Saiba como acessar o mais novo recurso da plataforma que permite a compra de itens a partir de postagens

O app Instagram é hoje uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. O estilo simples do aplicativo, que permite postagem de fotos com aplicação de filtros, conquistou o público mundo afora e fez com que o serviço se tornasse uma referência para pessoas de todas as idades.

Dados divulgados pela Folha de S.Paulo no final de 2017 indicavam que o Instagram contava com mais de 50 milhões de usuários somente no Brasil, o que o coloca como a segunda rede social mais acessada do país. No mundo, estima-se que o aplicativo seja usado por mais de 800 milhões de pessoas.

Boa parte desse sucesso se deve as novidades implantadas pela plataforma. Nos últimos dois anos, o Instagram ganhou diversos novos recursos, de forma que podemos dizer que a rede social de hoje é bem diferente do que já foi no passado.

Entre as muitas ferramentas adicionadas ao longo dos últimos meses, podemos destacar a possibilidade de fazer compras pelo aplicativo como uma das mais interessantes. Nesse artigo, vamos entender como esse recurso funciona e como você pode fazer para tirar proveito dele.

Instagram: impulsionando negócios

Já faz um bom tempo que as marcas perceberam o potencial do Instagram como ferramenta para que os consumidores possam conhecer melhor os produtos de uma determinada empresa.

Uma boa parte dos chamados “digital influencers” utiliza a plataforma para vender um estilo de vida.

compra-instagram

Nesse cenário, a apresentação de produtos cabe como uma luva não só para marcas como também para as celebridades do aplicativo.

Foi pensando em unir essa característica com a possibilidade de saciar um desejo imediato do consumidor que o Instagram incluiu a função de compras no app.

Você também pode gostar de: Os melhores aplicativos de celular para edição de fotos.

Como usar o novo recurso

Começar a venda de produtos pelo Instagram é muito simples. A função já está disponível para todos, mas antes é preciso observar algumas regras para que esse recurso possa ser ativado. A primeira coisa a ser fazer é mudar o perfil para comercial.

Para isso, acesse o Instagram e vá em Configurações. Lá dentro, escolha a opção “Alternar para o perfil comercial”.

Nesse momento você poderá adicionar uma fanpage do Facebook para sincronizar as informações. Vale lembrar ainda que o seu perfil precisa ser público, já que essa função não está disponível no modo privado.

Feito isso, é só colocar os seus dados de contato em “Configurar o seu perfil comercial”. Pronto, a partir de agora você têm acesso não apenas a esse recurso, mas também a ferramentas de estatística que mostram o alcance das suas postagens. Pode ser uma oportunidade e tanto para conhecer melhor o seu público.

Se você fez tudo certo, é preciso agora criar nove posts com o recurso para que o botão de compras seja ativado.

Basta clicar em “marcar produtos” na hora de fazer a edição e clicar em “concluir” depois de incluir informações relativas ao preço, á descrição e ao link de direcionamento da compra.

Como comprar pelo Instagram?

Fazer compras pelo app Instagram é igualmente simples. Basta acessar um post no seu feed ou encontrar o perfil de uma marca que tenho feito uma postagem com produtos marcados.

Quando for esse o caso, um símbolo de sacola de compras deve aparecer sobre a imagem.

Ao tocar uma vez sobre ele aparecem informações básicas, como preço e descrição do produto. Ao clicar mais uma vez você é direcionado para o link da página cadastrada pelo autor da postagem.

O Instagram avisa que você sairá do ambiente do app e irá para uma página de terceiros.

O recurso de compras pelo aplicativo está disponível nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

Confira também: Android One, Go e Oreo: você sabe a diferença?

app-instagram-compras

Participação das empresas é cada vez maior

Como toda ferramenta que faz sucesso, a atração por parte das empresas se mostra cada vez maior com relação ao Instagram.

Em um momento em que o Facebook passa por uma crise de confiabilidade, por conta da disponibilização de informações pessoais dos usuários para terceiros, muitos optaram por migrar para o app Instagram.

Assim, o próprio Facebook, que também é dono do aplicativo, viu no app uma grande oportunidade de ampliar as ferramentas.

Recursos como o Stories, por exemplo, importado do Snapchat, foram decisivos para aumentar a participação do público jovem na plataforma.

Seu celular também é um carrinho de compras: cuide dele!

O uso de smartphones para compras online tem crescido massivamente no Brasil. Muitas lojas têm investido em versões exclusivas dos seus sites para celulares de forma a facilitar o processo de compra. No entanto, toda comodidade vem também associada com algumas ressalvas.

O fato de os consumidores usarem cada vez mais os seus dados pessoais nas compras via celular tornou esses aparelhos ainda mais visados pelos bandidos.

Nas grandes cidades, o índice de roubo de smartphones não para de crescer, acompanhando a adoção massiva por parte do público.

Para não ficar com um grande prejuízo caso seu aparelho seja roubado, a nossa recomendação é a de que você contrate um seguro para celular.

seguro-para-celular

Com valores de mensalidade acessíveis, você garante uma proteção extra para o seu produto em uma infeliz eventualidade como essa.

O melhor de tudo é que, ao apresentar um boletim de ocorrência e dar entrada no pedido de resgate da apólice, você recebe o valor investido no seu aparelho de volta para comprar um smartphone novo.

O que achou dessa nova função do Instagram? Conte para nós nos comentários!