Primeira carga do celular: Smartphone ligado ao carregador sobre uma superfície de madeira.

Comprou um smartphone novo e está em dúvida sobre a primeira carga do celular? Não se preocupe, você não está sozinho nessa e vamos ajudá-lo nessa questão.

“Quanto tempo deixar o celular carregando?” ou “É necessário deixar o celular carregar por 12 horas?”. Essas são algumas das dúvidas mais comuns para quem acabou de comprar um celular, seja Android ou iOS.

Pensando nisso, fizemos este post para te ajudar com os cuidados iniciais com a bateria do seu celular novo e separamos algumas dicas para te ajudar a manter a qualidade da bateria, evitando que ela fique “viciada”.

Primeira carga do celular: modelos antigos X modelos novos

Em aparelhos mais antigos, que possuem uma bateria de níquel-cádmio, era importante seguir um verdadeiro ritual na hora de realizar a primeira carga.

Antigamente, era necessário carregar o aparelho até 100% caso ele viesse com 0% de bateria da loja, ou esperar zerar o contador para realizar uma carga completa.

Tudo isso para evitar o famoso efeito memória, para que a bateria não ficasse viciada rapidamente.

Mas, o que é esse tal efeito memória?

Ele é comum em baterias mais antigas e ocorre quando elas não são descarregadas até o final. Assim, nas próximas recargas, sua capacidade fica cada vez menor. Logo, a bateria passa a fornecer menos energia ao celular, o que caracteriza uma bateria “viciada”.

No entanto, com o avanço das tecnologias dos smartphones, não é preciso ter mais essa preocupação.

Hoje em dia, as baterias funcionam com íons de lítio, o que elimina a necessidade de uma primeira carga completa.

Essa nova tecnologia permite que o aparelho não fique viciado, por não ter o efeito memória.

Quanto tempo o celular novo tem que carregar?

Com os celulares antigos também era muito comum a indicação de deixar o celular carregando por 12 horas. Mas, agora isso não é mais necessário.

A dica é simples: na primeira carga, deixe o celular carregar em 100%. As baterias atuais são projetadas para carregar apenas até este limite.

Aparelhos como Samsung, por exemplo, não irão receber mais energia do carregador quando a bateria chega em 100%, o que evita danos futuros.

Quer que a sua bateria dure bastante tempo? Veja os 5 principais cuidados com a bateria do celular

Agora que você já sabe como funciona a primeira carga do celular, é importante conhecer algumas dicas para manter a qualidade dela por um bom tempo.

Apesar dos novos modelos terem baterias mais tecnológicas é importante ter alguns cuidados durante o uso para que dure bastante tempo. Veja essas dicas:

1.   Prefira usar o carregador original do aparelho

A recomendação de grandes empresas do ramo, como Motorola, Samsung, Apple e Xiaomi é sempre optar por usar o carregador original do seu aparelho – aquele que veio na compra ou adquirido em lojas oficiais.

Utilizar carregadores paralelos podem trazer danos para a vida útil de sua bateria. Também não é indicado o uso de adaptadores de tomada, como benjamins, por exemplo.

2.   Evite lugares que podem aquecer o aparelho

Na hora de carregar o celular, evite locais como sofás, em cima de travesseiros ou cobertores. Isso pode ajudar a aquecer o aparelho, causando danos. Opte por lugares mais frescos e com passagem de ar.

3.   Sabemos que é difícil, mas a dica é não usar o celular enquanto ele carrega

Outra recomendação para evitar o superaquecimento do aparelho é não utilizá-lo enquanto carrega. Espere até completar 100% de carga para voltar a curtir o celular.

4.   Utilize carregadores em boas condições de uso

Diante de fios descascados ou tomadas que estão com mau contato, o ideal é suspender o carregamento do aparelho. O mesmo vale para dias de tempestade e chuvas muito fortes.

5.   Só coloque o celular para carregar quando for realmente necessário

Por fim, a maioria dos aparelhos dá um aviso quando o aparelho precisa ser carregado. Espere essa notificação aparecer até iniciar uma nova carga.

Não cuide só da bateria, deixe o seu celular protegido

A BemMaisSeguro sabe o quanto o seu celular é importante, por isso, oferece a contratação de seguro de celular para deixar o seu aparelho bem protegido.

Saiba mais sobre seguro celular e aproveite as vantagens da BemMaisSeguro!

Veja também:

Mi Note 10: Ficha Técnica e Novidades