A tão esperada atualização para smartwatches chegou!

A Google iniciou 2017 apresentando, finalmente, a mais nova versão do Android Wear, a versão do sistema operacional da empresa voltado para smartwatches, pulseiras e dispositivos de Internet das Coisas. A novidade foi revelada oficialmente no dia 9 de fevereiro e, juntamente com ela, dois novos modelos de smartwatch: o LG Watch Style e o LG Watch Sport.

O ano de 2016 não foi exatamente promissor para esse mercado. De acordo com dados do IDC, houve queda na procura por esses dispositivos em relação a 2015, o que colocou a indústria em sinal de alerta. A própria segunda geração do Android Wear, por exemplo, estava prevista para ser lançada no último trimestre de 2016, mas acabou sendo adiada.

Android Wear

Mas quais são as mudanças que o sistema operacional Android Wear 2.0 traz em relação à geração anterior e o que podemos esperar para os smartwatches lançados daqui em diante. Isso é o que vamos descobrir agora nesse artigo.

Você não vai precisar mais do seu celular

A principal mudança proposta pelo Android Wear 2.0 atende a uma antiga reclamação dos usuários. A partir de agora, não será preciso mais ter sempre o smartphone por perto para poder utilizar o relógio e os modelos serão capazes de funcionar por conta própria.

Isso será possível graças às mudanças nos próprios aplicativos, que poderão utilizar dados sincronizados na nuvem, via WiFi, Bluetooth ou 4G, para continuar executando suas informações. Os apps da primeira geração, entretanto, continuarão sendo compatíveis normalmente.

Loja de aplicativos do Android Wear

Android wear google play

Outra novidade deve ser a disponibilidade em definitivo de uma loja de aplicativos exclusiva para o Android Wear e que possa ser acessada diretamente pelos relógios. Atualmente, você precisa se conectar à Play Store via smartphone, pesquisar os aplicativos e baixa-los no celular, um processo mais complicado e pouco intuitivo para quem está começando nesse mundo.

Dessa forma, você pode pesquisar, baixar e instalar aplicativos direto no relógio, sem que haja necessidade de parear o dispositivo com o smartphone. Ou seja, finalmente os smartwatches compatíveis com o Android Wear 2.0 vão se tornar completamente independentes dos celulares de uma vez por todas.

Design mais moderno e com melhorias

Desde que a primeira versão do Android Wear havia sido lançada, em junho de 2014, praticamente não havia ocorrido nenhuma mudança significativa em termos visuais. Agora, com a chegada da segunda versão, o design das interfaces foi aprimorado, ganhando o aspecto Material Design, linha visual adotada no Android.

O launcher foi redesenhado de forma a se adaptar melhor a telas redondas. A maneira de interagir com o aparelho também mudou. Sai de cena o deslizar dos dedos para a esquerda e para a direita para encontrar apps e em seu lugar entram as funcionalidades associadas ao botão na lateral. Aliás, o botão também permite mais opções de customização e acesso direto a apps contextuais em cada modelo.

Watch Faces mais interativas

Watch Faces

Inspirado nas interfaces do Apple Watch, o Android Wear 2.0 também vai trazer Watch Faces mais interativas. Isso significa que você poderá customizar as informações que aparecem na tela inicial – como por exemplo a previsão do tempo e o fuso horário em outro país. Alguns apps de terceiros, como é o caso do ASUS ZenWatch Manager, já proporcionam isso, mas a partir de agora esse será um padrão.

Da mesma forma, os desenvolvedores de aplicativos poderão criar APIs para que alguns dados de seus aplicativos possam ser enviados diretamente para uma Watch Face, nos mesmos moldes do que os widgets fazem hoje no Android. Acessar um grupo de Watch Faces pré-definidas também vai ficar mais fácil.

Novas formas de enviar mensagens

Android Wear 2.0

Se você já tentou digitar uma mensagem em um relógio sabe que essa é uma tarefa quase impossível devido ao tamanho reduzido de tela. A solução, até então, era disponibilizar atalhos para mensagens prontas ou permitir respostas via áudio em alguns aplicativos. O Android Wear 2.0 vai trazer o handwriting para os relógios.

O novo sistema habilita um teclado em que você pode desenhar com a ponta dos dedos, letra por letra, formando uma mensagem para enviar para os seus contatos. Além disso, outros desenvolvedores poderão criar soluções de teclados para o Android Wear, algo que até então era exclusivo da Google.

Android Pay e Android Assistant

Ainda indisponível no Brasil, o sistema de pagamentos Android Pay também será habilitado nos novos smartwatches com Android Wear 2.0. Basta encostar seu relógio na máquina de cartão que, via NFC, o pagamento é autenticado da mesma forma como nos smartphones. Esse recurso, se surgir no Brasil, deve ficar para o segundo semestre de 2017.

Já o Google Assistant permite que você faça perguntas para o relógio, que busca as respostas no Google e retorna as melhores alternativas para você. Essa ferramenta já é uma realidade nos celulares e em breve fará parte também dos relógios.

Relógios que serão atualizados para o Android Wear 2.0

ASUS ZenWatch 2

Infelizmente, nem todos os proprietários de um relógio com Android Wear vão ter a oportunidade de conferir as novidades do sistema operacional. A Google divulgou uma lista com os aparelhos que serão compatíveis com essa nova versão. Além deles, obviamente, os novos lançamentos já serão compatíveis com o Android Wear 2.0. Se o seu relógio não está na lista, infelizmente, é hora de comprar um novo.

  • ASUS ZenWatch 2
  • ASUS ZenWatch 3
  • Casio Smart Outdoor Watch
  • Fossil Q Founder
  • Fossil Q Marshal
  • Fossil Q Wander
  • Huawei Watch
  • Huawei Watch Ladies
  • LG G Watch R
  • LG Watch Urbane
  • LG Watch Urbane (segunda geração)
  • Michael Kors Access Brandshaw Smartwatch
  • Michael Kors Access Dylan Smartwatch
  • Motorola Moto 360 (segunda geração)
  • Motorola Moto 360 Sport
  • Nixon Mission
  • Polar M600
  • Tag Heuer Connected

E aí, o seu relógio está nessa lista? Conseguiu atualizar o Android? Esperamos que sim! Se não foi dessa vez que o seu relógio está com a atualização disponível e está pensando em comprar um novo, não se esqueça de contratar um seguro para o seu eletrônico e fique protegido.  Contrate agora mesmo o seguro para o seu eletrônico!

Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!