Saiba identificar quais são os sintomas de smartphones Android infectados e descubra como tirar vírus de celular

Os celulares se tornaram praticamente onipresentes nas mãos dos brasileiros. Dados divulgados pela Anatel indicam que no Brasil já há mais linhas de telefone do que habitantes, em uma média de mais de um aparelho por pessoa. Obviamente, nem todos eles estão conectados à internet, mas o acesso via dispositivos mobile também se tornou a principal porta de entrada para o mundo virtual.

Assim como você deve ter certos cuidados ao acessar a internet por meio do seu computador, no celular não é diferente. Quanto maior é o uso, maior é o número de pessoas mal-intencionadas tentando infectar o seu dispositivo na esperança de roubar alguns dados confidenciais. Os vírus e malwares são uma ameaça recorrente e todo cuidado é pouco para evitar que você seja mais uma vítima deles. Veja como tirar vírus de celular, os principais vírus e como identificar os sintomas de um celular infectado.

como remover virus do celular

Os vírus e malwares são uma ameaça recorrente e todo cuidado é pouco.

De quais vírus você deve se proteger?

Não há uma lista propriamente dita com nomes de vírus que você deve temer. Nesse caso, estamos falando de ameaças muito dinâmicas que mudam a cada dia. Em tese, novos vírus surgem com maior frequência do que você imagina e, por conta disso, ficar alerta e deixar o seu smartphone protegido são os principais conselhos que você deve seguir.

Contudo, apesar do grande número de vírus e malwares existentes, algumas das consequências que eles provocam são bastante comuns e fáceis de serem identificadas. Assim, para ficar protegido, você deve observar quais são esses sintomas e, caso identifique algum deles, aja imediatamente. Outra recomendação é ter sempre um software antivírus atualizado instalado em seu smartphone, para que você possa se precaver ou ter um meio de como tirar vírus de celular.

removedor de virus

Você deve observar se esses sintomas aparecem e, caso identifique algum deles, aja imediatamente.

Como identificar se o seu smartphone está com vírus?

Em linhas gerais, existem uma série de sintomas que podem ser observados para que você descubra se o seu celular está com vírus ou não. São alguns comportamentos estranhos que vão deixar o seu aparelho mais lento, vão descarregar a sua bateria mais rápido ou ainda vão incomodar você exibindo mensagens estranhas e sem muito sentido.

Pop-ups suspeitos: os pop-ups são aqueles banners que saltam na tela quando você vai fazer uma determinada ação. Se você vir muitos deles relacionados a jogos, cassinos ou produtos sexuais ou, ainda, quando você acessar um site perceber um redirecionamento estranho, é bem provável que você tenha sido infectado por adwares.

Tráfego de dados mais alto: para quem costuma acompanhar como está o consumo de dados no celular fica mais fácil perceber. Entretanto, quem não tem esse hábito, pode estar vivendo dentro de uma armadilha sem perceber. Alguns vírus utilizam a internet para enviar e receber informações do aparelho. Portanto, se notar algo suspeito, recorra a um antivírus imediatamente.

Consumo de créditos: há ainda exemplos de malwares que podem se aproveitar dos créditos do seu celular para enviar mensagens de texto para os seus contatos ou ainda fazer ligações indesejadas. Esse é um dos tipos de infecção mais nocivas que existem, mas felizmente há como tirar vírus de celular como esses com facilidade.

Downloads suspeitos: se ao acessar os aplicativos instalados em seu aparelho você notar alguns apps que nunca viu na vida, remova-os imediatamente antes de tentar usar para descobrir o que são. Uma das táticas das pessoas mal-intencionadas é justamente a de lotar seu aparelho com apps cavalo-de-troia, para que você morda a isca e ative os malwares.

Lentidão extrema: se o seu celular estiver muito lento, considere restaurá-lo ou rodar um antivírus com uma certa frequência. Muitos malwares utilizam o poder de processamento do aparelho para outras tarefas em segundo plano, deixando o usuário na mão. Se não há como tirar vírus de celular somente com um aplicativo, faça um backup e formate o aparelho.

Bateria durando pouco: por fim, veja em que situação está a bateria do seu celular. Se ela não dura muito e você precisa estar com o celular na tomada o tempo todo, saiba que esse pode ser um sintoma de que o seu aparelho foi infectado de alguma forma. Claro, pode ser que não seja um malware, mas por via das dúvidas tome as precauções necessárias da mesma forma.

limpar virus do celular

Existem vários sintomas que podem ser observados e identificar se o celular está com vírus ou não.

Como tirar vírus de celular?

A dica mais importante para tirar vírus de smartphones é baixar e instalar um antivírus de qualidade. Há vários softwares de renome no mercado que são gratuitos e frequentemente são elogiados pelos principais sites de tecnologia existentes. Norton Security Antivirus, Hornet AntiVirus Free, BitDefender AntiVirus Free, Zoner AntiVirus Free e Mobile Security and Antivirus by Avast são alguns dos exemplos.

Se você preferir, existem ainda alguns antivírus online para Android, também gratuitos. Ou seja, você não precisa baixar um app caso tenha pouco espaço disponível. Alguns exemplos são o BitDefender, o ESET Online Scanner, o F-Secure Online Scanner e o VirScan.

Por fim, existem ainda algumas outras dicas que vão ajudar bastante você a se prevenir e evitar qualquer tipo de problema no seu aparelho. Evitar fazer root do Android, utilizar uma senha sempre para desbloquear o smartphone e fazer download de aplicativos apenas a partir da loja oficial, a Google Play, são algumas das maneiras de minimizar problemas.

Se ainda assim seu aparelho for acometido por um desses problemas e as soluções de como tirar vírus de celular não resolverem, a dica é fazer um backup e restaurar as configurações originais de fábrica. Isso vai limpar de uma vez por todas qualquer malware que esteja por ali.

como tirar vírus do celular

Há vários softwares gratuitos que são frequentemente elogiados pelos principais sites de tecnologia.

Você também pode gostar de: Antivírus grátis para celular! Veja qual o melhor
Você chegou até aqui, então aprendeu como tirar vírus de celular. Que tal mantê-lo protegido também contra roubo e danos? É fácil, fazendo um seguro para smartphone! É rápido, fácil e seguro. Proteja já seu smartphone e fique tranquilo.