A mudança de sistema operacional pode ser feita de um jeito bem prático. Saiba como realizar a transferência para iOS com o aplicativo Move to iOS, da Apple.

A rivalidade entre os sistemas operacionais iOS e Android acontece o tempo inteiro, seja no grupo de amigos ou na crítica especializada, embora as duas plataformas possuam pontos positivos e negativos. Só quem pode decidir a melhor opção para si é o próprio usuário que estará com o smartphone em mãos o dia todo.

No entanto, a Apple é referência em design e a performance dos dispositivos é exemplar, além de receber primeiro os lançamentos de aplicativos. Esses fatores influenciam e muito os usuários que compram um iPhone, pois, após a primeira experiência, é muito difícil que eles retornem para o Android e seus outros benefícios que agradam mais de 1 bilhão dos proprietários de smartphone no mundo.

30% dos usuários que usavam o sistema do robô verde fizeram a troca pela maçã nos modelos 6 ou 6S. Se chegou o momento de fazer a transição do sistema operacional, é possível migrar do Android para o iOS sem medo de perder dado nenhum. Descubra a seguir como fazer a mudança.

ícones dos sistemas operacionais android e ios lutando

A Apple tem a solução

De olho nos usuários que vão usar um iPhone da marca pela primeira vez, a Apple criou um aplicativo eficiente para mudar todo o conteúdo do Android para o seu próprio dispositivo. O nome é Move to iOS e, para executar essa tarefa de modo simples e rápido, a Apple inclusive elaborou um guia, em português, disponível no site oficial, um pouco antes do lançamento dos últimos iPhones. O serviço está disponível para celulares com iOS 9 e Android a partir da versão Ice Cream Sandwich (4.0).

Para realizar a transferência de conteúdo, o usuário precisa baixar o aplicativo, que é gratuito, no smartphone que tem a plataforma Android. Após o download, é necessário que o celular esteja conectado com o WiFi local. Em seguida, abrir o app e tocar em Continuar, e escolher as opções para a migração.

versão do sistema operacional android 4.0 ice cream

É possível migrar as fotos, as mensagens, os contatos, os favoritos e as contas Google vinculadas ao dispositivo Android para o iPhone. Entretanto, o conteúdo não deve ultrapassar a capacidade de armazenamento do novo smartphone com iOS e, por isso, se houver arquivos demais a serem transferidos, a melhor opção é armazená-los na nuvem ou em demais dispositivos externos.

No iPhone com a última versão instalada do sistema, o iOS 9, é preciso procurar a opção Migrar Dados do Android na tela Apps e Dados. O novo smartphone vai criar uma rede privada e estabelecer conexão com o dispositivo antigo, mas, para isso, será necessário inserir um código de segurança. Para que o processo funcione corretamente, os celulares devem estar fisicamente próximos.

sistema operacional ios na versão 9

Feito isso, a transferência será executada. É possível fazer o acompanhamento pela barra de progresso no dispositivo iOS e é recomendável não mexer nos smartphones até que o procedimento esteja finalizado; inclusive notificações e chamadas devem ser evitadas. Quanto mais informações passarem pela migração, maior será o tempo necessário para que todo o conteúdo chegue ao iPhone, então, é melhor deixá-los conectado ao carregador.

Após o término, o usuário precisa dar o Ok final na tela e seguir os demais passos para configurar os novos arquivos de acordo com as possibilidades da plataforma iOS. Se ficar faltando algum app, é só ir até a App Store e baixar diretamente a versão correspondente para o sistema.

move to ios sendo executado

Outra solução para enfrentar a mudança sem preocupações é visitar uma loja física da Apple, onde a compra do iPhone pode ser realizada. Os próprios atendentes são aptos para auxiliar o cliente a utilizar o serviço Configuração Personalizada. Com ele, é possível configurar as novas contas de email e migrar os contatos, fotos e vídeos do celular anterior para o atual. Eles também podem demostrar uma série de outros procedimentos comuns no iPhone, como utilizar o iCloud e baixar aplicativos via App Store. No entanto, apesar de muito didática, essa opção fica restrita, pois ainda existem poucas lojas Apple no Brasil.

iOS no Android

Usuários que ainda não experimentaram os smartphones da Apple podem ter uma experiência semelhante com alguns dispositivos existentes para Android, que deixam o celular muito parecido com os últimos lançamentos de iPhone. Saiba em quais apostar:

HI Locker

Este aplicativo é uma tela de bloqueio que junta a praticidade da Apple com a modernidade do sistema operacional Android e é totalmente personalizável. Além das notificações à disposição na tela, também é possível acrescentar a famosa barra de desbloqueio “Slide to unlock”, onipresente no iPhone, gratuitamente.

aplicativo HI Locker

ILAUNCHER

Com esta aplicação instalada, é possível imitar a tela Home dos smartphones Apple. Até mesmo o Spotlight, recurso de pesquisa rápida ao deslizar a tela, pode ser aplicado, desde que o usuário esteja disposto a pagar R$ 9,74 na loja Google Play.

aplicativo ILAUNCHER

Classic Keyboard

Gratuito, este app simula um tradicional teclado da fabricante Apple, com todas as características essenciais para a melhor experiência de uso: previsão de palavras e dicionário, o famoso corretor.

app classic keyboard

Usuários Android que estão pensando em tomar a decisão de compra de um modelo de iPhone já não precisam mais se preocupar em baixar de volta inúmeros aplicativos, de passar horas inserindo todos os contatos manualmente no dispositivo nem fazendo o login em todas as contas cadastradas na primeira vez que utilizá-las no iPhone. Graças à engenhosidade da Apple, qualquer um pode ser tornar parte de uma comunidade que já conta com mais de milhões de aficionados pela tecnologia iOS.

Android ou IOS? Não importa a sua preferência.  O que vale mesmo é o celular te antender e funcionar bem. Mas, não esqueça do seguro para smartphone. Assim, você cuida dele em todos os sentidos. Seja cuidadoso. Seja Bem Mais Seguro.