Controle seria o primeiro passo do Project xCloud, uma plataforma de jogos online para smartphones

Mais um joystick Microsoft pode estar a caminho de ser lançado no mercado e, dessa vez, a novidade será voltada para os smartphones.

Tudo faz parte de um grande projeto da companhia para conquistar de vez os jogadores com games online direto no celular.

A informação foi obtida pelo site WCCFTech, que teve acesso a diversos relatórios internos da empresa.

Portanto, até o momento a empresa não confirma as informações oficialmente, mas fontes ligadas à empresa confirmam que esse deve ser mesmo o caminho adotado.

Esse seria um dos primeiros passos de um projeto maior batizado de xCloud. A ideia é que, muito em breve, os jogadores possam ter acesso a jogos de alta qualidade completamente online, sem a necessidades de fazer o download de um app.

Funcionaria como uma espécie de Netflix dos jogos, com os games sendo transmitidos via streaming.

Para isso, o usuário não precisaria ter um celular poderoso, mas seria indispensável ter uma internet de alta velocidade para a execução dos títulos.

Controle especial para smartphones

A primeira novidade da lista ainda está em fase de desenvolvimento. O joystick Microsoft ainda não tem nome, mas as primeiras imagens conceituais dele já foram divulgadas na internet. A ideia não é substituir o atual controle de Xbox, que pode ser usado também no PC.

O novo produto seria destinado aos smartphones e seu design é bastante sugestivo. Trata-se de um controle convencional que pode ser dividido ao meio.A conexão com o smartphone é feita via Bluetooth e diversos modelos seriam compatíveis.

Sem dividi-lo, você poderia utilizar o controle como já utiliza qualquer outro controle Bluetooth no seu celular.

A grande novidade seria o fato de poder dividi-lo em dois para acoplá-lo nas laterais do aparelho. Isso transformaria o smartphone em uma espécie de portátil.

“Como os smartphones e tablets se tornaram difundidos, o mesmo acontece com os jogos para dispositivos móveis. Não é de surpreender que jogos populares para essas plataformas estejam focados em interações baseadas em telas sensíveis ao toque.

No entanto, muitos tipos de jogos são menos adequados para dispositivos móveis. Apesar de sistemas como o AdaptControl, emulações baseadas em toque de controles de jogos tradicionais como Dpads, botões e joysticks são geralmente insatisfatórios”, destaca o site.

Dessa forma, o controle viria para resolver problemas como esses, permitindo que os usuários tivessem acesso a uma solução portátil e de melhor qualidade para jogar no celular. Ele seria especialmente útil em jogos de futebol, FPS e RPGs.

joystick-microsoft-gamer

 

Veja também – Smartphone gamer ASUS: tudo sobre o ROG Phone

Seus jogos na nuvem: vem aí o Project xCloud

A grande novidade que a Microsoft está preparando para os próximos anos é o Project xCloud. A ideia é simples: assim como a Netflix ou o Spotify funcionam por streaming, da mesma forma os jogos chegariam para os consumidores online.

O usuário pagaria uma mensalidade que daria acesso ilimitado a centenas de títulos. A grande vantagem é que não seria preciso baixar um jogo para poder se divertir com ele. Tudo que o usuário precisa é estar conectado à internet para começar a jogar.

Com isso, todo o processamento dos jogos deixaria de necessitar do hardware do celular, pois seria feito diretamente nos servidores da Microsoft.

Dessa forma, mesmo celulares mais simples seriam capazes de rodar jogos pesados sem travamentos ou quedas de frames.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso estar permanentemente conectado à internet. Além disso, não é qualquer conexão que estamos falando: é preciso de uma rede estável para que não haja travamentos e para que a qualidade de transmissão não caia.

Ao menos por enquanto, em países como o Brasil isso é possível apenas em algumas poucas cidades.

Contudo, nos Estados Unidos as redes estão avançadas e detém melhor infraestrutura. Por essa razão, podemos dizer que por lá esse projeto já é viável.

Confira também - Acer Predator: “a cada 20 acessórios vendidos para o mercado de games, 9 são da Acer

Novidade chega primeiro no PC

Apesar de estar preparando o terreno para o streaming de jogos nos celulares, o primeiro local a receber essa novidade deve ser o PC. Isso se deve ao fato que eles utilizam conexões Wi-Fi mais estáveis, com antenas mais eficientes.

Em alguns consoles, como no Xbox One e no PlayStation 4, já é possível fazer isso. A Google também tem projetos similares e quer que jogos pesados de PC rodem direto no Google Chrome. O ano de 2019 será repleto de novidades nesse sentido.

A expectativa, portanto, é que dentro de dois anos os serviços de streaming de jogo sejam uma realidade em mais países.

joystick-microsoft

Não deixe de ver- Baixar jogos: Os 07 melhores emuladores para Android!

Proteja o seu eletrônico

Como você pôde perceber, os celulares devem se transformar cada vez mais em companheiros inseparáveis dos gamers. Porém, para isso será preciso ter acessórios que possam transformar a jogabilidade no seu smartphone.

Sair por aí com vários acessórios caros na mochila requer uma boa dose de cuidados.

Afinal, ao menor sinal de que você esteja com algo tão valioso na mala, muitos bandidos podem ficar interessados e você pode acabar se tornando vítima de um assalto.

A melhor maneira de evitar que, caso isso aconteça, os prejuízos se tornem irrecuperáveis e contratando um seguro para eletrônico.

Os valores costumam ser bem acessíveis se comparados com o valor final do produto e uma apólice pode evitar um rombo no seu orçamento.

Black Friday

O que achou do novo joystick da Microsoft? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer também o seguro para Smarthone da BMS!