Conheça quais os jogos disponíveis da franquia para que você possa se divertir diretamente no seu celular

Se existe uma franquia que pode ser considerada emblemática no mundo dos games e, em especial, para os amantes do gênero RPG essa franquia é Final Fantasy.

Criada pela empresa Square Enix, o primeiro jogo, lançado em dezembro de 1987, deveria ser uma despedida da empresa do mercado, uma vez que ela vinha mal financeiramente por conta dos seus lançamentos anteriores.

O nome sugestivo (“Fantasia Final”, em tradução direta) nada mais era do que um último suspiro da empresa na tentativa de deixar o seu nome na história dos games.

Acabou dando certo e, 30 anos depois, a lista de jogos da franquia só aumentou, fazendo com que ela se tornasse uma das mais bem-sucedidas e rentáveis de todos os tempos.

Histórias e mundos diferentes

Final Fantasy

A franquia Final Fantasy estima-se que até hoje tenham sido vendidas mais de 110 milhões de unidades dos jogos.

Embora a maioria dos títulos da franquia seja composta por histórias individuais de personagens distintos em mundos diferentes, alguns elementos funcionam como uma espécie de fio condutor da trama, como as mecânicas de jogo e os temas de enredo.

Aliás, as lutas do bem contra o mal são a tônica dominante da série.

Estima-se que até hoje tenham sido vendidas mais de 110 milhões de unidades dos jogos da série.

Ano após o ano os jogos se notabilizaram por trazer melhorias contínuas não apenas na parte técnica, como gráficos ou efeitos sonoros, mas também na concepção das histórias, cada vez mais complexas e com universos ricos em simbolismos.

A cronologia de Final Fantasy

Atualmente, o game Final Fantasy se encontra em seu décimo-quinto episódio. Entretanto, a cronologia principal diz respeito aos jogos lançados para PC e para os principais consoles do mercado – atualmente Xbox One X e PlayStation 4.

Desde 1987 os 15 jogos da série foram lançados da seguinte forma:

  • 1987 – Final Fantasy
  • 1988 – Final Fantasy II
  • 1990 – Final Fantasy III
  • 1991 – Final Fantasy IV
  • 1992 – Final Fantasy V
  • 1994 – Final Fantasy VI
  • 1997 – Final Fantasy VII
  • 1999 – Final Fantasy VIII
  • 2000 – Final Fantasy IX
  • 2001 – Final Fantasy X
  • 2002 – Final Fantasy XI
  • 2006 – Final Fantasy XII
  • 2009 – Final Fantasy XIII
  • 2010 – Final Fantasy XIV
  • 2016 – Final Fantasy XV

Ao longo de 30 anos, os jogos acompanharam a história dos consoles, passando por praticamente todos os vídeo games lançados desde então, o que inclui Master Sytem, Nintendo 8-bits, Mega Drive, Super Nintendo, PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbos 360, Xbox One, Nintendo 64, entre muitos outros. Contudo, é nos celulares que eles voltaram a fazer sucesso.

Um mundo de fantasia direto no seu celular

Final Fantasy app

Foto: Google Play

Quem acompanhou a trajetória dos jogos da série Final Fantasy sabe o quanto eles são importantes para a indústria dos games e mesmo para a cultura pop em geral.

Entretanto, gerações mais novas não haviam tido contato com os games considerados “clássicos”, lançados nos anos 80, 90 e 2000. Felizmente, a Square teve uma grande sacada.

Nos últimos anos a empresa começou a portar os títulos antigos para celular, além de criar outros games relacionados para ajudar a fomentar a expectativa.

Atualmente, são pelo menos 15 jogos da franquia disponíveis para Android e iOS, mas nem toda a cronologia foi parar ainda nas telas pequenas.

Apesar da grande expectativa por parte do público, um item que ainda não colabora para que eles se tornem sucesso absoluto também nos smartphones é o alto preço.

A Square trata os seus jogos mobile como se os estivesse vendendo para um console dedicado e por isso os valores finais destoam bastante do que é praticado em média no mercado de aplicativos.

Para se ter uma ideia, Final Fantasy VI, por exemplo, custa R$ 50,99 enquanto Final Fantasy IX chega a custar R$ 68,99.

São valores altos para um jogo mobile, é bem verdade, mas vale lembrar que eles representam fielmente o espírito da época em que foram lançados. Isso faz com que muitos fãs da época não meçam esforços para adquirir alguns títulos da coleção.

A experiência e a jogabilidade são praticamente as mesmas da época em que os títulos foram lançados.

Os próximos jogos, aqueles inéditos que ainda não foram portados para celular, estão a caminho. Em breve, poderemos ter a saga completa de Final Fantasy dentro do bolso, o que é motivo de orgulho para qualquer fã que se preze.

Confira quais são os jogos da franquia Final Fantasy disponíveis para smartphone:

Proteja seu mundo de fantasias

Depois de lutar contra o mal ao longo dos diversos jogos da franquia, é hora de garantir também a proteção do seu celular.

Contratar um seguro para smartphone pode ser uma ótima maneira de garantir um pouco mais de tranquilidade caso um imprevisto aconteça.

Os valores de mensalidades são bastante acessíveis, mesmo para os modelos top de linha. De quebra você fica com a garantia de que em caso de roubou ou furto não será preciso desembolsar uma grana alta para comprar o seu novo aparelho.

Basta acionar a apólice do seguro para receber o valor do seu aparelho de volta, mediante a apresentação de um boletim de ocorrência.

Você sabe quais benefícios você terá se obter um ROGUSE , principalmente no fim do ano?