Você provavelmente já se perguntou: como proteger meu celular? Adotar algumas práticas ajuda a evitar perder o aparelho ou mesmo quebrá-lo devido à falta de cuidado. Afinal, ninguém está livre de imprevistos.
Além de proteger o seu celular externamente, é superimportante cuidar dos dados que estão guardados no dispositivo – senhas de bancos e redes sociais, mídias pessoais e mensagens podem ser alvos fáceis de espiões e hackers.
Proteger o celular é fundamental para garantir a durabilidade do eletrônico e a segurança dos seus dados. Por isso, aqui vão oito dicas que vão fazer toda a diferença nos seus cuidados. Continue a leitura do conteúdo para saber mais.
#1 – Coloque uma senha (difícil) na tela de bloqueio
Sem dúvidas, a tela de bloqueio é um dos métodos mais comuns para evitar a tentativa de terceiros utilizarem o seu smartphone.
A dica é criar senhas mais seguras e que sejam fáceis de lembrar. Uma prática não recomendada e que várias pessoas fazem é colocar senhas iguais em vários serviços, inclusive na tela de bloqueio.
Se você faz isso atualmente com o seu celular, pare agora mesmo! Pois isso facilita o acesso do invasor a praticamente tudo que lhe diz respeito.
Por isso, tente criar suas próprias senhas fazendo a combinação de caracteres minúsculos e maiúsculos, números e sinais de pontuação. Tente usar a quantidade máxima de caracteres, mas, se não der, tente criar uma senha que só você, e apenas você, saiba qual é.
Alguns celulares, como o novo iPhone, possuem desbloqueio de tela via impressão digital e reconhecimento facial. Esses dois recursos são excelentes para colocar no smartphone, pois somente os usuários conseguem utilizá-los.
#2 – Ative a conexão remota
A conexão remota pode salvar o seu smartphone se ele for roubado, furtado ou até mesmo perdido. Isso porque a função rastreia o smartphone no lugar em que ele está, dando ao usuário a possibilidade de resgatá-lo.
Para que isso funcione, é fundamental manter habilitado o serviço de GPS do aparelho.
“Ai, mas isso vai gastar a minha bateria.”
Bom, isso é verdade. Mas é melhor gastar um pouco de bateria e conseguir recuperar o aparelho depois que um problema aparecer do que perdê-lo e nunca mais conseguir achar, não é?
Alguns celulares ainda oferecem a possibilidade de apagar todos os dados existentes no smartphone e de bloquear o aparelho remotamente.
Se o seu aparelho contar com essas funções, não deixe de utilizá-las se algo acontecer.
#3 – Faça backup dos arquivos
O backup dos arquivos vai muito além do que um simples cuidado contra roubos, furtos e quebras acidentais. Ele serve para garantir a segurança das suas informações e dos arquivos que você tem guardados.
Além disso, há muitos outros motivos para fazer backup daquilo que você possui em seu celular. Saiba quais são:
- Poupar espaço;
- Não perder as lembranças;
- Manter os arquivos disponíveis;
- Ficar longe da ameaça de vírus;
- Passar os arquivos de um aparelho para outro.
Para fazer um backup seguro, vale contar com a ajuda dos sistemas de armazenagem em nuvem – como Google Drive e Dropbox – e com HDs externos.
#4 – Criptografe os dados
De forma resumida: a criptografia armazena os seus dados em um formulário ilegível e aparentemente embaralhado. Isso significa que será necessário uma chave de acesso, que muitas vezes é o número PIN do smartphone.
A criptografia de dados garante um nível adicional de segurança, inibindo pessoas que tentem acessar suas informações.
Então, se você tem algum conteúdo de grande importância em seu dispositivo, é recomendável criptografar seus dados agora mesmo.
A maioria dos celulares já está vindo com a criptografia de dados ativada. Se o seu ainda não estiver, siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: carregue o smartphone até ele ter, pelo menos, 80% de bateria;
Passo 2: acesse as configurações;
Passo 3: se estiver no sistema Android, acesse a parte de “segurança”, mas, se for iOS, acesse “Touch ID”;
Passo 4: clique em “Criptografar telefone” ou “ativar código”;
Passo 5: defina uma senha.
Pronto! Sua criptografia está feita. O processo pode demorar até uma hora — depende do celular e do número de arquivos que você tem guardado.
É importante lembrar que a criptografia pode deixar o desempenho do seu smartphone mais lento em algumas operações, visto que tudo precisa ser decodificado antes do acesso.
#5 – Configure os aplicativos
Muitos aplicativos oferecem recursos que ajudam a evitar que qualquer pessoa tenha acesso às suas informações.
O WhatsApp, por exemplo, deixa os usuários do iOS usarem a impressão digital para desbloqueio. A função faz com que o aplicativo seja bloqueado automaticamente depois de um tempo definido por você.
Já o Facebook tem a função “Onde você está conectado”, que mostra os dispositivos nos quais sua conta está conectada. Essa funcionalidade pode ser acessada na seção “Segurança”, dentro da página de “Configurações”.
#6 – Utilize capinha e película de tela resistentes
Chegou a hora de falar dos cuidados externos que você precisa ter com o seu celular.
Uma capinha é fundamental para evitar que a tela se quebre em milhares de pedacinhos após uma queda. Alguns modelos possuem materiais emborrachados que oferecem o dobro de proteção, espaço para encaixar as mãos e designs diferenciados.
Também é importante falar das películas de vidro — se a tela acertar o chão, a película de vidro quebra antes do que o visor. Na hora de colocar, vá em uma loja de manutenção de confiança.
#7 – Ande com uma doleira, quando estiver em grandes multidões
Uma doleira pode proteger o seu celular de furtos e até mesmo de um roubo inesperado. Isso porque esse acessório permite carregar o smartphone por baixo da roupa. Assim, uma pessoa mal-intencionada não verá que você está com o telefone.
Se estiver no meio de uma grande multidão, a dica é tirar a doleira apenas em locais seguros. Então, evite mostrar que está pegando algo por baixo da roupa e manusear o aparelho.
#8 – Contrate um seguro de celular
Mesmo com todas as dicas acima, você não está livre de imprevistos, e um seguro de celular pode ser a proteção de que você precisa, caso um problema venha a acontecer.
Um bom seguro vai deixá-lo mais tranquilo para caminhar na rua, frequentar shows ao vivo e curtir seus momentos preferidos.
A BemMaisSeguro oferece seguro de celular do seu jeito. Você pode escolher entre a Cobertura Completa, que te protege contra roubo e furto qualificado mediante arrombamento, quebra acidental e queda de líquidos, e a Cobertura Econômica, que protege somente contra roubo e furto qualificado mediante arrombamento.
Faça uma cotação online e veja se o plano atende às suas necessidades.
comentários