O sistema iOS revolucionou a nossa relação com os smartphones, confira sua evolução.

Steve Jobs, CEO da Apple, deixou um legado tecnológico de mais de milhões de aficionados pelos dispositivos da empresa. Isso só foi possível graças a novidades revolucionárias que criaram o sistema operacional hoje mundialmente conhecido como iOS, baseado em uma só máxima: o funcionamento.

De uma plataforma que começou semelhante a um computador para uma referência no quesito tecnologia de ponta, saiba qual é a história completa do iOS, que já está em sua 9º versão.

evolução do sistema ios do 1 ao 9

 

Evolução do Sistema iOS

Os primórdios do sistema iOS

Em janeiro de 2007, foi apresentada ao mundo a primeira versão do sistema, que ainda nem tinha sido batizado como iOS. Com algumas adaptações do sistema Apple nativo para computadores, o OS, ainda não suportava conexões 3G, nem a função copiar e colar ou mensagens multimídia, muito menos aplicativos que não estivessem instalados de fábrica, mas já contava com o navegador próprio, o Safari, e, após duas atualizações de sistema, passou a oferecer a possibilidade de comprar músicas via iTunes quando conectado ao WiFi; a função já estava disponível no iPod.

Apesar dos concorrentes da época estarem bem estabelecidos no mercado, a Apple focou em oferecer a melhor experiência ao usuário e alguns recursos inexistentes até então, e o primeiro iPhone, com a tela touch, com número reduzido de botões e um prático zoom, vendeu mais de um milhão de unidades em apenas três meses.

os do sistema ios 2007

Primeira versão do sistema iOS

Em sua segunda versão, lançada no iPhone 3G, o OS 2.0 chegou em julho de 2008. O modelo anterior do dispositivo também poderia ser atualizado para esta novidade, que permitia instalar os aplicativos disponíveis na recém-lançada App Store e armazenar dados num serviço online, chamado MobileME, ao custo de US$ 99. Outras mudanças incluíram a inserção de calculadora científica, pesquisa dos contatos e a adição de mapas navegáveis.

os 2.0 sistema ios

 Segunda versão do sistema iOS

 O iOS como conhecemos hoje

Exatamente um ano depois, o novo iPhone 3GS, com a versão 3.0 da plataforma foi lançado. O novo sistema operacional preencheu uma série de lacunas esperadas pelos usuários e que hoje são essenciais: foram inseridas as funções recortar, copiar e colar, tirar fotos e gravar vídeos através de uma câmera. O controle por voz foi inaugurado com sucesso, mas ainda era limitado à busca de contatos e reconhecimento de músicas, e a função Encontre meu iPhone começou a facilitar a localização dos usuários mais distraídos.

sistema ios versão 3.0

 

Sistema iOS 3.0

Em janeiro de 2010, quando a empresa apresentou o inovador tablete iPad, o sistema operacional foi atualizado. Na versão 3.2, foram feitas adaptações para rodar aplicativos em telas maiores.

sistema ios 3.2

 Sistema iOS 3.2, adaptados para telas maiores

Já a versão 4.0 foi oficialmente batizada de iOS e tornou o iPhone um celular multitarefa. O usuário poderia agora escrever um e-mail ao mesmo tempo em que ouvia música e esperava um novo aplicativo ser baixado na App Store. A chamada de vídeo foi inaugurada com o exclusivo FaceTime, as palavras começaram a ser corrigidas com o corretor ortográfico e os aplicativos poderiam ser organizados em pastas de acordo com a preferência do usuário. Nas atualizações, a Apple atendeu as críticas dos clientes e corrigiu a recepção de sinal do celular, pois, quando a pessoa segurava em determinada parte do dispositivo, a intensidade caía.

sistema ios versão 4.0 apple

 Sistema iOS versão 4.0

Um sistema operacional do futuro

2011 viu o lançamento do iPhone 4S, com a versão 5 do iOS e a assistente virtual Siri, que antes era somente um aplicativo. Ela substituiu o controle por voz e realiza ainda mais tarefas, como se conectar com a agenda e compreender perguntas, tudo no idioma de preferência do usuário. Além dela, mais de 200 outras novidades foram integradas à esta versão, como: iCloud, nuvem que guarda os aplicativos e outras coisas que o usuário quiser; uma central com notificações de todos os aplicativos existentes (inspirado pelo rival Android);  além de não ser mais necessário emparelhar o dispositivo no computador via USB, tornando o smartphone autônomo e o único aparelho necessário a ser utilizado pelo usuário.

atualização do ios para a versão 5 apple

 Versão 5 do sistema iOS

Tim Cook, novo CEO da Apple, apresentou mais uma versão do iOS após a morte de Steve Jobs. Em 2012, o iOS 6 não contaria mais com o Google Maps, e sim com mapas próprios da companhia, desenvolvidos pela empresa de navegação TomTom. A integração do Facebook ao sistema e o aperfeiçoamento da assistente virtual Siri começaram a deixar as mãos dos usuários livres e comandar o smartphone através da voz com sucesso.

tim cook ceo apple

Tim Cook, CEO da Apple

Nesta versão, a Apple tentou adentrar no mundo do pagamento online com o Passbook, uma espécie de carteira virtual. Nele, ficam salvas versões digitais de comprovantes, tickets e bilhetes, sem necessidade de manter um papel a mais no bolso. Ele depende, entretanto da adesão das empresas, que ainda estão começando a explorar esta novidade.

sistema ios versão 6 da apple

 

Sistema iOS versão 6 do iPhone

A sétima versão do sistema, de 2013, nativa de dois modelos de smartphones, o 5 e o 5S, apostou numa interface humanizada. Centro de controle com acesso fácil ao WiFi, Modo Avião e Bluetooth, assistente atualizada com vozes também masculinas e novas opções na hora de gravar ou fotografar rechearam o iOS 7. A introdução de um sensor biométrico com reconhecimento digital, o Touch ID, começou a revolucionar a segurança dos dispositivos.

sistema operacional ios versão 7 apple

 

Sétima versão do sistema iOS

Com design refinado, a Apple tentou aperfeiçoar as tarefas relacionadas ao trabalho e oferecer mais opções para que os desenvolvedores caprichassem nos aplicativos. A interação com os computadores Mac também foi a aposta da versão 8.0 da plataforma, com um recurso chamado Continuity.

sistema ios na sua oitava versão apple

iOS 8, a versão que interage com o Mac

No último ano, a versão 9 do sistema operacional tentou melhorar o desempenho dos dispositivos e instaurou um modo para reduzir o uso da bateria, além de rodar aplicativos sem travamentos. A Siri também ficou mais eficiente, e agora faz sugestões proativas aos usuários, baseado no comportamento individual do uso do iPhone. No iPad, a principal mudança é o recurso multitarefa, que permite trabalhar com duas janelas ativas ao mesmo tempo, uma ao lado da outra.

sistema ios na versão 9 apple

 

iOS 9, com sugestões inteligentes e novo design

É indiscutível que a Apple foi a pioneira do uso da tecnologia como parceira das pessoas e a evolução do iOS está deixando o usuário e o sistema cada vez mais integrados e conectados. A revolução digital é dada como certa pela empresa, e em breve seremos nativos da tecnologia. Os próximos lançamentos irão dizer o que esperar de um futuro que está cada vez mais próximo, ao alcance de nossas vozes.

logo e slogan da empresa apple

“Pense diferente”, slogan publicitário da Apple

Você passou por todas as fases do iOS? Qual você mais gostou? Conta pra gente! E não se esqueça, independente da sua versão, não deixe de ter um seguro para o seu iPhone.