Um item muito valioso e visado, o celular é onde temos fotos, nomes de familiares e até mesmo dados bancários armazenados. Com um uso tão intenso, o acesso à internet pode ser uma porta de entrada para os vírus.

O problema é que os vírus para celular dependem apenas de um pequeno descuido do usuário para se instalar no dispositivo. Alguns deslizes podem ser clicar em links suspeitos, fazer downloads de aplicativos não confiáveis ou acessar a internet usando Wi-Fi gratuito e sem proteção.

Além disso, mensagens de SMS de números suspeitos também podem ser uma das portas de entrada dos vírus. Por isso, é preciso saber o que fazer para proteger seu smartphone de vírus e malware.

Análise dos principais riscos de segurança para smartphones

Uma opção interessante para proteger seu smartphone de vírus e malware é conhecer as ameaças virtuais de maneira inteligente. Então, confira algumas das vulnerabilidades que afetam os dispositivos móveis e geram mais riscos para o uso contínuo do smartphone.

  • Falha no controle de acesso pode indicar ataques cibernéticos, isso porque os criminosos podem ter acesso a dados confidenciais;
  • Falhas de criptografia também pode estar ligadas a ataques, e, neste caso, senhas e códigos de aplicativos podem ser violados;
  • Aplicativos com injeção de malwares também são perigosos para a segurança de um celular, ele traz um grande risco à segurança da informação.

Dicas para proteger seu smartphone de vírus e malware

Conhecer maneiras de proteger o seu celular é fundamental para mantê-lo longe de vírus e malware, veja a seguir algumas dicas:

  • Tenha um antivírus

Esses programas são capazes de detectar os vírus e fazer uma limpeza no smartphone, protegendo o dispositivo de outras ameaças futuramente.

  • Fique atento aos aplicativos instalados

Evite instalar aplicativos fora das lojas oficiais do sistema operacional do aparelho. Mas, mesmo que o aplicativo esteja disponível na loja, verifique a reputação do desenvolvedor para saber se é confiável.

  • Verifique as permissões

Para impedir que um aplicativo veja seus dados ou transmita informações para terceiros, atente-se às permissões solicitadas pelo programa durante e após sua instalação. É normal um aplicativo de mobilidade pedir acesso ao GPS, mas um aplicativo de anotações, por exemplo, não precisa dessa informação.

  • Não clique em links suspeitos

Tenha cuidado ao clicar em anexos e links que aparecem do nada, eles podem instalar aplicativos espiões que roubam dados. Alguns rastreiam só como você usa a internet ou monitoram locais que você frequenta, outros podem roubar dados bancários, agenda de contato, fotos, etc.

  • Cuidado com redes gratuitas de Wi-Fi

Shoppings, aeroportos e restaurantes disponibilizam redes gratuitas em locais públicos que podem transformar seu celular em uma presa fácil para os hackers. Por isso, é bom ver somente o que realmente for necessário ao usá-las e evitar operações que exponham demais seus dados pessoais.

Comparação de desempenho de segurança entre os principais sistemas operacionais para smartphones

Na questão de segurança, a Apple e o Google monitoram e avaliam sistematicamente a Google Play Store e a App Store. Eles verificam possíveis recursos e até funções maliciosas em aplicativos de terceiros.

Apesar disso, é fundamental checar a procedência de aplicativos e arquivos baixados em qualquer sistema operacional dentro e fora das lojas de aplicativos. Certamente, a maioria dos malwares e de outras ameaças pode ser evitada pelo próprio usuário, tomando medidas simples de segurança.