As festas de fim de ano estão chegando e com elas chegam também muitas oportunidades de você encontrar seus amigos, familiares e socializar.

Esse é também um momento em que muitas pessoas saem do seu “habitat natural”, ou seja, saem da rotina casa-trabalho e vistam lugares novos.

É justamente nessas ocasiões que algum acidente com o seu celular pode acontecer. Seja na beira da piscina, na praia ou fazendo uma trilha, seu smartphone pode ficar mais exposto do que o normal, resultando em algum tipo problema.

Existe ainda a possibilidade de furtos e roubos em festas, quando você pode estar animado com as conversas, mas mais desatento.

Para evitar que o ano de 2020 comece de uma forma ruim para você, listamos aqui alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar as chances de algum acidente acontecer.

E você já sabe: é melhor prevenir do que remediar a situação, não é mesmo?

tirar foto com os amigos

1.   Smartphone bom é smartphone seco e bem guardado

Durante as festas, é comum que as pessoas se descuidem e deixem seus aparelhos em cima de mesas e balcões, enquanto celebram. Se alguém esbarrar em um copo ou garrafa cheios de líquido, o estrago estará feito.

Procure sempre guardar o celular em locais secos e fechados, de modo que seja difícil de serem atingidos por substâncias líquidas.

2.   Cuidado ao ficar próximo da piscina

Um dos primeiros momentos para se ficar atento no final de ano é quando você estiver em um local que tenha piscina.

É comum que muitos queiram descansar ao lado da piscina ou, ainda, queiram dar um mergulho em algum momento. Além disso, sempre têm aqueles engraçadinhos que pregam peças nos amigos, jogando-os dentro da água.

Essas circunstâncias são bastante propícias para que, de uma forma ou de outra, o seu celular acabe indo parar dentro da piscina. Mesmo os aparelhos que contam com algum tipo de certificação requerem cuidados especiais.

Sendo assim, evite se aproximar da água com o celular em mãos e guarde-o dentro de uma capinha protetora impermeável.

3.   Quanto mais longe do chão, melhor

É normal que as pessoas queiram registrar todos os momentos importantes de suas vidas, sobretudo quando passados entre amigos e familiares.

Mas ainda que os momentos sejam felizes, as pessoas não estão livres de acidentes. Durante o registro de uma “selfie”, por exemplo, o celular pode escorregar das mãos, cair no chão e quebrar.

Segurar o aparelho de modo firme e guardá-lo em lugares seguros depois do registro é uma boa prática.

O uso de capa protetora também é bastante recomendável, já que protege o aparelho em caso de quedas e diminui o impacto com o solo.

4.   Muito cuidado também na praia

As praias estão entre os destinos preferidos dos brasileiros no período de férias. Porém, para os smartphones, elas podem apresentar dois problemas: a areia e a água.

O ideal é que quando você for para a areia da praia o celular fique em casa. Porém, sabemos que a grande maioria das pessoas não vai abrir mão do aparelho nem por um minuto.

Sendo assim, redobre os cuidados. O ideal é colocá-lo dentro de uma capa impermeável, própria para acondicionar o celular.

Assim, você evita que, por meio das aberturas do aparelho, como a entrada para fone de ouvido ou as saídas de áudios, a areia entre de mansinho e se acumule.

Evite também o contato do produto com a água do mar, que pode ser bastante prejudicial mesmo para os produtos que têm algum tipo de certificação.

5.   Evite os momentos de descuido

No final de ano muitas pessoas bebem além da conta e, quando isso acontece, os reflexos ficam mais lentos e a atenção vai embora.

É comum que nessa época do ano muitos usuários percam o celular ou, ainda, simplesmente os esqueçam em algum lugar. Há duas dicas para tentar minimizar problemas como esses.

A primeira delas, obviamente, é tomar mais cuidado com o seu celular, guardando-o sempre no bolso (de preferência na frente da calça) ou em uma bolsa. Já a segunda dica é colocar uma cordinha nele e prendê-lo no cinto.

Em diversos estabelecimentos comerciais há cases à venda que permitem adicionar uma espécie de alça ao aparelho, evitando que ele se perca com facilidade.

6.   Cuidado com furtos e roubos

Locais com grande aglomeração de pessoas, embora sejam muito festivos, são propícios também para que bandidos possam agir roubando smartphones.

Na maioria das vezes, o furto é cometido de forma tão sutil que as pessoas só se dão conta que foram subtraídas horas depois. Sendo assim, é fundamental que você não facilite a ação de pessoas mal-intencionadas.

O primeiro passo é evitar utilizar o seu smartphone em locais públicos. A Polícia Militar sempre orienta que “aquilo que não é visto, não desperta tentação”.

Assim, se os ladrões não se derem conta de qual modelo de celular você está usando, o mais provável é que eles tentem buscar o de outra vítima que esteja menos descuidada.

O segundo ponto importante a ser observado é não deixar o aparelho em locais de fácil acesso. O bolso de trás da calça, por exemplo, é um dos piores lugares para se guardar o celular.

Prefira deixá-lo dentro de uma bolsa, cuja abertura não seja tão simples, ou dentro de uma pochete, que estará localizada logo à sua frente.

Em caso de algum incidente, busque o mais rápido possível um meio de proteger as suas contas, mudando as senhas de todos os aplicativos que você utiliza no celular.

7.   Tenha um seguro para celular

 

cuidados para tirar fotos

Pode ser que com todos esses cuidados ainda assim, em um momento de distração, você deixe o celular cair no chão ou acabe deixando-o em algum lugar. Nesses casos não haverá muito o que fazer, infelizmente.

Porém, se você tiver um seguro para celular poderá, ao menos, minimizar o seu prejuízo.

Os valores de mensalidades são bastante acessíveis e o principal benefício que você tem é a possibilidade de reaver o seu dinheiro novamente para comprar outro aparelho.

Nesse caso, você terá que fazer um boletim de ocorrência e depois que toda a documentação necessária for checada você receberá o dinheiro para comprar um aparelho de igual valor.