Dicas essenciais para garantir a rapidez do seu smartphone

O número de tarefas que os smartphones são capazes de fazer é cada vez maior. Hoje em dia, ter um bom celular nas mãos é a garantia de que você poderá fazer muitas coisas, como tirar fotos, pagar suas contas no banco, acessar a sua agenda, assistir a filmes e séries, ouvir música, jogar, ter acesso ao Netflix offline, entre outras ações. Porém, com tantas opções assim, haja espaço de armazenamento para guardar tudo isso. Além dos aplicativos que você precisa baixar para fazer as suas tarefas, ainda é preciso ter espaço para armazenar fotos, vídeos, documentos… Há três soluções possíveis para que você possa tirar melhor proveito da memória do seu celular. A primeira delas é investir em um modelo que tenha maior capacidade de armazenamento, como os aparelhos com 64 GB ou 128 GB. Porém, eles são mais caros e não estão acessíveis ao bolso de todo mundo. A segunda alternativa é recorrer aos cartões de memória para ampliar a capacidade de memória. Porém, nem todos os modelos possuem espaço de armazenamento expansível. Por fim, você pode seguir algumas das nossas dicas abaixo para ter certeza que não vai ficar na mão na hora de salvar uma nova foto ou vídeo.

Netflix offline: use com moderação

Netflix-Offline-Viewing-Will-Not-Offer-Offline-Viewing-Download-Content-to-Watch-Offline-Viewing-Offline-Watch-US-Shows-Netflix-603714 No final do mês de novembro a Netflix liberou um recurso que há muito tempo era pedido pelos usuários: a possibilidade de baixar filmes e séries para assistir off-line. Se por um lado isso pode economizar um pouco da sua banda de internet – já que streamings de vídeos estão entre os itens que mais gastam – por outro isso pode fazer com que a memória do seu smartphone fique cheia muito rápido com o Netflix offline. Por isso, a dica aqui é usar com moderação. Não saia baixando tudo de uma vez se não tiver planos de assistir tão cedo. Além disso, depois de conferir os episódios da sua série, apague-os da memória para que sobre um pouco mais de espaço.

Músicas: mantenha apenas a sua seleção especial

musica04112014hor Serviços como Spotify ou Deezer permitem que os assinantes baixem as músicas para ouvirem quando não estão conectados – e ajudam um monte você a liberar espaço na memória do seu celular. Porém, ainda há muita gente que prefere ouvir as suas músicas baixadas diretamente no aparelho e nessa se vão alguns preciosos GB de espaço. A melhor alternativa é ter equilíbrio. Ninguém precisa ter mais de 4 mil músicas salvas no celular. Na verdade, dificilmente você vai ouvir mais de 200 entre um período e outro que você estará desconectado. Portanto, salve um pouco de espaço para apps, fotos e vídeos porque certamente você vai precisar.

Salve o que puder na nuvem

os-servico_13568383373011-695x5212 Serviços como o Google Fotos, por exemplo, devem fazer parte da sua lista de aplicativos instalados no celular. Com ele é possível sincronizar de forma automática para que suas fotos sejam enviadas para a nuvem e a cópia seja apagada do celular sempre que você estiver conectado no WiFi. Ou seja, você não vai gastar nada do seu plano de dados, vai liberar espaço e ainda pode ter acesso a algumas criações automáticas do Google, como vídeos e panoramas a partir das fotos que você tirou. O melhor de tudo: o serviço é completamente gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Além disso, você pode também acessar as fotos pelo PC, sem precisar fazer download delas.

Desinstale os apps que você não usa mais

Remove-apps-Android-Kit-Kat Espaço de memória em um smartphone é precioso. Com o passar do tempo, é natural que você acumule mais apps do que precisa, principalmente aqueles que você baixa apenas para testar e depois se esquece que eles ficaram ali. Esses apps “inúteis” ocupam um espaço desnecessário e, com o passar do tempo, e especialmente em um celular que está cheio, podem comprometer o bom desempenho do aparelho. A dica aqui é fazer uma limpeza frequente nos seus aplicativos. Se você não utiliza um app há mais de um mês é bem provável que você não vá mais utilizá-lo. Isso acontece muito com jogos, por exemplo, que depois de jogar até enjoar dificilmente você volta até ele para começar tudo de novo. E não se preocupe: aqueles apps pelos quais você pagou estarão sempre disponíveis na nuvem para serem baixados novamente.

Use um aplicativo de limpeza

sd-maid-app-w782 Mesmo seguindo todas essas recomendações acima, ainda assim é provável que seu celular esteja guardando algum tipo de lixo e, o pior de tudo, é que muitas vezes ele pode estar completamente oculto de você. Para isso, você vai precisar um aplicativo específico para gerenciar o desempenho dos seus apps. Três boas opções são o CCleaner, o Clean Master e o The Cleaner. Com eles é possível checar sempre não apenas a quantidade de armazenamento interno que está sendo utilizada, mas também quais aplicativos são responsáveis por comprometer o desempenho da memória RAM e da CPU. Por fim, eles analisam aquilo que está sendo utilizado ou não e sugerem a remoção dos apps.

Seu celular sempre rodando bonito

5ae564_4d00b621fd824760a6652b81c9e998e6 É extremamente recomendável que você siga essa rotina de manutenção e limpeza da memória do seu aparelho pelo menos uma vez a cada 15 dias, para evitar que muitos arquivos desnecessários se acumulem. Muitas vezes, seguindo essas dicas básicas, você pode tornar o seu celular rápido outra vez, prolongando a vida útil do aparelho e economizando seu dinheiro por mais tempo. Conseguiu melhorar a performance do seu smartphone? Essas dicas são valiosas. Fique seguro assistindo seus filmes e séries de onde estiver, aproveite e contrate o seguro para o seu celular.