dia a dia com smartphone é bem melhor

No tempo em que ele nem existia, ele já fazia falta. Mesmo quando todo mundo só tinha como alternativa o telefone fixo ou o orelhão, muita gente já clamava aos céus por um telefone que estivesse sempre disponível e à mão quando um pneu furasse ou apenas batesse aquela saudade incrível de falar com alguém – e que para isso não fosse necessário encarar filas ou praticamente tirar na loteria um telefone público que estivesse funcionando. Hoje os smartphones são muito mais do que os pedidos mais criativos ousaram imaginar e facilitam muito mais a vida do que qualquer um jamais sonhou. E é praticamente impossível viver sem eles.

Os números que o digam: só no segundo semestre deste ano as vendas de smartphones no varejo ultrapassaram a incrível marca de 13 milhões de unidades, cerca de 100 deles vendidos a cada minuto, de acordo com o International Data Corporation (IDC). O estudo mostra ainda que entre abril e junho essa quantidade toda de smartphones vendidos, 90% deles rodando com o sistema operacional Android, significou um record de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Em todo o planeta as vendas chegaram a 300 milhões de unidades.

O estudo também revela uma grande tendência entre os brasileiros: os aparelhos de tela grande, maiores que 5 polegadas, os chamados phablets (mistura de phones + tablets). Com 128 mil aparelhos vendidos em 2012 e 2,2 milhões em 2013, a expectativa é que 2014 feche o ano com mais de 5 milhões deles vendidos.

E quem é que consegue viver sem eles hoje em dia? Telefonar e guardar números na agenda quase que são funções ultrapassadas. Para que fazer uma ligação de voz quando você pode passar uma mensagem instantânea, tem todos os seus contatos sincronizados com os das redes sociais e pode fazer chamadas de vídeo?

Sem falar na agenda que você monta por voz com todos os seus compromissos, nas planilhas que ajudam a economizar e a manter as contas em dia, nos editores de textos, na câmera fotográfica e na filmadora e em todos os zilhões de aplicativos que transformam o seu device até em academia de ginástica? Família Jackson já perdeu há muito tempo, vamos ser sinceros.

E o que faltava não falta mais: a capacidade limitada de guardar dados foi solucionada

com o serviço de armazenamento em nuvens. Literalmente, agora o céu é o limite para a quantidade de arquivos de texto, músicas, imagens ou planilhas que podem ser armazenados… Para sempre. Caros, sim, mas cada vez mais sofisticados e funcionais, os smartphones substituem uma quantidade imensa de aparelhos que tornam-se a cada dia mais dispensáveis.

Só não inventaram ainda um smartphone que seja “irroubável”. Por mais que inventem aplicativos de segurança, modos de bloqueio, de proteção de dados e de localização, o smartphone à prova de ladrão ainda é aquele que tem o melhor seguro. É aquele que não deixa o dono, que pagou uma fortuna pelo prazer e pela praticidade da tecnologia, ficar com um rombo imenso no bolso. É aquele que minimiza a dor no coração de perder para um malandro qualquer um aparelho que já é quase “da família”. Para isso, só um bom seguro para smartphone é capaz de dar jeito.