Saiba o que é preciso levar em consideração na hora de comprar um relógio inteligente da Apple

Os relógios inteligentes começaram a chegar com força no mercado por volta de 2013 e, desde que o primeiro modelo da Apple foi lançado, rapidamente a empresa assumiu o primeiro lugar em vendas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como escolher um Apple Watch.

Nesse artigo, vamos esclarecer todos os detalhes que envolvem o relógio que hoje é o mais vendido no mundo. As diferenças entre eles são sutis, mas ficar atento a cada detalhe pode fazer você economizar um bom dinheiro ou garantir um modelo mais novo e mais potente.

apple-watch

Como escolher um Apple Watch?

A primeira coisa que você precisa saber é que existem três gerações de Apple Watch: a Series 1, com os modelos lançados em abril de 2015; a Series 2, com os modelos lançados em setembro de 2016; e a Series 3, com os modelos lançados em setembro de 2017.

É importante notar que os modelos da primeira e da segunda geração já foram descontinuados. Portanto, se você for comprar um smartwatch novo na loja da Apple já não será mais possível encontrá-los. Contudo, outras lojas de comércio eletrônico do Brasil, além dos sites que vendem aparelhos usados, ainda disponibilizam esses produtos.

Se você for comprar o seu, nós recomendamos que escolha um modelo da Series 3. Isso porque somente eles são compatíveis com a versão mais recente do WatchOS, a 4.0, o sistema operacional dos relógios. Aproveite e veja também como comprar iPhone barato e de ótima qualidade!

O que há de diferente no Apple Watch Series 3?

Agora que você já sabe como escolher um Apple Watch observando a geração de lançamento, é fundamental entender o motivo de escolher uma versão mais recente. Há duas versões de Apple Watch Series 3: a GPS e a GPS + 4G. A primeira é a que é comercializada no Brasil. A segunda é vendida apenas nos Estados Unidos.

Infelizmente, para nós brasileiros, o diferencial da versão GPS + 4G, que é o de tornar o relógio mais independente do smartphone graças a uma entrada própria para SIM card, não funciona nas redes brasileiras. Portanto, caso você adquira essa versão lá fora, ainda assim esse recurso não vai funcionar por aqui.

Além disso, o Apple Watch Series 3 tem um processador que é, segundo a Apple, 70% mais rápido do que o disponível na geração anterior. A duração de bateria é de 18 horas e um chip interno com NFC permite que o relógio seja usado para fazer pagamentos com o Apple Pay.

Escolhendo o tamanho do Apple Watch

Definida a geração do aparelho, passamos para o tamanho dele. Basicamente existem dois tamanhos de Apple Watch: o de 38 milímetros e o de 42 milímetros. Ambos têm exatamente as mesmas configurações e recursos, o que muda é o tamanho da caixa do aparelho e o tamanho do display.

A versão de 38 milímetros é indicada para aqueles que preferem relógios menores no pulso e sua resolução é de 340 x 272 pixels. Ela é recomendada para pulsos que tenham entre 130 e 200 milímetros. Já a versão de 42 milímetros é um pouco mais avantajada e a resolução do display também é maior: 390 x 312 pixels. Ela é recomendada para pulsos com tamanhos entre 140 e 210 milímetros. Aproveite e veja também cinco funções que seu iPhone tem e você não sabia!

Escolha a pulseira que mais lhe agradar

Por fim, depois de definir a geração e o tamanho, é chegada a hora de escolher a pulseira, e é aqui que a variedade aumenta consideravelmente. Existem opção de silicone e de alumínio, com variações de designs e cores: rosa, cinza, branca e preta são as alternativas. As pulseiras de silicone são mais baratas do que as de alumínio.

Um truque que muitos fazem é comprar o modelo com a pulseira mais simples e depois recorrer a lojas online de produtos importados para comprar pulseiras compatíveis com preços mais acessíveis. Funciona, mas sempre é importante ficar atento às especificações técnicas do produto em questão.

Os Apple Watch Series 3 têm preços iniciais sugeridos no Brasil de R$ 2.599, para a versão de 38 milímetros, e R$ 2.849, para a versão de 42 milímetros. Com isso você tem todas as informações que precisa sobre como escolher um Apple Watch.

apple-watch

Compatibilidade com smartphones

É importante ressaltar que todos os modelos de Apple Watch são compatíveis apenas com iPhones. Portanto, se você possui um celular com o sistema operacional Android, não será possível parear o Apple Watch com ele.

Ainda entre os iPhones, é preciso que o modelo seja pelo menos o iPhone 6, no caso dos Apple Watch Series 3. Portanto, há compatibilidade apenas com o iPhone 6, o iPhone 6 Plus, o iPhone 6S, o iPhone 6S Plus, o iPhone 7, o iPhone 7 Plus, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X.

Escolha a proteção do seu smartwatch

Assim como você contrata um seguro para o seu celular, é possível também contratar um seguro para outros eletrônicos, como é o caso do Apple Watch. Sendo assim, logo depois de comprar o seu, procure a equipe da Bem Mais Seguro para garantir uma proteção extra para o seu relógio.

O investimento feito em um smartwatch muitas vezes é tão alto quanto o dispensado para a compra de um smartphone e, por conta disso, você não deve andar desprevenido por aí. O índice de roubos nas grandes cidades também é alto no que diz respeito aos relógios e, como ele sempre estará à mostra, vale a pena se resguardar investindo na sua segurança.