Conheça alguns itens que eram essenciais no passado e hoje foram incorporados à maioria dos smartphones

Você consegue viver sem o seu smartphone? É bem provável que a sua resposta para essa pergunta seja “não”.

Porém, isso se deve muito mais ao fato de esses aparelhos terem incorporado uma série de funções de outros equipamentos do que pelo fato de fazerem ligações.

Nas últimas duas décadas, dezenas de acessórios e ferramentas foram relegados a segundo plano graças aos aplicativos para smartphone. Inclusive, veja quais foram os apps mais baixados do ano.

Alguns objetos, inclusive, deixaram completamente de existir. Você já se deu conta de quantas ferramentas os smartphones incorporaram?

Nesse artigo, listamos 11 objetos que os donos de celular extinguiram por completo – ou ajudaram a torna-los verdadeiras raridades.

Qual deles você aposentou depois que os smartphones evoluíram?

1 – Navegador GPS

Navegador GPS

Os aparelhos de GPS são uma ferramenta em extinção.

Obviamente, modelos mais modernos ainda existem no mercado, incorporando cada vez mais funções, mas a grande maioria do público usa mesmo o smartphone e seus aplicativos, como Google Maps ou Waze para localização.

É difícil encontrar alguém que tenha um GPS no carro hoje em dia.

2 – MP3 Player

Você se lembra dos dispositivos portáteis nos quais você armazenava suas músicas?

Os MP3 Player foram uma grande febre em todo o mundo, mas com o passar do tempo celulares mais potentes e com maior capacidade de armazenamento assumiram essa função.

Mais ainda, os serviços de streaming, como Spotify ou Deezer, colocaram até mesmo o download de arquivos em segundo plano.

3 – Telefone púbico (orelhão)

Orelhão ou telefone público

Se você recorrer à sua memória, vai se lembrar de uma época em que as principais ruas da cidade tinham diversos telefones públicos, os populares orelhões.

Hoje em dia são raros os aparelhos e poucas pessoas os utilizam. Isso porque até mesmo os celulares mais simples são capazes de cumprir muito bem essa função. Ou você ainda anda com um cartão telefônico no bolso?

4 – Telefone fixo

Ter um telefone fixo em casa já foi sinônimo de investimento. As linhas telefônicas eram caras e limitadas e ter uma delas era motivo de orgulho.

Com a chegada, dos celulares, os telefones fixos resistiram porque as tarifas eram mais baratas. Hoje em dia, porém, é cada vez menor o número de linhas fixas.

Segundo uma pesquisa do IPEA, 45,6% dos domicílios brasileiros não têm mais telefone fixo.

5 – Calculadora

Calculadora  foi substituída pelo celular

Em alguns estabelecimentos comerciais e em escritórios, as calculadoras ainda são amplamente utilizadas.

Porém, para a maioria dos usuários, andar com uma calculadora na bolsa ou na mochila não faz mais sentido.

Os apps de calculadora são nativos em todos os smartphones, de forma que você pode usá-los sem nem precisar baixar nada.

6 – Lanterna

Novamente, esse é um caso em que somente ocasiões muito específicas e que requeiram um equipamento mais potente é que contam com um acessório especial. Para a maioria dos usuários o smartphone virou também uma lanterna.

Basta pressionar um botão para acender uma luz e poder procurar objetos em lugares escuros. Muito mais prático, não é mesmo?

7 – Rádio portátil

Rádio portátil

Quem ia em partidas de futebol certamente deve ter isto inúmeras vezes alguém com um radinho acompanhando as partidas.

Atividades ao ar livre, da mesma forma, contavam com os walkmans e discmans com rádio AM e FM para que você pudesse sintonizar as suas emissoras preferidas.

Hoje, boa parte dos smartphones contam com esse recurso. As emissoras FM podem facilmente ser sintonizadas quando o fone de ouvido é conectado.

Além disso, via internet, você pode ouvir emissoras de rádio do mundo inteiro.

8 – Scanner

Quando alguém pretendia montar um mini escritório em casa, alguns itens eram essenciais. Entre eles, uma impressora e um bom scanner.

Contudo, o tempo passou e até mesmo uma dessas funções os smartphones absorveram. Aliás, veja 11 dicas para escolher o smartphone ideal.

Basta apontar a câmera do celular para um documento e tirar uma foto para que, automaticamente, ela possa ser transformada em um arquivo do tipo PDF.

9 – Câmera fotográfica portátil

Câmera fotográfica portátil  foi substituída pelo celular

As câmeras portáteis são hoje um objeto em extinção. Sobraram no mercado apenas os equipamentos profissionais e semiprofissionais.

De resto, celulares cada vez mais potentes apresentam hoje câmeras que, muitas vezes, não deixam em nada a desejar com relação a câmeras mais modernas.

A qualidade das fotos é um dos itens mais importantes na hora de comprar um celular.

10 – Pedômetro

Antigamente, aqueles que quisessem contar quantos passos davam por dia tinham que recorrer a um pedômetro.

O equipamento era pequeno e portátil, mas ainda assim era mais um item a ser carregado no bolso.

Os smartphones incorporaram esse recurso com maestria e mesmo quem não o utilizava passou a prestar mais atenção nas atividades físicas.

11 – Monitor de batimentos cardíacos

Monitor de batimentos cardíacos  foi substituída pelo celular

Para quem pratica exercícios ou mesmo possui alguma condição de saúde que requer cuidados especiais, poder monitorar os batimentos cardíacos é fundamental.

Contudo, se antes era necessário um equipamento extra, hoje basta apenas um smartphone para ter acesso em tempo real a essas informações.

Em outras palavras, os celulares se tornaram a ferramenta mais importante do nosso dia a dia e, por conta disso, merecem cuidados especiais.

Ter um seguro para celular, por exemplo, é uma garantia de tranquilidade caso o seu aparelho seja roubado.

Isso porque você pode reaver o valor do celular e poupar uma boa grana em caso de furtos ou acidentes.