O Telegram é uma alternativa segura, dinâmica e interativa
O WhatsApp é hoje um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O mensageiro instantâneo permite enviar imagens, documentos e vídeos e fazer ligações em áudio e vídeo sem que, para isso, seja preciso arcar com os custos de uma ligação. Basta estar conectado à internet, via WiFi, 3G ou 4G, e pronto.
Porém, embora o WhatsApp seja o mais popular, ele não é o único a contar com todos esses recursos. E mais: existem outros apps disponíveis para Android e iOS que são capazes de fazer o mesmo e contam até com mais funções. Um desses exemplos é o Telegram, visto por muitos como uma alternativa direta ao WhatsApp.
Quando o Telegram ficou popular?
Já faz algum tempo que ele vem ganhando espaço no celular dos brasileiros, mas seu grande salto ocorreu no final de 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado pela Justiça e ficou cerca de 24 horas fora do ar. Nesse dia, muitos consumidores tiveram que buscar outras alternativas para se comunicar e o Telegram foi a ferramenta escolhida por muitos deles.
De lá para cá, embora o WhatsApp continue com folga na liderança, o Telegram ganhou muitos adeptos de suas qualidades, que adotaram a ferramenta como a titular ou, em muitos casos, como a reserva imediata para caso algo aconteça de errado outras vez.
O Telegram é mais seguro
Gostos à parte, há um item que é inegável: Ele é uma ferramenta mais segura do que o WhatsApp. Isso acontece por conta de algumas ferramentas de criptografia presentes no app, que permite a ativação de chats secretos. Quando esse recurso está ativo, o Telegram criptografa as mensagens visando deixa-las embaralhadas para pessoas de fora que, eventualmente, consigam interceptar a comunicação.
O grande problema é que esse recurso não está ativo por padrão. Dessa forma, o usuário pode ter uma falsa sensação de segurança achando que o Telegram é mais seguro já no momento que ele é instalado, mas não é bem assim. Ou seja, caso for usar o Telegram, use esse recurso de criptografia ao seu favor.
Tudo está na nuvem
Outra característica interessante do aplicativo é o fato de que todas as mensagens trocadas entre você e seus amigos ficam armazenadas na nuvem. Isso significa que você não precisa fazer o download de cada uma delas para visualizar o conteúdo. Basta acessar o aplicativo e conferir o que está online e pronto.
Todas as mensagens ficam armazenadas nos servidores do próprio Telegram, que garante confidencialidade de tudo que é compartilhado no serviço. A maior vantagem no final das contas é a economia de espaço de armazenamento que você vai ter, já que fazer download de uma imagem ou de um vídeo passa a ser algo completamente opcional caso você queira apenas visualizar o conteúdo.
Player próprio incorporado
Mais uma vantagem do Telegram é o fato de ele contar com um player próprio integrado. Assim, se alguém mandar um vídeo para você, por exemplo, não é preciso sair do aplicativo e abrir outro para conseguir assistir ao conteúdo. Basta dar play para que o próprio aplicativo se encarregue de puxar o player e, ao terminar de ver, você já está de volta na sua mensagem.
Apagar as mensagens enviadas
Alguns dos recursos existentes no Telegram já foram copiados pelo WhatsApp. No entanto, a ferramenta tem sido pioneira na maioria dos serviços, de forma que é bem possível que se estivermos pensando em uma novidade, é bem provável que ela surja primeiro no Telegram.
É o caso da possibilidade de apagar mensagens já enviadas. Ou seja, se você mandou alguma coisa para alguém e se arrependeu disso, é possível voltar atrás e apagar o conteúdo. Como nada fica armazenado no celular alheio, ele some da linha do tempo de quem recebeu. Pode até ser que a pessoas já tenha visto a mensagem, mas não vai conseguir encontrá-la depois quando procurar.
Adesivos e mais adesivos
Esse é um dos recursos mais legais do Telegram. Além de o serviço contar com um grande número de adesivos (stickers) para você personalizar as suas mensagens, você pode ainda criar o seu próprio grupo de stickers para compartilhar com os amigos. Ou seja, sabe aquela ideia de transformar a foto do seu colega em um meme? Com o Telegram esse possabilidade é real, portanto todo cuidado é pouco.
Comunicação mais rápida
Essa é uma característica não tão perceptível assim, mas tecnicamente dá para afirmar que a comunicação via Telegram é mais rápida do que via WhatsApp. Isso acontece por uma característica que já mencionamos anteriormente, o fato de tudo estar armazenado na nuvem. Assim, enviar e receber mensagens é uma tarefa que não requer downloads e, portanto, se torna mais rápida.
Ainda não se convenceu? Que tal testar os dois
Um dos pontos que os usuários de WhatsApp mais reclamam nas tentativas de migrar para o Telegram é que os seus contatos não vão estar lá. Isso é fato. As pessoas com quem você mais conversa muito provavelmente estão no WhatsApp e ao chegar no Telegram pode ser que você fique um pouco solitário por lá.
Contudo, esse pode ser mais um motivo para você conversar com seus amigos e testar a plataforma junto com eles. Se ela melhorar a conversa entre o seu grupo, ainda melhor. Da nossa parte, podemos garantir: com certeza vale a pena baixar e instalar o aplicativo.
Agora que você já sabe tudo sobre o Telegram, não esqueça de sair usando ele por aí! Ah, e não vale abrir mão do seguro para celular que vai te proteger contra roubo, furto, queda, viagens, amigos bagunceiros…
Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!
comentários