0800 728 0835

capitais e regiões metropolitanas* Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Evolução do IOS: Confira o que mudou ao longo do tempo!

Com mais de 10 anos de história, sistema operacional presente nos iPhones passou por muitas transformações

Desde que o primeiro iPhone foi lançado – e junto com ele a primeira versão do iOS – já se passaram mais de dez anos. Para o mundo da tecnologia esse período é uma verdadeira eternidade.

Desde então, muitas novas funções foram incorporadas de forma que a evolução do iOS, vista do ponto de vista histórico, é sem sombra de dúvidas incrível.

A primeira versão do iOS chegou ao mercado em 2007. Na época, o sistema operacional era chamado ainda de iPhone OS. O nome foi mudado somente em 2010, com a chegada do iOS 4.0.

A alteração ocorreu devido ao fato que ele passou a ser também o sistema operacional presentes nos iPads e por isso a referência exclusiva ao iPhone não fazia mais sentido.

Na época, o principal aspecto que transformou o iPhone em um sucesso no mercado foi o fato de que ele não tinha um teclado físico e todos os comandos podiam ser feitos apenas com toques na tela.

Além disso, uma loja virtual para o download de aplicativos foi outro aspecto inovador.

iOS: como era no começo

O iOS de 2007 era bem diferente do que temos hoje. Para começar, havia uma limitação óbvia no número de funções. Inclusive, veja outras funções do IOS que você nem sabia que existiam.

As conexões da época eram apenas Edge (2G). Ele já trazia apps como o Photos, Mail, Safari, Maps e Previsão do Tempo e comprar músicas diretamente no iTunes era considerado um diferencial e tanto.

Como a capacidade de armazenamento era de apenas 4 GB, 8 GB ou 16 GB, não havia espaço para tantas fotos e vídeos.

O primeiro celular da Apple não tinha câmera frontal e a tela tinha apenas 3,5 polegadas, com resolução de 320 x 480 pixels. Ainda assim, foi revolucionário para a sua época.

Entenda melhor sobre a evolução do IOS!

A chegada da loja de aplicativos

Hoje em dia é muito natural entrarmos na App Store para fazer o download de algum app, mas lá em 2008 isso era algo completamente novo.

Quando ela foi aberta ao público, havia apenas 500 apps disponíveis. Hoje são mais de 2 milhões de aplicativos distintos para download, fica difícil até fazer uma comparação.

Aos poucos foram sendo introduzidas novas funções: possibilidade de tirar print da tela, compatibilidade com anexos do Microsoft Office no e-mail, suporte ao idioma Português, opção de copiar e colar, exibição da capacidade de bateria de forma numérica (percentual) e possibilidade de enviar vídeos por e-mail foram recursos introduzidos entre 2008 e 2010.

iOS 4.0: o início de uma nova era

Como já mencionamos, o iOS 4.0 marcou também a mudança do nome do sistema operacional e com ele a evolução do iOS seguiu o seu ritmo acelerado.

Em 2011 foi introduzido o recurso de AirPlay, a possibilidade de compartilhar internet com outros dispositivos (tethering), e a compatibilidade de gravação de vídeos em HD.

Além de melhorias na bateria, foi introduzido ainda o Game Center, a possibilidade de mudar os papeis de parede na tela inicial (dá para acreditar que durante quatro anos não dava para fazer isso?) e, finalmente, foram criadas as pastas de aplicativos.

Siri: a era das assistentes pessoais

Atualmente, muitas fabricantes apostam em suas assistentes pessoais como um diferencial de usabilidade para os consumidores.

Em 2012, na chegada do iOS 5, essa era apenas uma simples possibilidade, disponível em poucos idiomas (inglês, francês e alemão) e com funções bastante limitadas.

No ano seguinte veio a integração nativa com o Facebook e o modo panorama na câmera traseira. Já o iOS 7 trouxe a atualização automática de apps, a integração com o sistema Apple CarPlay, a possibilidade de gravar vídeos em 60 fps e os papeis de parede dinâmicos.

2014: o foco passa a ser a saúde

Com a chegada do iOS 8, a Apple – e muitas outras fabricantes – começaram a apostar as suas fichas nos apps de saúde. Assim, o iOS ganhou o primeiro app do gênero criado oficialmente pela Apple.

Nos Estados Unidos, nascia o sistema de pagamentos Apple Pay – que infelizmente até hoje ainda não deu as caras no Brasil.

O iCloud Drive passou a ser oficialmente o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem e a integração com dispositivos como Apple TV e Apple Watch se tornou mais presente.

Em 2015, a Apple introduziu o 3D Touch, recurso que reconhece o nível de pressão do toque na tela e exibe funções específicas em razão disso.

Saiba as diversas transformações do IOS ao longo do tempo!

iOS 10 e iOS 11: onde estamos?

De 2016 para cá tivemos as duas últimas versões do iOS: a 10.0 e a 11.0. Na décima versão o aperfeiçoamento dos recursos já existentes foi a tônica dominante.

Melhorias na Siri, no Apple Pay, no iMessage e no Photos foram alguns dos destaques. O aplicativo Home marcou o início da aposta da Apple nas casas conectadas.

Por fim, no ano passado, o iOS 11 introduziu uma App Store reformulada, o sistema de reconhecimento facial para desbloqueio do iPhone, o gerenciador de arquivos de forma nativa e os animojis, emojois animados capazes de reconhecer a sua expressão facial e fazer imitações.

O suporte a recarga wireless, um pedido antigo dos usuários da Apple, também foi atendido. Mas como nem tudo são flores, veja também os maiores fracassos da Apple.

Uma evolução e tanto

Mais de dez anos se passaram e muita coisa mudou não apenas no sistema operacional dos iPhones, mas no mundo da tecnologia.

A evolução do iOS é apenas um reflexo de todas essas transformações, que colocaram os smartphones como a ferramenta de uso mais importante para todos nós.

Cuidar do seu celular é tão importante que você não deveria sair de casa sem antes fazer um seguro para iPhone.

Os aparelhos hoje podem custar mais do que R$ 7 mil e, dada a sua importância, se tornaram objetos cobiçados pelos bandidos. Por isso, convém não facilitar se você quiser aproveitar todos os benefícios que a tecnologia foi capaz de oferecer.

Qual a melhor transformação do IOS para você? Deixe nos comentários!

1 Comentário

  1. juliana

    Quero cria meu próprio convite

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.