Mão segura um celular e algumas sacolas, sobre fundo desfocado de uma rua, ao lado das palavras Black Friday Quem nunca ouviu falar da Black Friday? A data, criada nos Estados Unidos, é uma das principais do varejo nacional e internacional. É nesse dia que o público pode aproveitar descontos de até 80% em produtos de todas as categorias, em lojas físicas e online. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro. Há muitas expectativas para a data, pois muitas lojas pretendem trazer descontos realmente muito bons em itens como smartphones, TVs, roupas, calçados e muito mais. Entretanto, é preciso saber como aproveitar a Black Friday. Afinal, muitas pessoas esperam essa data ansiosamente, e a disputa por alguns produtos pode ser grande. Confira sete dicas que vão fazer toda a diferença na hora de organizar as suas compras.

#1 – Elabore uma lista de desejos

O primeiro passo para aproveitar a Black Friday é criar uma lista com os principais itens que você gostaria de comprar. Isso ajuda a não esquecer de nenhum produto e não gastar dinheiro em compras por impulso. Nessa hora, vale até montar uma planilha. Nela, relacione os seguintes itens:

  • loja;
  • site;
  • produto;
  • preço.

Assim, você evita perder o foco das suas compras e vai direto naquilo que tem interesse.

#2 – Cadastre seu e-mail nos sites para receber novidades

Sabe quando você entra em uma loja virtual e aparece um aviso pedindo o seu e-mail? Então, esse é um momento super importante, pois permite que você fique sabendo de todas as novidades que estão acontecendo durante a Black Friday. Caso você já tenha se inscrito nessas listas, não deixe de ficar de olho em seu e-mail. Os e-commerces podem enviar a qualquer momento informações sobre a data, descontos em produtos específicos e até mesmo alguns brindes personalizados.

#3 – Pesquise antecipadamente sobre as lojas

Às vezes, o barato sai caro. Isso significa que é primordial conhecer a reputação da loja que está oferecendo descontos na Black Friday. Pesquisar em sites de reclamação e ler comentários nas redes sociais podem ser alguns caminhos para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Uma boa dica é conferir a lista do Procon SP de sites não recomendados para comprar. Lá, estão todas as lojas e marcas que não cumprem as normas brasileiras. Assim, você evita cair em uma cilada.

#4 – Compare preços

Já está na hora de você começar a acompanhar os valores dos produtos que pretende comprar. Isso deve ser feito dias antes da Black Friday, para que você veja se realmente houve bons descontos naquilo que te interessa. Uma das vantagens de comprar online é que você pode comparar as ofertas dos itens de maneira rápida e fácil. Quanto mais organizado você for nesse sentido, maiores serão as chances de economizar.

#5 – Prepare seu computador para navegar

É comum que os e-commerces recebam muito tráfego durante a sexta-feira da Black Friday. Isso pode causar uma lentidão nos sites e prejudicar sua experiência de compra. Então, tente ao máximo minimizar esse tipo de problema. Você deve manter seu computador preparado para esse tipo de evento. Por isso, deixe-o conectado a redes de internet estáveis e utilize navegadores atualizados. E, ah, não se esqueça de ativar o antivírus, hein?

#6 – Adiante as compras do Natal

Os descontos oferecidos na Black Friday podem ser aproveitados de muitas maneiras. Uma delas, por exemplo, é adiantando as compras do Natal. É muito mais fácil encontrar bons presentes por um preço mais acessível na Black Friday do que próximo ao dia 25 de dezembro. Fazendo isso, você também evita encarar as filas quilométricas que aparecem nas lojas durante as compras de final de ano. Assim, fica até mais fácil presentear as pessoas que você mais gosta, não é?

#7 – Aproveite para trocar de smartphone

As fabricantes de eletrônicos sempre apostam forte na Black Friday. Então, se você está pensando em trocar de celular, este é o momento certo. Xiaomi, iPhone, Motorola e Samsung são algumas marcas que podem aparecem com bons preços na Black Friday de 2019. A dica é pesquisar o preço do seu smartphone preferido em vários sites e escolher o valor que melhor cabe no seu bolso. Assim, você faz uma boa compra e adquire um aparelho novinho em folha.

E por falar em smartphone…

… Que tal aproveitar e colocar um seguro de celular no aparelho? Isso vai deixá-lo mais tranquilo para caminhar na rua, frequentar lugares muito movimentados e até curtir aquela festa de Réveillon. Isso porque você estará protegido contra qualquer imprevisto que venha a acontecer, como um roubo ou uma quebra acidental. Aproveite para contratar o serviço durante a Black Friday! Você tem 10% de desconto no plano que quiser.