Economize nas chamadas à longa distância sem o roaming, organize suas tarefas diárias, armazene e edite arquivos facilmente com essas dicas imperdíveis.

Em um passado não muito distante, os executivos andavam de aeroporto em aeroporto com suas pastas abarrotadas notebooks, agendas, page, quilos de páginas para ler, entre outros itens indispensáveis para adiantar o trabalho entre uma ponte aérea e outra, sempre ligando com roaming.

Só que os tempos – mais uma vez – mudaram. Com tablets e smartphones cada vez mais potentes, é possível levar o trabalho para qualquer lugar, e o melhor, guardá-lo de uma forma bem mais prática do que os notebooks.

Para dar aquela ajuda, separamos algumas dicas indispensáveis para transformar o seu smartphone em seu melhor amigo durante viagens a trabalho.

fazendo ligações com roaming

Controlando as tarifas de roaming

Segundo uma pesquisa realizada pela Ericsson, 48% das pessoas que utilizam o celular em roaming para fazer ligações se impressionam com o valor da tarifa na conta telefônica.

E não é para menos, as taxas praticadas ao utilizar os serviços de telefonia móvel do Brasil em outros países são exorbitantes. É por este motivo que ao viajar para países estrangeiros muitas pessoas simplesmente desligam seus smartphones para evitar esse tipo de dispêndio.

Confira também: Os melhores apps para levar na mala na hora de viajar!

Ainda de acordo com o estudo, 83% das pessoas que utilizam smartphone em viagens prefere usar aplicativos como o Skype, Whatsapp, Google Hangouts, entre outros aplicativos chamados over-the-top (OTT), ou seja, aqueles que você consegue contato por vídeo, audio e texto.

viajando sem utilizar roaming

Como nem todos os problemas de trabalho você consegue resolver por meio destes aplicativos, às vezes não tem jeito: você vai precisar realizar e receber ligações. Caso você tenha que usar telefone e não esteja disposto a arcar com as altas tarifas do roaming, existe ainda a opção de fazer ligações telefônicas, enviar e receber mensagens SMS através do Wi-Fi com o Wi-Fi Calling.

Wi-Fi Calling

Este serviço permite que as chamadas por voz e os textos de SMS sejam transmitidos para o destinatário por meio da sua operadora via internet. Sendo assim, ao invés das torres de celular, o usuário faz e recebe ligações por meio do seu número de telefone.

Leia também: 10 dicas para a sua viagem de férias ser perfeita!

O Wi-Fi Calling pode ser utilizado não só para evitar o modo roaming e economizar nas chamadas, podendo ser acionado caso o sinal da sua operadora esteja fraco.

É importante saber que nem todas as operadoras brasileiras disponibilizam este serviço, portanto você deve entender junto à sua operadora se ela já está conta com o recurso.

ligando sem roaming na viagem

Armazenamento em nuvem

Que atire a primeira pedra quem, em uma viagem,  nunca quis abrir um arquivo super importante e que, quando lembrou, estava salvo somente no notebook? Pois é, para evitar esse tipo de situação e ter em mãos todos os arquivos que você precisar  é que existem os serviços de armazenamento em nuvens, também conhecidos como Cloud.

Você também pode gostar de: Descubra como trabalhar viajando!

Muitos deles são gratuitos, mas contam com pacotes pagos para oferecer mais espaço. Com eles é possível armazenar, editar e compartilhar  imagens, planilhas, textos, apresentações e acessá-los, seja pelo smartphone ou pelo notebook. Uma mão na roda para quem precisa ter acesso fácil a documentos e apresentações entre uma viagem e outra.

Veja as características dos mais populares para acertar na escolha:

Google Drive

google drive

Oferece 15GB gratuito
Plano pago: $1,99 para 100MB
Vantagens: Integração com o Google Apps, sincronização automática e edição de arquivos.
Desvantagens: Não tem versão para Linux e Windows 10 mobile.

 iCloud

icloud

Oferece 5GB gratuito
Plano pago: $0,99 para 50GB
Vantagens: sincronização com dispositivos Apple
Desvantagens: Não tem versão para outros sistemas que não sejam iOS.

Dropbox

dropbox

Oferece 2GB gratuito
Plano pago: $9,99 para 1T
Vantagens: Integração com o pacote Office
Desvantagens: Não possui ferramentas de edição.

Organização de tarefas

Nesse vai e vem de viagens, confusão de fuso horário e as diversas tarefas de quem não pára em um lugar só, é muito fácil acabar perdendo um compromisso importante, ainda mais se a organização não for o seu forte. Mas o seu amigo smartphone está ao seu ladinho para dar aquela força.

Existe uma infinidade de aplicativos voltados para organização de tarefas, tanto para os trabalhos em grupo quanto para tarefas individuais.

Conheça os apps:

Trello  (Android e iOS)

trello

Se você trabalha em equipe e gerencia tarefas entre todos, precisa conhecer o Trello. Ele é fácil de usar porque é intuitivo, onde você delega tarefas para cada membro da equipe e acompanha o andamento do projeto direto do celular. Mas nada impede que você possa utilizá-lo para as tarefas pessoais também.

Asana (Android e iOS)

asana

Concorrente assumido do Trello, com o Asana é possível criar boards para organizar projetos, delegar tarefas para os membros da equipe, adicionar comentários, prazos, entre outros.

G Task (Android e iOS)

g task

O G Task é ideal para quem precisa anotar tudo na agendinha para não esquecer: aniversários, lembretes, endereços, enfim, todas essas pequenas informações cruciais. Para quem usa o Google Calendar ele é ótimo, pois sincroniza os dados, criando notas automáticas nas tarefas do G Task.

Schedule Planner (iOS)

schedule planner

É uma pena que este aplicativo esteja disponível somente para iOS, pois com ele é possível organizar os afazeres por prioridades e não deixa você se perder com tantos compromissos. Possui interface intuitiva e fácil de configurar.

#VocêBemMaisConectado

Com essas dicas para turbinar seu celular será impossível viver longe dele. Seja para trabalhar, viajar e até para o lazer, seu smartphone ajudará você a administrar tarefas simples com economia e eficiência.

Para manter seu smartphone amigo em segurança, tenha sempre um seguro para celular, que protege contra roubos, quedas acidentais, chamadas não autorizada, entre outras vantagens.