Confira em vídeo situações reais que mostram os bandidos agindo para roubar o celular das vítimas
O roubo de celular se tornou hoje um dos crimes mais comuns no Brasil. Dados da Anatel mostram que somente em 2017 pelo menos 1,5 milhão de aparelhos foram bloqueados no país em função de roubo ou perda. Os números poderiam ser muito maiores caso todas as ocorrências fossem comunicadas às autoridades.
O fato é que por mais que você tome as devidas precauções, como por exemplo contratar um seguro para celular, ainda assim é necessário se proteger. Os bandidos agem das formas mais inusitadas possíveis e pesquisando na internet é possível encontrar uma série de vídeos que mostram que a ação deles vai desde os planos mais sofisticados até furtos simples.
O mais importante é que você tenha cuidado, especialmente quando estiver em locais públicos. A maior parte dos roubos ocorre com vítimas que, de alguma forma, expõem o seu aparelho. Para evitar que isso aconteça, a nossa recomendação é que você evite ao máximo mostrar o seu celular – seja ele de baixo ou alto valor – nas ruas da cidade.
Para melhor demonstrar o tamanho do problema sobre o qual estamos falando, listamos aqui quatro vídeos, nacionais e internacionais, que mostram os bandidos em ação roubando aparelhos. Você verá que em algumas situações o roubo poderia ter sido evitado caso medidas de precaução tivessem sido adotadas.
1 – Fique atento no ônibus e no metrô
Esse vídeo de roubo de celular não aconteceu no Brasil, mas esse tipo de crime também é muito frequente por aqui. Nesse caso, uma mulher está ao celular calmamente sentada em um banco dentro do metrô. Ao seu lado, porém, um homem mal-intencionado a observa.
Quando o metrô para em uma estação, o rapaz espera até que a porta esteja prestes a fechar para puxar o celular das mãos dela e sair correndo. Ao tentar ir atrás a porta se fecha e o bandido vai embora com o fruto do seu roubo. Tendemos a ficar mais desatentos dentro do transporte público, mas essa desatenção pode custar caro.
2 – Cuidado nas proximidades de casa
Da mesma forma que ficamos um pouco mais descuidados quando estamos dentro do ônibus ou do metrô, o mesmo acontece quando estamos próximos de casa. A sensação de proximidade com a residência faz com que tenhamos a sensação de “estar a salvo”, quando na verdade o cuidado deveria ser redobrado.
Neste vídeo, vemos duas crianças que estão na calçada, brincando com o celular, e supostamente aproveitando o WiFi do vizinho. É quando surge um bandido que, sem muito esforço, rouba o celular delas. Por isso, sempre existe a recomendação de evitar ficar nas calçadas conversando, especialmente com eletrônicos em mãos.
Saiba exatamente como rastrear celular caso algo aconteça e encontre o seu aparelho!
3 – Roubos de celular feitos por moto
Muitos bandidos se utilizam de motos para roubar celulares, por ser mais fácil fugir com elas. É o caso deste vídeo, que vemos o roubo de celulares em um ponto de ônibus. O meliante para a moto e, com a mão por baixo da blusa, simula o que aparenta ser uma arma e aponta para quem está no esperando o ônibus.
Duas mulheres não reagem e entregam imediatamente os seus aparelhos, enquanto outra foge, dando as costas para o bandido e colocando a sua vida em risco. Depois, ele sobe na moto e vai embora. Nesse caso, mesmo com as mulheres não expondo seus aparelhos, ainda assim elas tiveram seus aparelhos roubados. Você também está passando por essa situação do celular roubado? Saiba exatamente o que fazer!
4 – Reportagem do Fantástico
Por fim, não poderíamos deixar de terminar essa seleção de vídeo de roubo de celular sem mencionar a mais recente reportagem veiculada pelo Fantástico, da Rede Globo. O programa mostrou como age uma quadrilha de ladrões de celular, que roubava aparelhos no centro de São Paulo.
Nesse caso, mais importante do que descobrir quem são os bandidos, é entender de que maneira eles agem. Celulares expostos nos bolsos da mochila ou no bolso traseiro da calça, por exemplo, se tornam alvos fáceis para os bandidos. Mesmo aqueles que estão falando ao telefone podem ser vítimas de puxões inesperados.
Dessa forma, entre todas as recomendações que poderíamos dar para que você não seja mais uma vítima, a principal delas é evitar exibir o seu aparelho em público. Deixe-o bem guardado no bolso ou na bolsa e as chances de roubo se reduzem significativamente.
Deixe nos comentários qual a sua opinião sobre os videos! Já tomou as devidas medidas de precaução?
comentários