Não confie apenas na sorte! Siga esses conselhos para minimizar as chances de que o seu celular seja roubado
Não há como descuidar do seu aparelho celular. Em todas as grandes cidades do país, pessoas mal-intencionadas estão sempre por perto para tentar roubar o seu smartphone. Prova disso é que os índices desse tipo de crime, infelizmente, não param de crescer. Um seguro para celular pode fazer com que você recupere o dinheiro investido de volta, mas isso não minimiza as chances de que você possa ser mais uma vítima nessa estatística. Para dar menos chances para os ladrões, listamos aqui cinco dicas preciosas para sua prevenção. Muitas vezes, os cuidados que precisamos tomar são simples, mas acabamos deixando de lado os principais conselhos. Porém, se você ficar atento à sua volta, é possível reduzir consideravelmente as oportunidades de ação dos bandidos.
Previna-se: índice de roubos é alto no Brasil
Dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o estado de São Paulo é o estado com o maior números de bloqueio por roubos. Somente durante o mês de fevereiro de 2018 foram 45,6 mil novos pedidos de bloqueio de acesso a aparelhos registrados pelas operadoras. O estado do Rio de Janeiro, com 18,8 mil pedidos, ficou na segunda posição do ranking, seguido por Minas Gerais, com 7,9 mil pedidos. Não por coincidência, esses estados são os que apresentam a maior base instalada de celulares no Brasil. Com isso, o país já soma 9,5 milhões de IMEIs registrados no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Bloquear o seu smartphone é uma medida válida e que deve ser adotada logo após algum incidente. No entanto, infelizmente, isso não impede que você se torne mais uma vítima de assalto no Brasil – e mais um número nas estatísticas. É por essa razão que a Polícia Militar orienta que as pessoas tenham cuidados especiais ao andar por aí com os seus eletrônicos. As dicas são para os celulares, mas sua carteira também corre os mesmos riscos. Portanto, não facilite.
1 – Evite locais com aglomeração de pessoas
Locais com grande aglomeração de pessoas são propícios para que bandidos possam agir roubando smartphones. Na maioria das vezes, o furto é cometido de forma tão sutil que as pessoas só se dão conta que foram subtraídas horas depois. Sendo assim, é fundamental que você não facilite a ação de pessoas mal-intencionadas. Evite utilizar o seu smartphone em locais públicos. A Polícia Militar sempre orienta que “aquilo que não é visto, não desperta tentação”.
2 – Evite utilizar o celular em público
Seguindo a linha de orientação da Polícia Militar, evite sempre que possível usar o seu celular em locais públicos. Pontos de ônibus, esquinas e viadutos, por exemplo, são locais em que frequentemente há relatos de roubo e as vítimas, em geral, são flagradas usando o aparelho celular. Portanto, a nossa recomendação é que sempre que você precisar usar o celular, entre em uma loja ou galeria. Quanto menos você expuser o seu aparelho em público, melhor. Obviamente, isso ainda não impede os assaltos, mas reduz as chances de que você seja a vítima. Veja mais – Onde fui roubado? Conheça o site que te ajuda a a se prevenir!
3 – Cuidado com o celular na bolsa
As mulheres costumam carregar os celulares na bolsa e os bandidos sabem que ele está lá. Porém, alguns acessórios são fáceis de serem abertos e, em um momento de descuido, um bandido pode pegá-lo de lá sem que você veja. Para proteger o aparelho celular, deixe-o dentro de um bolso fechado dentro da bolsa. Esse simples gesto reduz sensivelmente as chances de sucesso dos bandidos em tentativas de furto. Porém, cuide da sua bolsa muito bem e nunca a deixe fora da sua vista.
4 – No carro, não fale ao celular com a janela aberta
Outro modalidade comum de crime é o furto de aparelhos. Ele ocorre quando alguém se apropria de um objeto seu sem o consentimento e sem uso de violência. Essa cena é comum de ocorrer com o uso do celular no ônibus ou no carro com a janela aberta. Existem criminosos especializados em passar a mão no seu aparelho nessas circunstâncias. Se você tem esse hábito, saiba que o melhor conselho é evitar a todo custo fazer isso com a janela aberta. Em casos como esses, é praticamente impossível recuperar o aparelho.
5 – Não dispense o “celular do ladrão”
Os smartphones estão cada vez mais caros e perder um objeto como esse de repente pesa bastante no orçamento. Para minimizar as perdas, uma solução encontrada por muita gente é o chamado “celular do ladrão”. Nesse caso, falamos daquele aparelho mais velho que você tem em casa e que não está utilizando. Você pode carregá-lo junto no bolso e oferecê-lo ao ladrão em caso de uma abordagem ameaçadora. Não resolve o problema, mas diminui o prejuízo. Confira também: Os 04 vídeos mais inusitados de roubo de celular.
Bônus: tenha um seguro para celular
Se você seguir as dicas que mencionamos acima, são grandes as chances de que você consiga escapar dos bandidos. Porém, ainda assim, pode ser que alguma eventualidade aconteça. É por isso que recomendamos que você tenha uma proteção extra. Um seguro para celular permite que em caso de algum incidente você possa receber de volta o valor investido. Para isso, basta apresentar o boletim de ocorrência e os documentos necessários para resgatar a sua apólice e obter o valor segurado para comprar um aparelho novo.
comentários