Conheça um pouco mais sobre o novo jogo que virou uma verdadeira mania
Certamente você deve ter visto alguns deles por aí. Nos últimos meses, o hand spinner, também conhecido como fidget game, virou uma verdadeira febre.
Você se lembra quando há alguns anos tivemos a moda do iô-iô, do skate de dedo e dos fluffs? Então, considere o spinner game a moda do momento.
Mas você sabe de onde ele surgiu e quais efeitos práticos ele pode ter nas pessoas, além de diverti-las por um determinado tempo?
Vamos entender um pouco mais de onde surgiu essa história – que já conta até mesmo com curiosas versões para celular, mas que nem de longe são tão interessantes quanto os brinquedos de verdade.
Efeitos terapêuticos
Os primeiros modelos de hand spinners surgiram como um brinquedo criado para auxiliar crianças com autismo.
A ideia era que os efeitos terapêuticos do produto, que pode aumentar a concentração e estimular a coordenação motora, pudesse trazer benefícios em seu desenvolvimento, de forma que ele foi testado, aprovado e utilizado por muitas instituições de saúde mundo afora.
Inicialmente, o spinner game fez sucesso nos Estados Unidos e na Europa, para só então dar as caras por aqui.
Além dos benefícios para crianças com autismo, os spinners também têm propriedades terapêuticas, podendo até mesmo diminuir a ansiedade.
Sabe aquelas pessoas que não conseguem ficar mais do que cinco minutos sem segurar alguma coisa nas mãos? A ideia é que o brinquedo possa fazer esse papel.
Porém, há ressalvas
Apesar de suas propriedades terem sido percebidas e comprovadas por muita gente, nem todos vão conseguir se beneficiar do fato de ter um hand spinner em mãos.
Em entrevista ao jornal Extra, o psicólogo Osvaldo Rodrigues Junior destacou que ele tem, sim, um efeito calmante e ajudam na concentração daqueles que têm mais dificuldades.
Porém, isso não significa que funcione para todos. “Pode apaziguar ansiedades para determinados grupos, mas não serve a todos.
É um exagero achar que ele sirva para tratar sintomas, como uma atividade terapêutica em si.
Objetos com o mesmo apelo, como bolinhas para apertar nas mãos, já foram moda também e não resolveram o problema”, explica.
Uso em escolas também precisa ser regulado
Escolas de países onde o brinquedo já foi uma febre também tiveram que tomar algumas medidas para impedir que a brincadeira acabasse dominando as crianças.
Apesar de ele ser um amenizador da ansiedade, quando utilizado em sala de aula o objeto pode fazer com que as crianças se distraiam e deixem de prestar atenção na aula.
Além disso, para quem não é ansioso ou não precisa de um recurso como esse, o spinner game pode ter o efeito contrário, ou seja, estimulando um vício ou ainda aumentando os níveis de ansiedade.
Por isso, é importante que os pais monitorem o uso do brinquedo por parte dos filhos e coloquem limites se perceberem que as consequências se mostrem negativas de alguma forma.
Brincadeira também no celular
Como tudo que vira moda hoje em dia, é claro que o spinner game também foi parar nos celulares.
Se você procurar em sua loja de aplicativos, existe hoje mais de uma dezena de jogos para celular que tentam imitar a experiência na tela, porém sem muito sucesso.
Nos jogos você precisa deslizar os dedos na tela o mais rápido que conseguir, para que o brinquedo ganhe velocidade.
Além disso, há múltiplas opções de personalização, o que pode fazer com que seus pontos gerem uma espécie de bonificação para que seja possível comprar acessórios para incrementar o brinquedo.
Em algumas versões, há até mesmo um ranking mundial disponível para os participantes, de forma que você pode competir com os seus amigos para ver quem se sai melhor.
Cuidados com a jogatina em público
Como já mencionamos aqui, embora tenha os seus benefícios o spinner game também pode trazer algumas consequências não muito agradáveis.
Pessoas que não são ansiosas podem ficar se passarem muito tempo se divertindo com o brinquedo.
Além disso, o fato de você ficar concentrado em um brinquedo pode fazer com que você se desligue de tudo que está à sua volta, o que é perigoso.
Os perigos vão desde acidentes, se você estiver andando com ele na rua, até um aumento nas chances de que você seja roubado ou furtado, por não perceber o que acontece à sua volta.
Algumas pessoas mal-intencionadas têm visto nas crianças brincando com um spinner game vítimas fáceis para o roubo de celulares e carteiras.
Todo cuidado é pouco
No caso do seu smartphone, um seguro para celular pode protegê-lo e fazer com que você economize um bom dinheiro caso seja roubado.
Mas e o que fazer no caso de um acidente?
As consequências podem ser muito piores do que você imagina. Por isso, a nossa recomendação é que você evite usar o seu brinquedo em público, especialmente enquanto estiver andando na rua.
Já com relação às consequências comportamentais, é importante que você tenha consciência dos efeitos que o brinquedo pode ter na sua vida. Se perceber que alguma coisa está errada, pare imediatamente e não insista nele.
A maioria das pessoas podem levar a brincadeira de uma forma leve e descontraída, mas sempre existem alguns pontos fora da curva. De resto, teste as suas habilidades e não deixe de conferir o brinquedo que é a moda do momento.
comentários