Veja quais são as novidades relacionadas ao assistente presente nos smartphones com Android

Assim como a Siri funciona nos iPhones, a ideia por trás do assistente do Google é que ele seja responsável por executar uma série de ações automáticas por meio de simples comandos de voz.

O Google Assistant pode ser considerado a evolução do Google Now, o primeiro assistente da empresa a estar presentes nos smartphones Android.

Desde que ele foi lançado passou por muitas transformações e hoje se revela uma ferramenta poderosa nas mãos dos usuários. E, no que depender da Google, mais novidades estão a caminho.

Durante mais uma edição do Google I/O, conferência para desenvolvedores realizada no mês de maio na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, a empresa revelou uma série de novidades para o Google Assistant.

A maioria delas entra em vigor a partir do mês de setembro, junto com a chegada da versão 8.0 do Android para os celulares.

Google Assistant agora está fora dos celulares.

Google Assistant agora está fora dos celulares.

Google Assistant agora no Google Home

Além de estar disponível em mais de 100 milhões de celulares e em dispositivos de mais de 70 parceiros, agora o Google Home também receberá os recursos do Assistant.

Produto ainda inédito no Brasil, o Google Home é uma espécie de caixa de som com o sistema operacional da Google integrado. Ela entende os seus comandos de voz e, assim como no celular, retorna as respostas para as suas perguntas.

Especialmente nos Estados Unidos, o conceito das casas inteligentes, cujos dispositivos, como luzes, eletrodomésticos, câmeras e alarmes ficam completamente integrados por meio da internet, não para de crescer.

Para atender a demanda desse mercado em expansão, a Google deve ampliar o suporte do Assistant para que mais empresas possam ter acesso a ele.

SDK liberado para desenvolvedores

Outra novidade é o fato de que a empresa liberou o SDK do Google Assistant para os desenvolvedores.

Isso significa que a plataforma agora está aberta e qualquer desenvolvedor pode baixar o kit de desenvolvimento para criar aplicativos e serviços que utilizem os recursos do Assistant. Esse é o primeiro passo para a popularização.

O público só utiliza uma ferramenta quando ela possui um número significativo de recursos. A Google até fornece um grande número de funções, mas é somente quando entram em cena os desenvolvedores externos que o volume de aplicações cresce de forma significativa.

Com isso a Google espera que dentro de um ano o apelo para público seja muito maior do que é hoje.

Recursos extras em outras localidades

Além de estar liberado para que outros fabricantes incluam o Google Assistant em seus dispositivos, outro produto que vai receber esse serviço é o Chromecast.

O dongle que permite transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma espécie de SmartTV permitirá, dessa forma, que mais recursos sejam adicionados ao acessório.

Para quem mora nos Estados Unidos ou no Canadá, entrará em testes um recurso que permite que os usuários façam ligações para telefones móveis e fixos gratuitamente.

Não haverá necessidade de configurar absolutamente nada e, se a iniciativa der certo, é bem provável que outros países ganhem também esse recurso.

Notificações proativas

Nos próximos meses o Google Assistant estará apto a dar lembretes também no Google Home, informando as condições do trânsito na sua região.

A integração com outros aplicativos também será positiva para aqueles que costumam utilizar os principais serviços de música por streaming na atualidade.

Spotify, Soundcloud e Deezer, por exemplo, são os primeiros a contar com recursos especiais. Você poderá reproduzir áudio via Bluetooth diretamente do seu smartphone, seja ele Android ou iOS.

Essa integração entre todos os dispositivos é possível apenas graças ao Google Assistant, ferramenta responsável por ser a interface entre os seus comandos e o sistema em si.

O cérebro de tudo isso, aliás, permanece sendo o celular. O que os demais dispositivos fazem é simplesmente replicar essas informações e comunica-las das mais variadas formas possíveis.

Como os assistentes pessoais podem dar mais segurança?

Além de facilitarem a sua vida adicionando novas funções ao smartphone, as ferramentas do tipo assistente podem ser consideradas também uma maneira de aumentar a segurança dos usuários.

Ao longo do dia, é comum que tenhamos que utilizar o celular na rua ou em locais públicos para conferir alguma informação.

Entretanto, quando fazemos isso, especialmente nas grandes cidades brasileiras, ficamos mais expostos às pessoas mal-intencionadas, como os ladrões de smartphone.

Por isso, além de contratar um seguro para smartphone, você deveria também utilizar com frequência os recursos do Google Assistant, dado o fato de que muitas vezes eles permitem que você tenha acesso às respostas sem tirar o celular do bolso.

Esse é o caso, por exemplo, dos smartwatches. Você pode interagir com o relógio no seu pulso para obter um endereço ou mesmo uma resposta no Google. Tudo isso sem colocar a mão no bolso.

Nesse caso, vale a regra bastante divulgada pela polícia: quanto menos você mostrar o seu patrimônio em público, maiores são as chances de que os bandidos não notem você na multidão.

Sendo assim, as possibilidades do Google Assistant são praticamente infinitas. A partir de agora, dependemos muito mais da criatividade dos desenvolvedores do que qualquer outra coisa.

Dada a enorme quantidade de apps que temos hoje, é de se esperar que os próximos meses serão repletos de muitas coisas boas vindo por aí.