4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Eletrônicos, Smartphones

7 indícios da premonição tecnológica! Star Trek e Star Wars adivinharam o futuro da tecnologia dos smartphones?

Descubra como algumas invenções imaginadas pela ficção se tornaram realidade e foram parar nos smartphones

Diz o ditado que a vida imita a arte, e quando o assunto é ficção científica no cinema as coisas fazem ainda muito mais sentido.

É grande o número de tecnologias que surgiram da imaginação fértil de roteiristas e diretores de cinema e que serviram de inspiração para que engenheiros e pesquisadores trabalhassem para transformar esses sonhos em realidade.

Nesse artigo, listamos 7 tecnologias que estão presentes hoje em qualquer celular moderno, mas que foram apresentadas ao mundo pela primeira vez na tela do cinema.

É curioso imaginar que algumas delas levaram algumas décadas até se tornarem realidade e hoje nos acostumamos tanto a elas que já não conseguimos imaginar o mundo sem a existência delas.

1 – celulares com flip em Star Trek?

TV Star Trek

 

Mais do que as tecnologias dos celulares específicas presentes nos aparelhos, os próprios smartphones são uma invenção que apareceu no cinema muito antes de se tornar realidade.

No filme “Tempos Modernos”, estrelado por Charles Chaplin em 1928, há uma cena bastante intrigante: uma mulher anda na rua com o que parece ser um celular, conversando enquanto caminha.

Porém, a ideia de ter um comunicador no bolso tem na série de TV Star Trek a sua maior inspiração.

No seriado, lançado no final dos anos 60, os integrantes da nave USS Enterprise, em especial o Capitão Kirk, o Dr. McCoy e o Dr. Spock, utilizam amplamente os comunicadores para conversar entre si.

Seu formato lembra demais o dos celulares com flip, populares no início dos anos 2000.

2 – Telas sensíveis ao toque

2001 Uma Odisseia no Espaço

Você já parou para pensar que tocar na tela para fazer algum tipo de ação era algo inovador há 10 anos?

Pois é, não faz tanto tempo assim que as telas touch invadiram a nossa vida, mas elas chegaram com tudo e vieram para ficar.

Hoje, tocar na tela para executar um comando é algo comum em celulares, vídeo games, tablets, geladeiras e até mesmo no painel do carro.

Em dois momentos algo assim foi visto nos cinemas. No filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, lançado em 1968, os astronautas usam uma espécie de tablet para ler notícias e assistir a vídeos, tocando direto na tela para se comunicar.

Já no filme “Minority Report”, estrelado por Tom Cruise em 2002, as telas sensíveis ao toque são parte das ferramentas de trabalho da equipe de pré-crimes, uma polícia que combate crimes antes mesmo que eles aconteçam.

3 – Chats em vídeo

Os Jetsons

Se você viveu os anos 80 ou 90 vai lembrar de como era caro ter uma linha telefônica fixa naquela época.

Conversar via telefone fixo era o máximo que se fazia e todos imaginavam o dia que poderiam não só ouvir, mas também ver quem estava do outro lado da linha.

A animação “Os Jetsons”, na década de 80, ilustrava isso muito bem.

Quer lembrar dos Jetsons?

Naquela época, o desenho imaginava que isso iria acontecer dali há 100 anos. Felizmente não precisamos esperar tanto assim.

Aplicativos como Skype, WhatsApp e FaceTime hoje são capazes de, em questão de segundos, conectar pessoas a partir de qualquer parte do planeta e permitir que elas conversem não apenas via áudio ou texto, mas com imagens em vídeo em tempo real.

4 – GPS no bolso

007 James Bond

Uma das tecnologias dos celulares que era inimaginável no início do século passado é o sistema de GPS.

As pessoas ficaram loucas quando viram pela primeira vez nos cinemas, em 1964, o agente 007 James Bond usando um aparelho de GPS no seu Aston Martin.

Naquela época, uma invenção como essa parceria mais uma das bruxarias que o personagem Q inventava para o superagente.

De lá para cá, mais de 50 anos se passaram e os sistema de GPS hoje são considerados itens tão corriqueiros que é praticamente impossível imaginar um celular que não tenha acesso a serviços como o Waze ou o Google Maps.

E hoje eles estão ainda melhores, já que indicam também a situação do trânsito nas grandes cidades.

5 – Fones de ouvido sem fio

Um celular moderno que se preze nos dias de hoje é compatível com as tecnologias NFC e Bluetooth.

Por meio delas, é possível transmitir dados para outros acessórios, como uma caixa de som ou fone de ouvido sem fio.

Mas você já parou para pensar que nem sempre foi assim e que os fones de ouvido Bluetooth são muito recentes?

Uma das primeiras vezes que se viu algo assim nas telas dos cinemas foi no filme “Fahrenheit 451”, produção lançada em 1966.

No filme, as pessoas assistem à TV usando fones de ouvido sem fio e curiosamente o design deles é muito similar ao daqueles que nós vemos hoje em nosso dia a dia. Alguma dúvida que eles serviram de inspiração?

tecnologia de celulares  nos tempos antigos

6 – Assistentes pessoais por voz

Conversar com o Google, com a Siri ou com a Cortana, nos dias de hoje, já não causa estranheza para ninguém.

As assistentes pessoais embarcadas nos smartphones são capazes de aprender com seu comportamento, entender o contexto das suas perguntas e buscar na internet as respostas para tudo aquilo que você precisa.

E para isso basta conversar naturalmente com o seu celular.

Algo similar pôde ser visto em “2001: Uma Odisseia no Espaço”. No filme, um dos personagens principais é o robô HAL 9000, um dos responsáveis por conduzir os astronautas ao espaço.

Hal 900 - robo-tecnologia-celulares

 

Na ficção, HAL acabou se rebelando, assumindo o controle da espaçonave e deixou todo mundo na mão. Vamos torcer para que na vida real isso nunca aconteça.

7 – Holografia em celulares

Holograma Star Wars

Quem viu a comunicação por meio de holografias no filme “Star Wars”, de 1977, certamente não imaginava que quarenta anos depois aquilo ia se transformar em uma das tecnologias dos celulares.

No filme de George Lucas ela é uma das maneiras mais dinâmicas que os jedi encontraram para poder se comunicar uns com os outros.

Hoje, há aplicativos específicos para smartphones que permitem que você crie holografias simples e as exiba com a ajuda de acessórios, como um prisma.

Na internet você encontra diversos vídeos e tutoriais que ensinam como fazer isso em casa sem gastar nenhum centavo. Tudo que você vai precisar, é claro, é de um celular moderno.

Gostou de saber das curiosidade sobre as tecnologias vistas nos filmes antigos? Agora que você aprendeu como a tecnologia já era mostrada no passado, antes mesmo de existir um celular, que tal proteger seu smartphone de riscos e danos que podem ser causados na vida real! Contrate o seguro do seu celular com a Bem Mais Seguro!

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.