Quem nunca se desesperou depois que o celular molhou, seja por um acidente ou após tomar uma tremenda chuva, que atire a primeira pedra. Apesar de existirem vários procedimentos para minimizar os danos causados, isso não deixa de ser um problema que pode pegar qualquer um de surpresa.

Meu celular molhou, e agora?

Se seu celular molhou, o primeiro passo é ficar calmo, porque a gravidade dos danos causados por água e outros líquidos depende de vários fatores. Atualmente, existem diversos modelos de smartphone resistentes à água, como o iPhone. Portanto, caso você acabe derrubando apenas um pouco de bebida ou tenha suado em excesso com o celular rente ao corpo, as chances de dano são menores.

Entretanto, caso ele tenha caído na piscina, no mar ou no vaso sanitário, por exemplo, problemas maiores podem afetar seu aparelho. Isso porque um dispositivo ser resistente à água é diferente dele ser à prova d’água.

De qualquer forma, antes de recorrer ao seu seguro para iPhone ou outros modelos de smartphone, conheça alguns procedimentos e truques que podem salvar seu aparelho.

Os principais danos que podem afetar seu celular 

Entenda mais sobre os possíveis danos causados por líquidos que você pode enfrentar.

Meu celular não carrega

Se o seu celular molhou e agora não carrega mais, há duas possibilidades: a primeira, mais simples de resolver, é a água ter causado algum dano na entrada do carregador, nesse caso, basta encontrar uma assistência técnica de confiança para realizar a troca do componente. Porém, caso o líquido tenha atingido outras partes internas do aparelho, isso pode acarretar na perda total do seu celular.

Depois que meu celular molhou, ele fica reiniciando

Se o seu celular molhou e voltou a funcionar, mas fica reiniciando constantemente, a recomendação é procurar uma assistência técnica o mais rápido possível, afinal estamos falando de líquidos em contato com eletricidade. Nessa situação, há uma grande possibilidade de algum componente do celular estar em curto-circuito e por isso ele não se mantém ligado por muito tempo.

Não sai mais som do meu celular

As principais sequelas desse tipo de acidente, quando o celular volta a funcionar, são problemas com o som por conta dos alto-falantes externos, as peças mais suscetíveis aos danos causados por água e outros líquidos. Apesar de truques caseiros, como utilizar um secador, serem atrativos, eles podem piorar a situação, causando superaquecimento do aparelho.

Celular molhou? Siga este passo a passo

Como você pôde perceber, os problemas encontrados depois que o celular molha são percebidos apenas ao tentarmos usar o aparelho novamente. Nesse sentido, é importante tomar algumas medidas logo após seu celular ter sido molhado para amenizar danos. Siga o passo a passo para diminuir as chances de perder seu telefone:

  • Não ligue seu celular molhado

Nunca, em hipótese alguma, ligue seu celular molhado. Esse primeiro passo é fundamental para evitar curto-circuito nos componentes do aparelho e consequentemente a perda total do seu celular.

  • Seque o exterior e o interior do seu aparelho

O segundo passo é secar o interior do aparelho, tentando chacoalhar o celular para baixo, com intuito de tirar o máximo possível da água. Depois, seque o exterior, dando preferência a toalhas de papel ou de algodão que não soltem fiapos. Faça isso para evitar que mais água atinja os componentes e circuitos elétricos do aparelho, com foco nas entradas de fone, alto-falantes e entrada do carregador.

  • Usar arroz cru ainda funciona

Aproveite este truque antigo, mas eficaz, para absorver qualquer umidade de seu aparelho: colocá-lo em um recipiente com arroz cru. O método não garante que seu celular voltará a funcionar, entretanto, dependendo das circunstâncias, o arroz cru pode devolver os celulares molhados à vida.

  • Saber esperar é um dom

O quarto e último passo fará você lembrar que a paciência é uma grande virtude. Para aumentar as chances de seu celular voltar a funcionar, o ideal é deixá-lo no arroz cru por um período mínimo de 24 horas, podendo estendê-lo até 72 horas, se necessário.

Se nada funcionar, a BemMaisSeguro te ajuda

Seu celular molhou e nenhum truque funcionou? Conte com a BemMaisSeguro para evitar ser pego de surpresa novamente.

A empresa pioneira em proteção para celular oferece dois planos de seguro, para quem quer garantir tranquilidade em todos os momentos.

Proteja seu celular com uma cobertura completa pelo menor preço do mercado, que além de garantir proteção contra roubo, também oferece suporte total para danos líquidos e oxidação.

É muito simples se manter protegido caso qualquer imprevisto aconteça: basta contratar um Seguro Celular agora mesmo, de forma 100% digital e sem burocracia.