes é feito pelo chipset.

Ele precisa acompanhar o ritmo de leitura e escrita dos dados que os núcleos são capazes de processar, assim como os demais componentes também precisam estar no mesmo ritmo.

Novamente, temos aqui a busca pelo equilíbrio. De nada adianta colocar um processador moderno em um chipset antiquado, por exemplo.

Em algum momento o processo vai sofrer algum tipo de gargalo e o resultado final vai ficar bem abaixo do esperado.

GPU

Por fim, o último componente de um processador que devemos levar em consideração é a GPU, sigla que em tradução direta quer dizer Unidade Gráfica de Processamento.

Como o próprio nome indica, essa unidade é atividade sempre que se requer altas capacidades de processamento gráfico, como no caso de jogos, por exemplo.

Para rodar um aplicativo mais simples, como o WhatsApp, o processador sozinho dá conta do recado, mas para renderizar gráficos de jogos, em tempo real, a CPU vai pedir ajuda da GPU, de forma que esse processamento mais complexo e pesado seja feito à parte, para não sobrecarregar o sistema operacional em execução.

Componente é fundamental, mas não funciona sozinho

processador de smartphone

O processador de um celular não funciona sozinho, ele precisa de outros componentes para funcionar.

Em linhas gerais, essas são as principais partes que compõem um processador de celular.

E, assim, como ocorre internamente, externamente ele também precisa que os demais componentes acompanhem o ritmo, senão de nada adianta ter tanta capacidade de poder.

Por exemplo, é preciso que a memória RAM dê conta do recado para suprir tudo aquilo que foi processado.

O sistema operacional precisa estar atualizado para exibir todas essas informações para o usuário sem atraso no tempo de resposta.

Da mesma forma, a capacidade de bateria também precisa ser suficiente para suprir todas essas tarefas.

É por isso que às vezes encontramos aparelhos que são melhores em algumas tarefas do que outros, mesmo sendo inferiores.

Isso acontece pelo simples fato de que é possível que um determinado componente esteja mais otimizado para jogos, por exemplo, mas consuma bastante bateria para isso.

Outros, reduzem a quantidade de frames exibidos em um jogo para rodar de forma mais suave e economizar bateria.

Por isso, é importante ficar de olho em todas as especificações técnicas de um aparelho antes de confirmar a compra. Se possível, leia reviews sobre ele antes.

Com tanto cuidado na escolha, não deixe também o seu celular descoberto depois da compra.

A contração de um seguro para smartphone pode garantir a tranquilidade que você precisa, a um custo baixo se comparado ao valor do aparelho.

1 Comentário

  1. Carlos

    Meu celular Android não consegue reproduzir vídeo de nenhum formato, pode resolver para mim ficarei muito grato…
    Desde já agradeço

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.