Saiba como fazer para que o a vida do útil do cabo do seu iPhone seja maior

Quem é dono de iPhone já há um bom tempo sabe que, de vez em quando, algum problema com os cabos do aparelho acontece. Isso porque os cabos utilizados pela Apple são considerados muito frágeis e qualquer torção em sentido diferente faz com que eles se quebrem.

Faça o carregador do iphone durar

Some a isso o fato de que os cabos não originais, aqueles que não são vendidos pela Apple, costumam funcionar também por pouco tempo, uma vez que o software do sistema operacional reconhece que se tratam de cabos não autorizados pela Apple.

Sendo assim, resta ao consumidor recorrer aos cabos originais, que no Brasil têm um preço bem salgado. Ou seja, não dá para ficar perdendo cabo toda hora, não é mesmo? A melhor maneira, então, é se prevenir e existem algumas dicas que você pode seguir. A ideia é fazer com que o carregador para iPhone dure mais.

1 – Enrole os fios de maneira correta

Enrolador de carregador iphoneOs principais problemas que ocorrem com os cabos do carregador para iPhone dizem respeito ao fato de que os usuários os manuseiam de maneira incorreta. As junções nas duas pontas, entre o fio e o conector propriamente dito, são os locais mais sensíveis e qualquer dobra de mau jeito pode fazer com que o fio se quebre por dentro.

Assim, o primeiro conselho a ser seguido é o de enrolar o cabo de forma correta. Você se lembra de como ele veio quando você comprou o aparelho? As voltas nas dobras não podem ser muito pequenas. Aquela maneira de enrolar o cabo é a mais adequada.

2 – Mantenha o fio preso

Fio preso carregador iphone

Ok, você seguiu a dica acima e enrolou de maneira correta o cabo do carregador para iPhone, mas quem garante que ele vai ficar desse jeito quando for guardado dentro da mala ou colocado no seu bolso? Para isso há também uma solução. Separe um daqueles prendedores de saco de pão e use-o para fixar o fio enrolado.

Se você preferir, há sites especializados em acessórios, como o Mercado Livre e o Ali Express, que vendem prendedores com velcro práticos e baratos. Vale a pena investir alguns reais nesses acessórios, pois provavelmente eles farão com que você poupe um bom dinheiro com canos novos.

3 – Use molas de caneta

Molas de Caneta para Carregador Iphone

Essa dica pode parecer curiosa, mas funciona. Você se lembra que mencionamos o fato de que os pontos mais sensíveis do cabo do carregador para iPhone são as suas extremidades? Uma maneira de fazer com que elas fiquem protegidas é enrolando uma mola de caneta nas pontas.

Isso fará com que essas duas partes não se dobrem, em momento algum, evitando acidentes que possam “quebrar” a extremidade. Essas molas podem ser encontradas em canetas do tipo que você aperta para esconder a ponta. Use suas canetas velhas para fazer essa transformação com os cabos.

4 – Use um porta-óculos para guardar o carregador

Porta-óculos para proteger carregador iphone

Mesmo que você tome todos os cuidados acima, pode ser que ao colocar os cabos dentro da sua mala outros itens façam pressão sobre eles, como o notebook, livros ou cadernos. Dessa forma, mesmo assim você não está 100% seguro de que seus cabos ficarão protegidos.

Uma boa dica, portanto, é guardar o carregador para iPhone e o cabo dentro de um recipiente específico. Um bom exemplo são aqueles estojos para guardar os óculos. Eles são espaçosos o suficiente para que você possa acondicionar o carregador juntamente com o cabo de forma muito segura – e fácil de ser encontrada na mala.

5 – Encape ou compre fios encapados

Fios encapados carregador iphone

Os cabos encapados são aqueles que se parecem com uma espécie de corda. Por conta do material, eles se tornam mais resistentes e duradouros. Você pode encapar os seus cabos usando uma fita, barbante ou mesmo um rolo de lã. O resultado ficará satisfatório.

Se preferir, porém, há diversas fabricantes que comercializam cabos para iPhone que são feitos de corda. Procure por modelos que tenham uma mensagem dizendo que eles são certificados pela Apple. Os valores costumam ser um pouco mais altos, mas acaba compensando. E aliás, se você também é amante da Apple… já viu o review do iphone 8?

Proteção nos cabos nunca é demais

Quando falamos em proteção para um smartphone, costumamos pensar apenas no aparelho em si. Até mesmo um seguro para iPhone acaba não contemplando os cabos e os acessórios. Contudo, é nos cabos que os usuários acabam gastando uma boa quantia. Isso sem falar que é sempre recomendável ter mais do que um cabo em casa.

Carregador encapado iphone

Por conta disso, vale a pena seguir à risca ao menos duas dessas dicas para fazer com que os seus cabos durem por mais de uma geração. Quando bem cuidados, os cabos de um aparelho antigo podem servir para um modelo novo e você pode continuar utilizando-o normalmente por quatro ou cinco anos.

Contudo, sua distração pode custar mais caro se você não for uma pessoa cuidadosa. Para se ter uma ideia, hoje um cabo oficial para iPhone na loja da Apple custa entre R$ 120 e R$ 220, de acordo com o tamanho. Ou seja, é um valor alto para ficar gastando a cada um ou dois meses em um acessório que é indispensável para o seu smartphone. Mas se você continua tendo o mesmo problema, talvez a sua solução seja ter um carregador portátil.

Seu smartphone te acompanha em todos os momentos, não é? Seria frustrante ficar sem ele, mas se você tiver um ROGUSE isso não irá acontecer, sabia?