4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Smartphones

Como o Erro 53 pode “matar” o seu iPhone.

O erro 53 iPhone é a medida de segurança que acontece nos smartphones que passaram por assistências não autorizadas.

Erro 53 iPhone. Essa mensagem está aterrorizando usuários do iPhone 6 e do modelo 6S, smartphones lançados mundialmente há menos de dois anos, topo de linha da fabricante Apple. Se isso acontecer, é hora de se despedir do dispositivo, pois ele estará “morto”.

Os usuários que passaram por esta experiência nada agradável relataram que o temido erro acontece na hora de atualizar o smartphone para a nova versão do sistema operacional, o iOS 9, disponível desde o mês de setembro de 2015. A mensagem “O iPhone não pôde ser atualizado. Um erro desconhecido aconteceu (53)” determina o fim irreparável do dispositivo.

erro 53 iphone 6 e 6s

A pesquisa em fóruns da Internet mostra que muitas pessoas estão enfrentando esse problema desde o ano passado, mas com mais frequência desde o início deste ano. Nas lojas físicas da marca, os atendentes estão recolhendo o dispositivo e o enviando de volta direto para a fábrica.

Por que o Erro 53 iPhone acontece durante a atualização do IOS?

O erro é causado devido a uma falha no processo de verificação do hardware. Os casos até o momento têm alguma semelhança entre si: os dispositivos que foram afetados passaram por reparos devido ao funcionamento do botão Home. Essa parte do dispositivo conta com reconhecimento da digital do usuário Touch ID, e um só defeito nesse botão acaba levando o smartphone para as assistências técnicas, inclusive para aquelas que não são autorizadas pela companhia. E é aí que está o perigo!

A violação do botão Home e a substituição por peças que não são originais podem acontecer nos locais não licenciados pela Apple, o que coloca em risco a segurança do usuário e, ainda por cima, desrespeita os termos de garantia do dispositivo, deixando o proprietário na mão na hora de exigir a troca do aparelho.

violação do botão home do iPhone 6 e 6s

O botão “home” pode ser o estopim para a morte do seu iPhone.

O iPhone que passou pela assistência técnica não autorizada pode até funcionar bem nas semanas seguintes ou nos próximos meses, pois o Erro 53 é uma nova proteção acrescentada no iOS 9, ou seja, só acontece quando é feita a atualização do sistema. Entretanto, na hora de iniciá-la, se alguma alteração for identificada, a mensagem inevitavelmente vai aparecer na tela.

O que o erro 53 faz com os iPhones ou iPads?

O erro 53 sozinho não é capaz de inutilizar o celular. O software funciona como um sensor que identifica se o componente presente é ou não oficial da Apple, e, se houver partes que não são originais, o recurso Erro 53 será ativado. Ele é uma medida de segurança que evita que pessoas não autorizadas e mal intencionadas possam invadir e roubar dados contidos no smartphone do usuário por meio de peças fraudulentas. Se o iOS encontrar incompatibilidade, o Touch ID e o uso do Apple Pay serão desativados imediatamente, iniciando o Erro 53 e encerrando a vida útil do iPhone.

Mesmo no modo de recuperação, que exige que o celular seja conectado a um computador com iTunes, que costuma ser o último recurso antes de o usuário entrar em desespero, a tarefa não é completada. O erro é fatal e não pode ser corrigido, e este fato está deixando os  usuários insatisfeitos. Muitos reclamam, dizendo que a proteção deveria desabilitar apenas o sistema de reconhecimento de digital e não o dispositivo todo, ou então que a opção de recalibragem deveria existir nas lojas oficiais.

modo de recuperação iphone 6 e 6s

Utilizar peças não originais pode ser a sentença do seu smartphone

De acordo com a empresa fabricante, o dispositivo foi projetado para funcionar desta forma. Quando o software se depara com um módulo de Touch ID que não é identificado, a verificação falha e o dispositivo é desabilitado por motivo de segurança e também para coibir as fraudes frequentes no iPhone.

Relatos indicam, ainda, que o mesmo erro está acontecendo com iPads. A forma de agir e a explicação são exatamente as mesmas.

As alternativas ao erro 53 do iPhone

Como o erro 53 iPhone é causado pela composição de partes não originais nos celulares, a prevenção é simples: não leve o dispositivo a locais que não são certificados pela Apple quando for necessário efetuar algum reparo. A tarefa, entretanto, é mais fácil de falar do que de colocar em prática.

Um dos motivos que levam os proprietários de iPhones a recorrer a qualquer assistência técnica é o preço elevado de reparos nas lojas oficiais, principalmente quando o período de garantia já venceu. Isso acontece porque os consertos geralmente demandam novas peças, e a maioria delas importada, pois a marca visa manter a qualidade do smartphone mesmo depois do ajuste.

assistência técnica apple

Além dos valores, outra complicação é a localização das assistências técnicas autorizadas. Nos grandes centros urbanos, a chance de encontrar uma delas é bem maior do que nas cidades periféricas, embora os iPhones estejam presentes em todos os cantos do mundo.

Como a marca preza pelo funcionamento impecável dos produtos que comercializa, os lugares capazes de solucionar problemas são indicados pelos atendentes. É de extrema importância que o usuário siga as orientações, pois esta é a única forma de assegurar a garantia de iPhones, iPods e iPads. Também é recomendável relatar o problema ao fabricante, com o objetivo de auxiliar a tornar os celulares ainda mais seguros.

Os dispositivos fabricados pela Apple são mundialmente conhecidos pela sua qualidade, mas também pelo grau de sofisticação de seus componentes. Por este motivo, quando precisam de cuidados, é necessário levá-los a um local especializado, que tenha a certificação da empresa para executar os serviços. Essa é a única forma de não se arriscar a enfrentar a morte do celular.

smartphone iphone 6s

 

Desta maneira, o seguro para iPhone pode ser essencial. Ao contratar, você vai ter a certeza de que, caso o seu aparelho precise de reparo, todas as peças utilizadas serão originais, garantindo assim vida longa ao seu iPhone.

2 Comentárioss

  1. Valquíria Soares

    Aconteceu a mesma coisa comigo com meu iPad. Comprei ele e nunca levou uma queda, nunca foi aberto, mexido ou qualquer coisa que tenha tirado ele sua originalidade. Simplesmente a Apple enviou a atualização do software, a atualização não foi concluída e o iPad simplesmente apagou! Levei na autorizada da Apple, onde comprei o iPad, e eles tentaram restaurar e não funcionou. Como tinha saído da garantia há dois meses, eles disseram que o iPad não ia funcionar mais, que não tinha mais jeito. Só comprando outro. Absurdo! Perdi um aparelho seminovo, com um ano de uso, mas bem cuidado devido a erro da própria empresa que fabricou.

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.