Embora não seja o celular com a câmera mais poderosa, fotos tiradas com o iPhone podem surpreender pela qualidade similar às capturadas com uma câmera profissional

O que torna uma foto surpreendentemente bela? Há quem diga que é necessário ter um equipamento profissional em mãos.

Porém, fotos do iPhone podem ser capazes de surpreender se o olhar do fotógrafo for apurado e ele tiver um certo domínio das principais técnicas.

Já não é de hoje que os celulares assumiram o posto de principal equipamento de fotografia para muitas pessoas.

Não é à toa que os fabricantes têm investido tanto em tecnologias que tornem esses pequenos notáveis bons o suficiente para capturar fotos como as que listamos abaixo.

Sejam elas em preto e branco ou coloridas, em movimento ou estáticas, o que vale é o olhar e a sensibilidade do fotógrafo. Estar no lugar certo e na hora certa muitas vezes conta mais do que qualquer equipamento caríssimo que você possa estar carregando.

As melhores fotos do mundo tiradas com um iPhone

Todos os anos, o site iPhone Photography Awards se dedica a selecionar e identificar quais são as melhores fotos do mundo capturadas com um iPhone. Acompanhando a evolução da qualidade das câmeras do aparelho, todos os anos os resultados surpreendem.

A última edição finalizada, a de 2017, revelou ao mundo onze grandes imagens – e mais de uma centena de fotos não selecionadas entre os finalistas – que muito bem poderiam ser confundidas como sendo fotos tiradas com uma câmera profissional.

No entanto, somente um bom equipamento não torna ninguém um fotógrafo profissional.

A prova disso é que essas imagens mostram um apuro técnico e uma beleza ímpar, seguindo técnicas de fotografia que muita gente com câmeras melhores não seria capaz de obter.

Abaixo, listamos 11 fotos do iPhone que foram consideradas em 2017 como as melhores fotos do mundo tiradas com o smartphone da Apple.

Obviamente, trata-se de um concurso em que o gosto pessoal dos juízes é o fator decisivo, mas é inegável que as imagens são belíssimas.

1 – Children of Qayyarah, de Sebastiano Tomada (tirada com iPhone 6s)

fotos-do-iphone-cenario

2 – Dock Worker, de Brendan O Se (tirada com iPhone 6s)

fotos-do-iphone-maos

3 – The Performer, de Yeow-Kwang Yeo (tirada com iPhone 6s Plus)

fotos-do-iphone-artista

4 – The City Palace, de Kuanglong Zhang (tirada com iPhone 7)

fotos-do-iphone-interior-casa

5 – Yeguizo, de Francesca Tonegutti (tirada com iPhone 6)

fotos-do-iphone-animal

6 – Singing Rock, de Christian Horgan

fotos-do-iphone-pedra

7 – Sem título, de Nick Trombola

fotos-do-iphone-snowboard

8 – The Nomads of Europe, de Samuel Nacar

fotos-do-iphone-guerra

9 – Sem título, de Juan Carlos Castañeda (tirada com um iPhone 7 Plus)

fotos-do-iphone-neve

10 – Sem título, de Kuanglong Zhang

fotos-do-iphone-paisagem

11 – Sem título, de Sidney Po

fotos-do-iphone-flores

Veja também – 07 canais no youtube para aprender a arrasar na fotografia.

Os grandes vencedores

Estar na lista final entre os 11 selecionados já é um motivo de orgulho para qualquer participante de um concurso como esse. O iPhone Photography Awards (IPPAwards) é concurso que ocorre há 10 anos – praticamente desde o primeiro iPhone.

Na edição do ano passado, participaram candidatos de 140 países. O grande vencedor foi o norte-americano Sebastian Tomada, de Nova York. A sua imagem “Children of Qayyarah” foi escolhida como a mais impactante de todas.

Já a segunda posição ficou com Brenda O Se, da cidade de Cork, na Irlanda, com a captura “Dock Worker”. Usando uma composição em preto e branco, ela conseguiu mostrar as mãos sujas de um trabalhador em um momento de rara beleza.

A medalha de bronze da competição ficou dois competidores: Yeow-Kwang Yeo, de Singapura, com a imagem “The Performer” e Kuanglong Zhang, de Shenzen, na China, com a imagem “The City Palace”.

Além desses vencedores, foram premiadas ainda fotos em outras 19 categorias. A lista de contemplados inclui fotógrafos de diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Equador, França, Israel, Itália, Polônia, Romênia, Rússia, Espanha, Taiwan e Ucrânia.

Não deixe de ver - Lentes anamórficas e outras novidades que transformam a câmera do seu celular em profissional.

Você também pode arrasar com as fotos do seu celular

Como você pôde perceber, as fotos do iPhone em muitas circunstâncias não ficam devendo em nada para aquelas tiradas com câmeras profissionais.

Tudo vai depender do olhar do fotógrafo e da técnica empregada em cada cena, algo que está ao alcance de qualquer um aprender.

O primeiro passo é aprender a explorar os recursos que a câmera do celular tem. Há muitos aplicativos que permitem que você use um modo manual no celular, controlando itens como exposição, ISO, balanço de branco, contraste e equalização de cores.

Só o fato de você dominar esses termos e saber brincar com cada um deles na hora de capturar uma foto já é o suficiente para que os resultados obtidos sejam muito acima da média. Você não precisa investir em equipamentos caros, mas sim em conhecimento.

Vale lembrar que, assim como o iPhone, há outros smartphones capazes de permitir capturas de imagens igualmente incríveis.

Alguns modelos com Android, por exemplo, têm até mais opções de controle das imagens de forma que os resultados podem ser ainda melhores.

Contudo, a captura de imagens em alta qualidade é mais propícia com smartphones top de linha. Estamos falando daqueles modelos que custam um pouco mais caro, mas que entregam uma câmera de melhor qualidade para os consumidores.

Se essa a sua vontade, vá em frente e conheça os melhores modelos de cada fabricante.

Só não se esqueça de contratar um seguro para iPhone, pois alguns celulares podem custar mais do que R$ 7 mil. Sair por aí com algo tão valioso no bolso sem a devida proteção é um risco que você não precisa correr.

E você, gostou das fotos tiradas com iPhone? Deixe sua opinião nos comentários!