Saiba qual é a previsão dos especialistas para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas no próximo ano

Todo final de ano é a mesma história: especialistas em tecnologia tentam prever quais serão os próximos passos capazes de mudar a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos com os dispositivos. Para 2019, uma renomada empresa internacional prevê uma transformação digital.

Mas o que será que isso quer dizer? Não é de hoje que os fabricantes buscam a chamada “disrupção”, ou seja, aquelas tecnologias que sejam capazes de “romper” com aquilo que vivenciamos hoje e possam ofertar uma vida melhor e mais simples para todos.

Entretanto, entre teoria e prática há um longo caminho e muitas boas ideias, que no papel funcionam, quando colocadas no mercado se mostram bastante equivocadas. Fazer um exercício de futurologia, baseado em evidências, é o melhor caminho para pensar 2019.

2019: o ano da transformação digital?

Uma pesquisa realizada pela Dimension Data, uma provedora de serviços gerenciados e integradora de tecnologia global, lançou no final deste ano o relatório Tech Trends 2019. Nele, especialistas ouvidos pela companhia traçam um panorama do próximo ano na tecnologia.

A ideia é identificar quais são as principais tendências que definirão o setor de tecnologia da informação ao longo dos próximos meses. Temas como segurança cibernética, negócios digitais, infraestrutura digital e o futuro das tecnologias são os assuntos citados no documento.

Com receita anual de US$ 8 bilhões, a empresa é uma das mais renomadas do segmento em por essa razão, tudo aquilo que for dito por ela tem, no mínimo, grandes chances de se tornar realidade e ser seguido pelas demais companhias do segmento.

Para o CTO da Dimension Data, Ettienne Reinecke, 2019 será o ano da transformação digital. Segundo ele, uma série de disrupções deve ocorrer em toda a indústria, uma vez que projetos de médio e longo prazo idealizados por empresas inovadoras começarão a dar frutos.

A maturidade de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning devem ser as principais forças motrizes para conduzir a indústria para um novo salto. Esses recursos já vêm sendo desenvolvidos há um bom tempo, mas no ano seguinte devem alcançar a maturidade.

Veja também – Quais são as marcas de celular mais vendidas no Brasil e no mundo?

Os pilares do desenvolvimento tecnológico em 2019

Mão segurando um celular com o desenho de um globo sobre ela, em linhas azuis, simbolizando o desenvolvimento tecnológico.

A incorporação de uma série de tecnologias já existentes a outros processo deve contribuir para mudar completamente as perspectivas do mundo da tecnologia de informação em 2019. O relatório da Dimension Data aponta cinco aspectos como fundamentais.

Automação dos processos robóticos

Graças à inteligência artificial, à machine learning e às redes neurais heurísticas, as empresas serão capazes de combinar cenários hipotéticos e, com isso, aumentar a compreensão sobre a tomada de decisão. Isso deve gerar mais eficiência e assertividade nos processos.

Plataformas cibernéticas baseadas na nuvem

A internet mudou por completo a maneira como as empresas fazem negócio e o uso de sistemas baseados na nuvem deve se consolidar ainda mais em 2019. O uso de APIs abertas está transformando a segurança de dados online, pois permite maior flexibilidade do combate às ameaças.

Infraestrutura programável de ponta a ponta

A cada dia que passa os serviços estão ficando mais personalizáveis e no mundo da TI não será diferente. Aquelas empresas que conseguirem oferecer flexibilidade em seus sistemas terão a preferência, especialmente das pequenas e médias companhias, que seguem em expansão digital.

Seguro Para Celular

Aplicativos mais inteligentes

O uso da inteligência artificial fará também com que os aplicativos se tornem mais inteligentes, especialmente graças à coleta de dados. Com isso, os apps poderão interpretar melhor o comportamento dos usuários e oferecer as melhores soluções antes de qualquer coisa.

Dados cada vez mais valiosos

Com tanta tecnologia trabalhando para chegar a conclusões, alimentar as máquinas com grandes volumes de dados passa a ser algo ainda mais relevante. Os dados passam a ter um valor cada vez maior e aquele que souber manuseá-los é que sairá em vantagem.

Confira também – Brasil é um dos países que mais sofrem ataques digitais

A evolução contínua do mundo da tecnologia

Analisando os principais resultados do relatório da Dimension Data, fica bastante claro quais são os pilares de transformação digital que se espera para 2019. A consolidação dos smartphones como a principal ferramenta de trabalho e apps e serviços cada vez mais inteligentes.

Isso só será possível graças aos massivos investimentos feitos ao longo das últimas décadas para melhoria das redes e das ferramentas de comunicação. Espere, portanto, um 2019 com menos avanços em hardware e mais avanços em software.

É no caminho de tornar as coisas mais fáceis para os usuários que a indústria deve depositar a maior parte dos seus esforços ao longo dos próximos anos.

Veja também – Celulares top de linha no Brasil: quais são os principais?

O futuro do seu celular precisa de proteção

Infelizmente, mesmo com todos os avanços tecnológicos previstos para os próximos anos, no Brasil ainda estamos longe da perspectiva de ver o número de roubos de smartphone diminuir. Hoje, esse é o crime mais praticado no país e os dados em capitais são alarmantes.

A contratação de uma proteção extra garante maior tranquilidade para o seu dia a dia. Caso seu aparelho seja roubado, basta fazer um boletim de ocorrência na polícia. De posse desse documento, entre em contato com a sua seguradora para solicitar o resgate da apólice.

Você receberá de volta o valor segurado do aparelho para comprar um celular novo. A proteção proporcionada pelo seguro para celular se aplica tanto aos celulares mais caros e equipados com as mais modernas tecnologias quanto aos modelos mais simples: os ladrões não fazem distinção na hora do roubo.