Aprenda a usar o aplicativo do e-título e evite dor de cabeça nessas eleições
Neste ano teremos no Brasil eleições para Presidente, Senador, Governador, Deputado Estadual e Deputado Federal, como acontece a cada quatro anos. Porém, os eleitores poderão desfrutar de uma novidade na hora de votar: o e-Título.
Esse é o nome do mais novo aplicativo lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele está disponível para os smartphones com o sistema operacional Android e iOS e permitirá que os eleitores usem apenas o celular no dia da eleição para confirmar o voto.
O comparecimento à sua sessão eleitoral continua sendo obrigatório. A novidade diz respeito apenas aos documentos que você precisa apresentar. Em algumas circunstâncias, é possível que o celular seja a única confirmação necessária para exercer o seu direito de cidadão.
Vamos entender melhor como o e-Título funciona.
e-Título: como baixar e usar
A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo correspondente no seu celular. Como já mencionamos, ele está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e pode ser baixado nas lojas oficiais do Google e da Apple, respectivamente.
Clique aqui para baixar o app e-Título para Android
Clique aqui para baixar o app e-Título para iOS
Depois, é só concluir o processo de instalação e iniciar normalmente o aplicativo. Na primeira tela você deve preencher o formulário apresentado. Os campos a serem preenchidos são os seguintes:
- Nome do eleitor: do mesmo jeito que estiver escrito no seu Título de Eleitor impresso
- Data de nascimento: seguindo o padrão dia (dois dígitos), mês (dois dígitos) e ano (quatro dígitos)
- Número de inscrição: aqui você deve inserir o número do seu Título de Eleitor
- Nome da mãe: do mesmo jeito que estiver escrito no seu Título de Eleitor impresso
- Nome do pai: do mesmo jeito que estiver escrito no seu Título de Eleitor impresso
Importante: nos dois últimos campos – nome do pai e nome da mãe – você pode tocar na opção “não consta” caso um deles não esteja escrito no seu Título de Eleitor. Depois de preencher tudo é só tocar sobre o botão Acessar.
Outra possibilidade é usar a opção “Ler QR Code para preenchimento dos dados”. Porém, em seu primeiro acesso, esse recurso não deve estar disponível.
Conferindo os seus dados
Se você preencheu tudo corretamente, na tela seguinte serão exibidos os dados relacionados ao seu local de votação. O sistema puxa as informações conforme eles foram cadastrados junto ao TSE.
Entre as opções você poderá ver o número da sua zona eleitoral, a seção de votação, o município, a situação do seu cadastro, se existe alguma pendência e se a biometria já foi cadastrada.
Já na parte de baixo da tela há a opção “Onde votar”, que mostra a data da próxima votação obrigatória e local onde você deve comparecer. Se quiser voltar à tela anterior, basta pressionar o botão “X”, no canto superior direito da tela.
Como usar o seu Título de Eleitor Digital
O e-Título traz novidades em relação à versão impressa do Título de Eleitor. O documento pode apresentar uma foto do eleitor, caso já tenha sido feito o cadastramento biométrico. Nesse caso, existem então duas possibilidades:
e-Título com foto: caso o seu documento eletrônico apresente a sua foto, isso é sinal que você já fez o cadastramento biométrico. Dessa forma, você poderá comparecer à sua seção de votação no dia da eleição apenas com o celular, sendo dispensada a apresentação do Título de Eleitor impresso ou do RG.
e-Título sem foto: já para os documentos sem foto esse é um indicativo eu você ainda não fez o seu cadastramento biométrico. Nesse caso, será preciso comparecer a um posto do TRE da sua região para concluir o cadastro. Se no dia da eleição sua foto ainda não estiver disponível você terá que apresentar um documento impresso com foto além do e-Título.
A ideia é que o app seja um portal de acesso a vários outros serviços no futuro, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral). Será até possível, nas eleições dos próximos anos, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo. Aproveite e veja também como economizar a bateria no Android.
Novidade foi desenvolvida no Acre
A ideia de um Título de Eleitor completamente digital começou a ser desenhada pelo TRE do Acre. Depois, ela foi desenvolvida em conjunto com o TSE e não houve nenhum custo adicional envolvido. A iniciativa agora será mantida pelos dois órgãos. Os usuários receberão notificações sobre novas funcionalidades à medida que elas forem surgindo.
Em algumas localidades, outra novidade para as eleições de 2018 é o fato de que as urnas eletrônicas terão uma impressora para que o voto do eleitor seja impresso. Do total de 600 mil urnas eletrônicas, 30 mil – 5% do total – deverão ter impressora acoplada.
Para evitar que o mecanismo seja usado como comprovante de compra de voto, o eleitor não terá contato com o registro de papel.
Você precisa cuidar do seu smartphone ainda mais
Você imaginou que um dia o seu celular seria capaz de substituir até mesmo os seus documentos? Se alguém dissesse isso há dez anos provavelmente poucas pessoas acreditariam. O fato é que hoje os nossos companheiros de bolso se tornaram peças essenciais em nossas vidas.
É por essa razão que você não deve correr riscos desnecessários. Proteja o seu smartphone contratando um seguro para celular. Assim, caso você tenha o seu aparelho roubado, será possível reaver o dinheiro investido nele ao resgatar a sua apólice de seguro. Uma economia e tanto em uma hora difícil.
E você, já conhecia esse aplicativo? Compartilhe conosco e não deixe de conferir as novidade no blog da Bem Mais Seguro!
comentários