O WhatsApp pode ser o rei do Camarote no Brasil, mas o Google Allo promete concorrência forte ao queridinho dos brasileiros e a serviços como o Facebook Messenger.

Anunciado no dia 18 de março e lançado no dia 21 de setembro de 2016, o Google Allo, novo aplicativo de mensagens do Google, promete fazer frente ao WhatsApp e ao Facebook Messenger, os mais populares aplicativos de mensagens instantâneas no Brasil. Com versões para Android e iOS, o Allo atingiu a marca de 1 milhão de downloads em apenas 3 dias de existência e, no oitavo dia, viu essa marca chegar aos 5 milhões.

funcionalidades Google Allo

Mas, afinal, o que é o Google Allo?

O Google Allo é o novo aplicativo lançado pelo Google que permite o envio e o recebimento de mensagens. Com ele, você pode enviar mensagens até mesmo para um amigo que não tenha o app instalado: essa “mágica” acontece porque o Allo consegue enviar SMSs gratuitamente, por meio dos servidores do Google. Além disso, se seu contato resolver responder a mensagem por SMS, você vai recebê-la como se ele estivesse usando o aplicativo.

Além disso, o Allo permite que seus usuários enviem adesivos, doodles e emojis gigantes, deixando a comunicação mais colorida, divertida e personalizada. Também é possível desenhar em cima de fotos, para deixar tudo mais com a sua cara. Ainda, está disponível o recurso de enviar mensagens como se você estivesse gritando ou sussurrando.

Google Allo – Inteligência artificial

Uma das funcionalidades do Allo que mais chamam atenção é o “smart reply”, a resposta inteligente. Por meio desse recurso, o aplicativo consegue “aprender” com o tempo e, depois, ele passa a sugerir respostas automáticas a mensagens de texto ou a imagens, elaboradas com o seu estilo de conversar.

Para concorrer com WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, o Allo conta com a integração com bots para se tornar mais inteligente. O aplicativo fornece os serviços de um assistente virtual e permite que os usuários façam buscam no Google sem ter que sair da conversa.

Por ser completamente integrado com outros serviços do Google, o Allo é capaz de mostrar o conteúdo de aplicativos como Google Maps, Goodle Tradutor e YouTube, tudo isso funcionando em conjunto com a troca de mensagens.

Google Allo e a polêmica sobre privacidade

Na ocasião do anúncio do aplicativo, em maio, o Google afirmou que o Allo teria um sistema de criptografia e armazenaria as mensagens trocadas apenas temporariamente. Porém, a versão lançada do app possibilita o acesso completo do Google ao seu histórico de mensagens.

A polêmica foi tão grande que até mesmo Edward Snowden, famoso pelo WikiLeaks, aconselhou às pessoas que não utilizassem o Allo.

Para evitar que a companhia tenha acesso aos dados trocados pelo aplicativo, você pode ativar o Modo Anônimo, que parece cumprir a promessa inicial de criptografar as mensagens e armazená-las apenas temporariamente.

O Google Allo e as 15 redes sociais mais utilizadas no mundo

Por sua característica de comunicação e interação, os aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp, o Snapchat e agora o Google Allo podem ser considerados, em parte, como redes sociais.

Apesar dos 5 milhões de downloads do aplicativo do Google, nem todas essas instalações garantem que os usuários estejam realmente usando o Allo. Porém, para você ter uma ideia da dimensão desse número, é possível comparar os downloads do Allo com o número de usuários ativos dos aplicativos sociais mais famosos do mundo. Spoiler: a novidade do Google ainda está distante dos principais apps sociais do mundo.

Confira o ranking das 10 redes sociais mais populares do mundo com seus respectivos números de usuários ativos por mês:

10. Baidu Tieba – 300 milhões

O Baidu Tieba é a maior plataforma de comunicação da China. Ele oferece recursos de pesquisa e criação de fórum.

9. Twitter – 313 milhões

O Twitter é uma plataforma de microblogging lançada em 2006. O serviço permite o envio e o recebimento de mensagens, sempre com até 140 caracteres.

8. Instagram – 500 milhões

O Instagram é uma rede social dedicada ao compartilhamento de fotos e vídeos. O serviço foi criado em 2010 e, dois anos depois, foi adquirido pelo Facebook.

7. Tumblr – 555 milhões

O Tumblr é um serviço lançado em 2007 que permite a publicação de textos, imagens e vídeos. Essa plataforma parece ser intermediária ao formato tradicional dos blogs e ao dos microblogs, como o Twitter.

6. QZone – 652 milhões

A QZone é uma rede social chinesa na qual seus usuários podem escrever posts como em um diário, publicar fotos e ouvir músicas. Ela foi lançada em 2005.

5. WeChat – 806 milhões

Outro serviço chinês, o WeChat foi lançado em 2011 e se apresentada como uma multiplataforma de mensagens instantâneas.

4. QQ – 899 milhões

Quarto serviço chinês do ranking, o QQ é o programa de mensagens instantâneas mais popular na China. Assim como o QZone e o WeChat, ele é desenvolvido pela Tecent. Seu uso é extremamente limitado fora de seu país de origem.

3. Facebook Messenger – 1 bilhão

Nascido dentro do Facebook, o Facebook Messenger foi separado do aplicativo principal em 2014. Seus recursos hoje incluem, além do envio de mensagens e da comunicação por vídeo, o envio de dinheiro, adesivos e GIFs.

2. WhatsApp – 1 bilhão

Absolutamente presente no Brasil, o WhatsApp permite a troca de mensagens instantâneas, fotos e vídeos e a realização de chamadas por voz. Em fevereiro de 2016, ele foi adquirido pelo Facebook.

1. Facebook – 1,7 bilhão

O Facebook é a rede social mais popular da atualidade. Lançada em 4 de fevereiro de 2004, a plataforma permite que seus usuários adicionem amigos, troquem mensagens e participem de grupos de interesse, entre muitas outras possibilidades.