Nova geração de um dos jogos de carta de maior sucesso na história deve chegar em breve aos celulares

Um dos jogos de carta mais emblemáticos de todos os tempos é o “Uno”. Hoje, seus direitos nos Estados Unidos são da empresa Mattel, enquanto no Brasil quem trabalha com ele é a Copag. Nos anos 70 e 80, quando os jogos de carta e tabuleiro faziam grande sucesso, Uno se tornou um dos jogos mais vendidos do mundo.

Entretanto, a tecnologia foi colocando em segundo plano muitos desses jogos de forma que hoje existem muitos jovens que não fazem ideia do que o Uno é. Para tentar resgatar essa nostalgia, a Mattel está preparando o lançamento do jogo “Dos”, que deve chegar ao mercado em breve.

A sequência de um clássico

“Uno” em espanhol quer dizer “Um”, portanto nada mais natural que uma sequência do jogo de cartas ganhasse o nome de “Dos”, que significa “Dois”. Com quase cinquenta anos de vida, a ideia da empresa é a de dar uma segunda chance para o game, mas com uma cara um pouco diferente.

As regras de Dos serão similares, exceto pelo fato de que os jogadores farão duas pilhas de cartas e poderão descartar até duas cartas de uma vez ao invés de uma. A Mattel é dona de marcas como as bonecas Barbie e os carros Hot Wheels, mas ainda assim no ano passado observou uma queda de 11% no seu faturamento.

Em contrapartida, com Uno as coisas tem sido diferentes. As vendas aumentaram 12% em 2017 em relação ao ano anterior. A empresa, que é sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, passou a vender o jogo em um número maior de lugares, incluindo “dollar stores” – o equivalente às lojas de R$ 1,99 no Brasil – e lojas de vídeo games.

A empresa também renovou o visual de algumas cartas, dando a elas novos motivos como emojis, filhotes de cães e gatos e unicórnios. Uma versão do jogo está disponível até mesmo para o Facebook Messenger e se você procurar nas lojas de aplicativos para celular vai encontrar dezenas de variações.

uno-lancamento-mattel

Uma volta ao passado?

Assim como a Mattel, muitas empresas têm apelado para a nostalgia para voltar a vender os seus produtos para os consumidores. A Atari, por exemplo, está em vias de lançar um novo vídeo game que vai rodar os jogos do console clássico dos anos 70/80.

Da mesma forma, a Nokia lançou uma nova versão do celular Nokia 3310, um dos modelos mais vendidos de todos os tempos e que foi um grande sucesso antes de os smartphones dominarem o mercado. Iniciativas como essas não param de surgir na indústria.

Porém, ao menos no mercado dos Estados Unidos, o interesse por brinquedos – que não sejam eletrônicos – caiu muito na última década, a ponto de uma das redes de lojas de brinquedo mais famosas do país – a Toys’R Us – fechar as portas. Antes de aprender a jogar, se você tem um iPhone, vai adorar descobrir também cinco funções escondidas do seu smarthpone!

Como jogar Uno?

Se você nunca jogou Uno, já está mais do que na hora de aprender quais são as regras do jogo. O baralho é composto por cartas de quatro cores: verde, amarela, vermelha e azul. As cartas de cada cor variam do número 0 ao número 9.

Cada cor de carta conta com três ações especiais como “pular”, “comprar duas” e “inverter”. Cartas especiais com fundo preto funcionam como um coringa.

Quando o jogo começa, cada jogador recebe sete cartas e a carta que ficou por cima do baralho é a primeira do jogo. Em cada chance de jogo, o jogador deve jogar uma das cartas que possui, desde que elas sejam iguais à cor ou ao número da carta que está na mesa.

É possível jogar mais de uma carta por vez, se houver cartas compatíveis. Caso não haja compatibilidade, então o jogador terá que comprar novas cartas no monte. Vence o jogo aquele que terminar primeiro sem nenhuma carta na mão.

Se mais os jogadores ainda estiverem com cartas na mão no final do jogo, vence aquela cuja soma da pontuação das cartas for de 500 ou o número mais próximo disso. Cartas de 0 a 9 valem o número de face, enquanto as cartas com ações especiais valem 20 pontos. Os coringas valem 50 pontos.

lancamento-uno-dos-mattel-smartphone

Uno é sucesso no celular

Embora a Mattel não tenha conseguido colher os louros do sucesso com uma versão mobile do jogo, já mencionamos aqui que há dezenas de apps disponíveis nas lojas de aplicativos que são inspirados no jogo. Muitos deles levam até o mesmo nome. Nós separamos aqui 10 deles que você pode testar no seu celular:

Cada um deles tem as suas peculiaridades, mas todos servem como uma ótima forma de passatempo. Vale a pena baixar e testar para ver qual deles conta com uma interface mais agradável para você. Todos são gratuitos e vários deles conseguem simular a diversão que era jogar Uno com cartas de verdade. Aproveite para conhecer também quais foram os aplicativos mais baixados de março!

Mas cuide do seu aparelho…

Agora que você vai passar mais tempo jogando no celular – porque é difícil não se viciar em Uno depois de pegar o jeito – não se esqueça de garantir também um seguro para celular. Andar com o aparelho por aí pode despertar a atenção de pessoas mal-intencionadas, que vão querer roubar o seu Smartphone.

E você, gosta de jogar Uno? Compartilhe com seus amigos essa novidade!