Saiba quais medidas você pode adotar para minimizar as chances de se tornar mais uma vítima desse tipo de crime
Com o número de roubos de smartphones em alta no país, contratar um seguro para celular continua sendo um dos melhores investimentos que você pode fazer. Essa é a conclusão a que podemos chegar analisando dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Segundo a entidade, informações apuradas no mês de junho deste ano indicam que 66% dos crimes registrados no estado de São Paulo têm relação direta com o roubo de celular. Somente nesse período, 1.717 pessoas foram à delegacia na capital para prestar queixa. O problema é mais amplo do que se imagina e não está restrito apenas às grandes cidades, embora nelas a situação seja mais grave. Quem mora nas principais capitais do país ou nas regiões mais populosas certamente já se deparou com histórias como essas. As situações em que os roubos ocorrem também são variadas. Pontos de ônibus, passageiros dentro do transporte coletivo com as janelas abertas, motoristas em seus carros, além de praças e locais públicos estão entre os muitos lugares em que ocorrências foram registradas.
O que fazer para evitar assaltos?
Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a mais cedo ou mais tarde, se tornar parte dessa infeliz estatística. No entanto, algumas medidas simples podem minimizar as chances de que isso aconteça. Não existe medida infalível, mas algumas orientações da Polícia Militar funcionam.
Evite tirar o celular em público
Seguindo a linha de orientação da Polícia Militar, evite sempre que possível usar o seu celular em locais públicos. Pontos de ônibus, esquinas e viadutos, por exemplo, são locais em que frequentemente há relatos de roubo. Uma das situações apontadas pelas vítimas é o fato de terem sido flagradas usando o aparelho celular. Nossa recomendação é que sempre que você precisar usar o smartphone, entre em uma loja ou galeria. Quanto menos você expuser o seu aparelho em público, melhor. Lembre-se da seguinte regra: aquilo que é visto desperta mais cobiça do que aquilo que está escondido. Ladrões veem oportunidades em pessoas distraídas e que “facilitam” o trabalho deles. Portanto, redobre sua atenção. Veja também – Aparelho de celular: 9 dicas para prevenir roubos
Não use o celular com janelas abertas
Outra modalidade comum de crime é o furto de aparelhos. Ele ocorre quando alguém se apropria de um objeto seu sem o consentimento e sem uso de violência. Essa cena é comum de ocorrer com o uso do celular no ônibus ou no carro com a janela aberta. Existem criminosos especializados em passar a mão no seu aparelho nessas circunstâncias. Se você tem esse hábito, saiba que o melhor conselho é evitar a todo custo fazer isso com a janela aberta. Em casos como esses, é praticamente impossível recuperar o aparelho. Se estiver no carro, não facilite a vida dos bandidos: feche a janela sempre que parar em cruzamentos ou engarrafamentos. Já no ônibus ou no trem, se estiver sentado próximo a uma janela, feche-a se quiser usar o celular, especialmente com o veículo parado.
Redobre a atenção em locais com aglomeração de pessoas
Locais com grande aglomeração de pessoas são propícios para que bandidos possam agir roubando smartphones. Na maioria das vezes, o furto é cometido de forma tão sutil que as pessoas só se dão conta que foram subtraídas horas depois. Sendo assim, é fundamental que você não facilite a ação de pessoas mal-intencionadas. Tome cuidado com celulares no bolso da calça, especialmente na parte traseira. Não é recomendável, inclusive, usar o telefone no bolso traseiro em momento algum. A mesma dica vale para as mulheres e suas bolsas. A recomendação é não as deixar expostas sem vigilância e optar por modelos cujo zíper ou fecho seja difícil de ser aberto. Muitos celulares são roubados sem que as vítimas sequer percebam na hora. Confira também – Seguro de celular: São Paulo é o estado com maior número de bloqueios por roubo. Proteja o seu!
Aumentando a proteção
Bloqueie o IMEI do aparelho
Todos os aparelhos têm um código único, o IMEI – International Mobile Equipment Identity. Ele é encontrado na nota fiscal, na caixa e sob a bateria do aparelho. Outra forma de descobri-lo é digitar *#06# e o número do IMEI aparecerá na tela. Essa é a forma mais rápida bloquear celular roubado. Você deve fazer o pedido diretamente na operadora, por telefone ou pessoalmente. Antes de efetuar o bloqueio, no entanto, é necessário registrar um boletim de ocorrência (BO) na polícia. Assim, caso o aparelho seja usado para qualquer atividade ilícita, ele não está mais sob seus cuidados. A operadora precisará dos números do IMEI e do BO para bloquear seu telefone e também o chip. Essa medida inibe roubos por inutiliza o celular em 48 horas. Confira mais detalhes – O código IMEI ainda é confiável? Confira!
Contratar um seguro para celular
Se você seguir as dicas que mencionamos acima, são grandes as chances de que você consiga escapar dos bandidos. Porém, ainda assim, pode ser que alguma eventualidade aconteça. É por isso que recomendamos que você tenha uma proteção extra. Contratar um seguro para celular permite que em caso de algum incidente você possa receber de volta o valor investido. Para isso, basta apresentar o boletim de ocorrência e os documentos necessários para resgatar a sua apólice. O valor segurado é creditado dentro de poucos dias na sua conta bancária para que você possa comprar um aparelho novo.
comentários