Conheça alguns aplicativos que podem otimizar a memória e deixar seu celular mais rápido

Não há nada pior do que um celular lento ou com falta de espaço para baixar aplicativos e salvar imagens.

Se você já enfrentou algum problema como esse, certamente vai concordar que ninguém merece passar por essa dor de cabeça.

Afinal, quando você está com um aparelho nas mãos, tudo o que você quer é que ele funcione direitinho, mas infelizmente nem sempre é assim.

Para evitar que isso aconteça ou minimizar as consequências caso seu aparelho seja um pouco mais antigo, a melhor maneira é fazer uma limpeza de celular.

Carregando

Seu celular fica assim o tempo inteiro?

Não se trata de nada complicado, a ideia é que você possa baixar e instalar alguns aplicativos que sejam capazes de otimizar itens como a memória RAM ou ainda vasculhar e encontrar arquivos inúteis ou apps esquecidos pelo tempo que estão ali só ocupando espaço.

Na maioria das vezes, seguir alguns procedimentos bem simples já é suficiente para que você perceba um bom ganho no desempenho do aparelho.

Assim, listamos aqui alguns apps e outras dicas extras para que você possa fazer uma limpeza de celular que dê vida nova para o seu smartphone enquanto não há dinheiro para trocar de aparelho.

1º passo: limpe o cache dos aplicativos

Limpar o cache

É impressionante a quantidade de arquivos temporários que ficam armazenados nos aplicativos instalados no celular.

Esses arquivos, muitas vezes, servem como um atalho, para que você possa carregar mais rápido as informações ao acessar um app.

Porém, com raras exceções, na maioria dos casos o que eles mais fazem mesmo é ocupar um espaço no armazenamento que poderia ser destinado a outra coisa.

Nossa primeira dica é que você faça a remoção manual dos arquivos de cache dos aplicativos.

Essa ação vai tomar alguns minutos seus, mas já vai fazer com que você perceba a diferença na hora de usar o aparelho. O passo a passo que você deve seguir é o seguinte:

  • Acesse o ícone de Configurações;
  • Dentro dele, selecione a opção Aplicativos;
  • Depois, localize a guia Todos;
  • Por fim, selecione os aplicativos que estiverem ocupando mais espaço da memória com dados de cache e clique em Limpar Cache.

2º passo: descubra o que está ocupando espaço em disco

A limpeza de cache ajuda a pagar boa parte dos arquivos inúteis, mas nesse caso eles são apenas registros na memória do celular.

A partir de agora você pode partir para os arquivos propriamente ditos, mas antes de tudo é importante entender que tamanho eles têm e o quanto de armazenamento eles ocupam no seu aparelho.

Por exemplo, pode ser que apagar cem músicas faça menos efeito do que excluir um único app.

Clique aqui para baixar o app Disk Usage para Android

Esse diagnóstico pode ser obtido com a utilização do app Disk Usage. Ele mostra informações completas sobre o uso de memória do seu aparelho de forma visual.

Dessa forma, fica fácil perceber quais são as pastas ou os tipos de arquivos que mais estão ocupando espaço.

Aí cabe a você decidir quais deles são menos importantes e podem ser excluídos. Lembre-se sempre de deixar algum espaço livre no celular.

3º passo: adote um aplicativo de limpeza de RAM

RAM booster

Algumas fabricantes de celular já disponibilizam aparelhos que vêm com apps de limpeza de memória RAM embarcados.

É o caso da ASUS, da LG e da Samsung, por exemplo.

Entretanto, se o seu smartphone não vem como um app como esse de fábrica, é possível baixar facilmente uma entre tantas opções na Play Store para gerenciar a memória RAM.

Clique aqui para baixar o app RAM Booster 2017 para Android

É o caso do app RAM Booster 2017, uma boa alternativa para quem não possui nenhum software do gênero no celular.

Sua missão é fechar todos os processos que estão ativos em segundo plano, fazendo com que o aparelho tenha mais memória livre para rodar aqueles apps que realmente importam para você.

Basta dar um toque na interface que ele se encarrega de fazer tudo sozinho. A dica é usá-lo três ou quatro vezes ao dia.

4º passo: reinicie o aparelho

Desligar o celular

Desligando ou reiniciando o aparelho depois das etapas anteriores, algumas melhorias já serão visíveis.

Depois de adotar todas essas medidas, é bem provável que você já consiga perceber algumas melhorias no desempenho do seu aparelho.

Obviamente, não há milagres e celulares com menor capacidade de processamento ou baixa quantidade de armazenamento ou memória RAM vão sofrer mais como passar do tempo.

Mas ainda assim dá para melhorar alguma coisa.

Depois de seguir os três primeiros passos, recomendamos que você reinicie o seu celular, para que o Android possa ser recarregado já rodando mais leve.

Uma outra dica ainda é, de tempos de em tempos, fazer um backup completo e formatar o seu aparelho.

Porém, isso implica na perda temporária de todos os dados e na necessidade de reinstalar os apps.

Android

Deixe seu celular mais potente com todas essas dicas.

Em último caso, essa pode ser uma medida para que você possa “zerar” e retomar apenas a instalação daquilo que realmente importa.

É curioso notar como com o passar do tempo acabamos instalando uma série de aplicativos que nunca mais vão ser utilizados, mas que ficamos com preguiça ou receio de instalar na expectativa de que possam ser usados em breve.

Uma regra geral que você pode adotar é a seguinte: se um app está há mais de 30 dias sem uso, é bem provável que ele seja dispensável para você.

Agora que você já aprendeu como melhorar o desempenho do seu celular e deixar ele mais rápido, você pode também proteger seu smartphone, é fácil, com o seguro de celular da Bem Mais Seguro.